Toda área de uma empresa precisa de indicadores, ou seja, de métricas que permitem que os colaboradores e líderes mensurem se os resultados estão ou não sendo alcançados. Na área de vendas, por exemplo, a quantidade de vendas de um produto X em um determinado período é uma métrica, pois permite acompanhar se as metas estão ou não próximas de ser batidas.
Definir esses indicadores é importante. Se os valores apontados forem positivos, é sinal de que a estratégia escolhida está sendo bem-sucedida. Se os valores estiverem distantes das metas, é sinal de que algo precisa ser revisto.
A área financeira também conta com os seus próprios indicadores. Acompanhá-los é vital para qualquer organização, afinal de contas, ninguém sobrevive no mercado sem dinheiro, não é mesmo? Por isso, você vai conferir a seguir quais são os principais indicadores financeiros existentes, por que é importante acompanhá-los e como devemos analisá-los. Boa leitura!
Contents
O que são indicadores financeiros e qual é a sua importância?
Os indicadores financeiros, conforme citamos, são as métricas que as organizações definem para verificar quantitativamente o desempenho financeiro de uma organização. O seu principal objetivo é direcionar a tomada de decisões do gestor da área.
Estabelecer esses indicadores, coletá-los, analisá-los e definir diretrizes sobre o que fazer em seguida é um processo complexo, que demanda tempo, dedicação e o conhecimento dos especialistas. Por isso, infelizmente, ainda há empresas de pequeno e médio porte que não acompanham os seus indicadores financeiros, o que contribui para falências prematuras.
Acompanhar esses dados é importante para fazer uma avaliação do desempenho financeiro no passado, bem como para ter uma noção das expectativas para o futuro. É conhecendo cada indicador que a empresa consegue identificar as suas fraquezas e as suas forças, mobilizando-as de forma estratégica para que resultados cada vez melhores possam ser alcançados.
Quais são os indicadores financeiros mais importantes?
Agora que você já compreende o conceito de indicadores financeiros e a sua importância, é hora de conhecer as mais importantes dessas métricas. Confira:
- Margem bruta: indica em porcentagem o quanto a empresa incorpora com cada venda efetuada;
- Margem líquida: indica em porcentagem o lucro líquido obtido pela empresa em relação à receita total;
- Margem de custos: indica em porcentagem os custos totais da estrutura da empresa (tudo o que é descontado em cada venda realizada, como embalagens, insumos etc.) em relação à receita total;
- Ponto de equilíbrio: também conhecido como break-even point, esse indicador representa o quanto uma empresa precisa faturar para cobrir todas as suas despesas. Alcançado esse ponto, todo o excedente é lucro;
- Liquidez corrente: é a relação entre o ativo circulante e o passivo circulante, indicando a capacidade que a organização tem de pagar o que deve em curto prazo;
- ROI: ROI é uma sigla em inglês (return on investment), cuja tradução é “retorno sobre o investimento”. Indica em porcentagem o ganho financeiro obtido pela empresa, em comparação com o que ela investiu inicialmente para obter esse resultado.
O que considerar para definir os indicadores financeiros da sua empresa?
Além dos já citados, há muitos outros indicadores financeiros que uma empresa pode utilizar para analisar o seu desempenho nessa área. No entanto, nem sempre é útil ou possível analisar todos eles. Dessa forma, é essencial selecionar quais desses indicadores são os mais estratégicos para o seu negócio, o que varia de empresa para empresa.
É melhor escolher alguns indicadores e acompanhá-los com dedicação do que selecionar muitos, mas não conseguir fazer esse acompanhamento. Para essa seleção de métricas, é fundamental questionar-se: que tipo de informação esse indicador fornece? Que espécie de decisão pode ser tomada a partir desse indicador?
Se as respostas a esses perguntas forem claras e fizerem sentido, dentro do planejamento estratégico da organização, é sinal de que vale a pena monitorar esse índice. Caso contrário, é sinal de que esses indicadores não são tão vitais para o negócio.
4 dicas para fazer uma análise adequada desses indicadores
Depois de definir os indicadores que serão monitorados, é importante designar os colaboradores responsáveis pelo acompanhamento de cada um deles, definindo também a frequência em que isso ocorrerá, bem como o método de controle e auditoria dos dados obtidos. Nesse sentido, confira as 4 dicas a seguir para fazer uma análise eficaz.
1.Compare os dados obtidos com o histórico
A não ser que a sua empresa tenha acabado de iniciar as suas atividades, é possível comparar os dados obtidos no presente com os dados obtidos no passado. Construir uma base histórica dessas informações é importante, pois elas servem como uma referência interpretativa dos valores. Isso permite identificar tendências de queda, de estabilidade ou de evolução, o que diz muita coisa sobre o desempenho financeiro da organização.
2. Interprete os resultados em contexto
Será que todo resultado negativo é mesmo ruim? Se a sua empresa vende blusas de lã, uma queda nas vendas no calor de janeiro é de fato uma crise? Provavelmente não, é apenas uma resposta sazonal do comportamento do consumidor. Portanto, procure contextualizar e encontrar explicações plausíveis aos resultados obtidos. Nem toda queda é uma crise, assim como nem todo aumento é um sucesso impressionante.
3. Considere as variáveis envolvidas em cada indicador
Toda empresa precisa conhecer e considerar os fatores internos e os fatores externos das suas atividades, pois ambos impactam os resultados obtidos. Por exemplo: se a quantidade de vendas de blusas de lã caiu devido ao calor do mês de janeiro, esse é um fator externo. Já se houve um problema com a capacidade produtiva da empresa em relação a esse produto, trata-se de um fator interno. Assim, é importante apurar as causas dos resultados obtidos e verificar o que de fato está sob o controle da empresa.
4. Defina as ações futuras
Por fim, devemos compreender que o objetivo da análise de indicadores financeiros não é construir gráficos para que fiquem guardados na gaveta. Ao contrário, a ideia é utilizá-los para embasar as futuras tomadas de decisão. A partir dos resultados obtidos, quais ações podem ser tomadas para solucionar as crises ou para melhorar ainda mais o desempenho? Nessa hora, é importante reunir as equipes de trabalho e realizar um brainstorming para que se chegue a uma solução interessante.
Concluindo, os indicadores financeiros são métricas que permitem que a empresa avalie o seu desempenho financeiro, o que pode ser feito a partir de vários tipos de dados. O importante é selecioná-los estrategicamente, de acordo com os objetivos organizacionais, e definir o processo de análise dos resultados obtidos — o que garante que as decisões futuras também sejam estratégicas e possibilitem o alcance de resultados extraordinários!
E você, querida pessoa, conhece os indicadores financeiros utilizados pela sua empresa para monitorar o desempenho nessa área? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!