O que é trabalho para você? Um conjunto de tarefas árduas e monótonas que você realiza para obter o sustento ao fim do mês? Ou uma missão que concretiza o seu propósito de vida e que ainda contribui com a construção de um mundo melhor?

Foi a partir desse questionamento que surgiu o conceito de job crafting, associado a uma percepção mais afetiva e significativa das funções profissionais. Ficou curioso para compreender melhor esse termo? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!

O que é job crafting?

2 professoras universitárias estadunidenses realizaram um estudo com uma equipe de limpeza de um hospital em 2001. Nesse estudo, elas observaram que havia dois grupos de colaboradores: os que enxergavam o trabalho apenas como um conjunto de tarefas mecânicas para obter o sustento, e os que entendiam o trabalho como uma atividade significativa e importante no próprio processo de recuperação das pessoas.

O job crafting se refere a esse segundo grupo, consistindo na descoberta e na valorização do sentido do próprio trabalho, deixando de se limitar à descrição da vaga de emprego. Esse processo faz com que cada trabalhador perceba o quanto a sua atividade, por mais monótona que pareça, faz a diferença em determinado contexto. Isso promove mais resiliência, engajamento e satisfação no ambiente profissional.

Dessa forma, o job crafting consiste em uma ressignificação do processo de trabalho, permitindo que o profissional seja mais proativo ao potencializar os seus conhecimentos e habilidades no exercício da sua profissão. Esse processo gera muito mais motivação, produtividade e melhorias contínuas no trabalho.

Por que é importante desenvolver o job crafting?

Pequenas atitudes tomadas pelos líderes de uma empresa podem modificar completamente a visão dos seus colaboradores acerca do próprio trabalho — para melhor! Isso eleva a motivação e a satisfação de cada um, especialmente quando o colaborador compreende que aquilo que ele realiza promove benefícios a outras pessoas.

PSC

Assim, o profissional vê sentido naquilo que executa diariamente, indo além do esforço necessário para obter um salário. Com essa motivação, é natural que as pessoas trabalhem com mais ânimo e dedicação, potencialmente alcançando resultados mais expressivos. Assim, podemos citar como principais vantagens do job crafting:

  • Valorização do trabalho;
  • Aumento na satisfação, na motivação, na produtividade e na qualidade das tarefas executadas pelos colaboradores;
  • Mais engajamento e comprometimento com a empresa;
  • Qualidade de vida e bem-estar no trabalho;
  • Ânimo para sugerir ideias e ser mais proativo;
  • Elevação na criatividade;
  • Melhores relacionamentos interpessoais;
  • Melhorias nas lideranças.

Quais são os 3 pilares do job crafting nas empresas?

Promover o job crafting em uma empresa significa redesenhar os seus processos e, principalmente, a mentalidade das pessoas no que diz respeito ao trabalho. Cada indivíduo precisa compreender que o seu trabalho é importante dentro da organização, tanto quanto os das outras pessoas. Os indivíduos e as suas competências são peças que se encaixam entre si, formando uma grande engrenagem corporativa. Se uma peça apresentar um problema, a engrenagem toda sente os efeitos.

Para conduzir esse processo, podemos dividir o job crafting em 3 etapas ou pilares: as tarefas, os relacionamentos e a cognição. Na sequência, você vai compreender melhor esses pilares. Confira!

1. Tarefas

As tarefas são as atividades diárias que os profissionais executam no dia a dia de trabalho. Para despertar o job crafting, é importante que a empresa analise se essas tarefas estão compatíveis com o perfil profissional de cada colaborador, se há variedade, se o volume de demandas está adequadamente distribuído e se elas estão sendo executadas da melhor maneira.

Todos esses aspectos influenciam a maneira como uma pessoa enxerga o próprio emprego e desenvolve motivação para a vida profissional. Assim, uma empresa pode transformar essas tarefas para melhor por meio de diferentes ações, como a adoção de novas tecnologias, a dedicação aos processos mais vitais para a empresa, a reformulação das tarefas menos essenciais etc.

2. Relacionamentos

No ambiente de trabalho, as pessoas também constroem relações com os seus colegas, gestores, clientes, sócios, fornecedores, parceiros, e por aí vai. A forma como esses relacionamentos se desenvolvem também ajuda as pessoas a se sentirem valorizadas e a identificarem como as competências e conhecimentos de cada um se complementam.

Dessa forma, cabe à organização oferecer um clima positivo no ambiente de trabalho, sempre promovendo a comunicação empática e respeitosa como um dos seus pilares. Essa atitude auxilia na construção de um time mais coeso, em que as pessoas sentem que podem confiar umas nas outras, despertando a sensação de pertencimento.

3. Cognição

Além de reformular as tarefas e as formas como as pessoas se relacionam, o job crafting também inclui a reformulação da cognição, ou seja, da percepção do indivíduo sobre o trabalho em geral e sobre a sua função específica na organização.

Desenvolver essa consciência depende do reconhecimento que a empresa dá ao trabalho de cada um, por meio de feedbacks satisfatórios. Depende também de como a organização inclui cada funcionário nas atividades diárias e o mantém informado sobre tudo o que se passa ao seu redor. Por isso, a comunicação interna, as reuniões, os eventos internos, o feedback e os treinamentos de capacitação atuam como importantes forças no desenvolvimento desse novo mindset.

Como você pode notar, o job crafting nada mais é do que o despertar de uma visão mais significativa do trabalho por parte dos colaboradores, aumentando a sua motivação e a sua produtividade. Funções criativas e flexíveis, trabalhos interativos, metas estratégicas, incentivo à inovação, autonomia nas decisões rotineiras e planos de desenvolvimento individuais na carreira são alguns dos elementos que contribuem para o desenvolvimento desse aspecto tão importante no mundo do trabalho.

E você, querida pessoa, como enxerga o seu trabalho? Como uma mera sucessão de tarefas? Ou como um propósito útil e nobre? Como a sua empresa tem promovido o job crafting? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais