Você já parou para pensar alguma vez na vida quantas inteligências tem, ou uma pessoa pode ter? Ao longo da nossa vida somos condicionados a pensar que existem pessoas inteligente e pessoas não inteligentes, como se a inteligência fosse uma coisa que uns simplesmente possui e outros não. Somos levados a pensar também como se existisse apenas um tipo de inteligência, normalmente ligada a matemática e a lógica.

Com a finalidade de romper com esse pensamento de senso comum, quero me dedicar nas próximas linhas para compreendermos as múltiplas inteligências existentes e como elas se aplicam no nosso dia a dia. O psicólogo britânico Charles Sperman, no início do século XX, descobriu a teoria “bi-fatorial”; que é a ligação de dois fatores relacionados à inteligência. Isso significa que o desempenho de qualquer medida intelectual é vinculado ao nível geral de inteligência de uma pessoa e às habilidades específicas de cada um.

Potencialize suas habilidades através de seu subconsciente, desperte seu poder com o coaching. Baixe aqui um material exclusivo sobre o tema!

Dessa forma, ao resolver qualquer situação ou problema, do mais simples ao mais complexo, os dois tipos de fatores predominariam: um fator de inteligência geral (g), voltado para capacidades intelectuais, com base neurológica, e fatores específicos (s), relativos a tarefas específicas, representando as habilidades particulares de cada indivíduo.

A partir de estudos do “fator g”, Thornidike, Lay e Dean, em 1909, constatou que a inteligência envolvia mais que os dois os dois fatores apresentados por Sperman. Por sua vez, apresentaram a Teoria Multi-fatorial que constatou que a inteligência envolve um amplo número de capacidades intelectuais diferenciadas, porém totalmente interligadas.

Posteriormente a este estudo e propondo como alternativa, o cientista Louis Thurstone, utilizando o método da análise fatorial múltipla, propôs a existência de fatores independentes relacionados à inteligência e capacidades mentais primárias. Tais fatores ele resumiu em: “Espacial (fator S – Space)”, “Rapidez de Percepção (fator P – Perceptual speed)”, “Numérica (fator N – Number)”, “Compreensão Verbal (fator V – Verbal meaning)”, ”Fluência Verbal (fator W – Word fluency)”, “Memória (fator M- Memory)” e o fator “I (Inductive reasoning)”, representando o Raciocínio Indutivo.

No ano de 1942 o cientista Raymond Catell, a partir de estudos e correlações de capacidades primárias da inteligência, desenvolvidas por Louis Thurstone e, o “fator g” da teoria “bi-fatorial”, de Spearman, constatou dois fatores gerais de inteligência. Em 1998, John Horn confirmou os estudos de Catell e os fatores gerais receberam o nome de o modelo “Gf – Gc” de Catell e Horn, e passaram a ser designados como Inteligência Fluida e Inteligência Cristalizada.

PSC

A Inteligência Fluida (Gf – Fluid inteligence) está relacionada a fatores biológicos (genéticos). Por esse motivo, alterações orgânicas que acontecem com um indivíduo, decorrentes de lesões e desnutrição  e outras situações relacionadas a problemas genéticos, irão influenciar diretamente a Inteligência Fluida e não a Inteligência Cristaliza da. A Inteligência Fluida é a capacidade de resolver problemas novos de forma imediata, ou seja, flui com “destreza”, quase que de forma instintiva, automática, em dado momento. Portanto, utiliza-se de raciocínio lógico e intuitivo, e inclui formação de conceitos, sem a necessidade de receber instruções ou de influência socioculturais.

A capacidade fluida, ou fluidez, melhor dizendo, pode atender tarefas que exigem conceituações, a compreensão de algo que cause impacto maior e implicações e a realização inferências. Em alguns casos, a carga fatorial da inteligência fluida (Gf) sobre o fator geral (g) pode ser equivalente.

A Inteligência Cristalizada (Gc – crystallized inteligence) – Inteligência Social, também podemos chamar de sabedoria, é capacidade que uma pessoa tem de resolver problemas (simples ou complexos) de forma prática, baseando-se em conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, por meio de estudos (intelecto) e “solidificados” por meio de experiências vividas também.

Normalmente a Inteligência Cristalizada é influenciada por fatores socioculturais e desenvolve-se ao longo da vida, com a idade, por exemplo. Dessa forma, a Inteligência Cristalizada pode ser demonstrada mais em atividades escolares e tende a evoluir com a idade, por estar relacionada a atividades socioculturais.

Ao passo que a Inteligência Fluida pode diminuir com o aumento da idade, por estar relacionada a fatores biológicos e gradual degeneração das estruturas fisiológicas. É importante destacar que as pessoas podem apresentar entre si, um nível igual de Gf e diferentes níveis de Gc, pois este está diretamente relacionado à como cada pessoa estimula e investe no desenvolvimento desse fator.

Múltiplas inteligências

Howard Gardner, famoso psicólogo americano, aponta que o ser humano possuiu pelo menos oito tipos diferentes. Estas por sua vez atuam de maneiras diferentes, porém complementares e quando bem desenvolvidas otimizam os resultados tanto profissionais quanto pessoais.

Múltiplas Inteligências são o conjunto de habilidades que compreendem as inteligências. Embora haja todas estas competências, são raros aqueles que conseguem desenvolver os oito tipos de inteligência, são elas:

  • Linguística;

 

  • Lógico-matemática;

 

  • Espacial;

 

  • Corporal-cinestésica;

 

  • Interpessoal;

 

  • Intrapessoal;

 

  • Naturalística;

O psicólogo norte-americano Howard Gardner tornou-se conhecido mundialmente ao apresentar, em 1982, sua teoria das Múltiplas Inteligências, que contestava os modelos clássicos da época para a medição do Quoeficiente de Inteligência. Para Gardner, o famoso teste de Q.I não poderia servir como base para mensurar e definir se uma pessoa é inteligente ou não.

Segundo o pesquisador, possuímos de oito a nove tipos de inteligências diferentes, algumas desenvolvidas e outras não. Entretanto, isso não significa que não sejamos pessoas perfeitamente normais ou inteligentes. Em outras palavras para o psicólogo, o termo “inteligência”, como ainda é usado pode denotar limitação de capacidades quando considerado sob a ótica daquele que dispõe de um tipo de inteligência para o aprendizado escolar, como o de novas línguas, por exemplo.

O que Gardner enfatiza é o desenvolvimento de habilidades e capacidades, além das escolásticas e que de modo geral podem  evidenciar qualidades e competências do ser humano, que hoje ficam limitadas pelo senso comum da avaliação de QI. Entenda cada uma das múltiplas inteligências analisadas por Gardner e adaptadas por mim:

Linguística

Essa inteligência está ligada diretamente à capacidade de domínio da linguagem e expressão. A habilidade é responsável pela utilização com maestria de toda forma de linguagem, não se limitando apenas a oral e escrita, mas extrapolando para gestual, corporal e demais tipos de comunicação.

Quem possui esse tipo de inteligência é mais propenso a ter sucesso na hora de transmitir ideais, ensinar, convencer, negociar e motivar. Por isso, essa habilidade pode ser notada facilmente em profissionais como jornalistas, escritores, cineastas, mestres de cerimônia, vendedores, CEOs e políticos.

Lógico-matemática

Amplamente utilizada para determinar o quanto uma pessoa é inteligente, ela é a base para os testes de QI. Porém, ao fazermos essa análise de forma mais ampla podemos perceber que ela é somente mais um tipo de inteligência e não a mais importante.

A principal virtude de pessoas com essa habilidade é a capacidade de criar e entender padrões e fazer sistematizações. Isso garante a eles maior facilidade para resolverem problemas complexos que envolvam números e modelos abstratos. Com essa qualidade estão os profissionais que trabalham nos ramos da ciência, engenharia, economia e matemática.

Espacial

Esse tipo de habilidade é característica de pessoas que trabalham com criatividade e qualquer tipo de arte visual. A inteligência espacial é referente à capacidade de elaborar espaços complexos dentro da mente e manipulá-los em qualquer perspectiva sem nenhum problema. Sendo assim, as pessoas com essa capacidade conseguem visualizar os seus projetos claramente antes mesmo de fazer os primeiros rascunhos.

Os profissionais que possuem inteligência espacial normalmente optam por áreas como arquitetura, artes plásticas, design, entre outras.

Corporal- cinestésica

Pessoas que possuem essa habilidade são reconhecidas por serem notoriamente superiores em suas capacidades motoras, conseguindo se destacar em atividades mais atléticas. Também compartilham da inteligência corporal-cinestésica os indivíduos que utilizam o corpo como ferramenta para expressar sentimentos.

Devido a essas qualidades, as pessoas que se enquadram nesse grupo normalmente optam por tornarem-se atletas, dançarinos, artistas circenses ou cênicos.

Interpessoal

Quem possui essa habilidade tem maior facilidade para interpretar tipos de expressão mais sutis, tendo a famosa capacidade de ler nas entrelinhas o que a pessoa quer dizer mais não consegue expressar em palavras. Por isso, as pessoas que possuem essa inteligência conseguem se comunicar da forma mais adaptada possível até mesmo nas situações mais complicadas e delicadas.

Os profissionais que tem a inteligência interpessoal mais desenvolvida costumam optar por áreas como psicologia, direito, pedagogia e posições de liderança.

Intrapessoal

Esse tipo de inteligência é referente às pessoas que desenvolveram um grande nível de autoconhecimento, conseguindo compreender todas as suas emoções mais arraigadas em seu interior, quais são seus valores e ideais e o que os motiva a seguir os objetivos traçados. Isso faz com que os indivíduos com essa habilidade consigam focar nas atividades que possuam maior domínio, mas sem deixar de trabalhar seus pontos de melhoria.

As pessoas que possuem a inteligência intrapessoal têm facilidade em lidar com a maioria dos tipos de trabalho, já que essa habilidade é um diferencial para ampliar outras capacidades.

Naturalística

Quem possui essa habilidade tem mais aflorados os seus sentidos em relação a vida na natureza. Eles normalmente identificam com maior facilidade os animais, e as plantas e seus benefícios. A inteligência naturalística funciona como uma ligação forte entre o indivíduo e o meio ambiente.

Os profissionais que possuem essa qualidade optam por desempenhar funções ligadas a área da biologia, podendo até ir para os caminhos da floricultura, agricultura e até mesmo como guias turísticos.

Musical

Esse é um dos tipos de inteligência que é mais facilmente reconhecido. Essa qualidade é relacionada a sensibilidade que a pessoa tem para reconhecer notas musicais provenientes de qualquer tipo de objeto. Além disso, eles conseguem reproduzir e criar melodias que encantam os ouvidos de todos.

Os músicos são os principais profissionais que possuem inteligência musical, podendo ser tanto artistas quanto produtores, críticos e outras pessoas ligadas a essa área.

Subceptiva

A Inteligência Subceptiva adentra a mais nobre de todas as áreas que está relacionada à Inteligência Espiritual, que é exatamente o entendimento que o indivíduo tem de que não há somente o racional guiando sua vida, mas também uma parte que diz respeito à sua intuição, à sua subjetividade. Trata-se também da confirmação de sua missão de vida. É a capacidade que temos de transcender o lógico, racional e cognitivo.

Potencialize suas habilidades através de seu subconsciente, desperte seu poder com o coaching. Baixe aqui um material exclusivo sobre o tema!

Um caso raro de múltiplas inteligências é o do italiano Leonardo da Vinci. Da Vince é conhecido e admirado em todo mundo, ele é considerado um dos maiores gênios de todos os tempos e ainda hoje é um caso raro do desenvolvimento das múltiplas habilidades. Neste sentido o desenvolvimento de suas múltiplas inteligências possibilitou a Da Vinci realmente ser diferenciado, notado e reconhecido até hoje como exímio: cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e também músico.

Créditos da Imagem: Por TZIDO SUN – ID da foto stock livre de direitos: 1013684788