Os sonhos são um importante combustível para que mantenhamos a vida sempre em movimento. Alguém que não sonha já morreu por dentro. É sonhando que conseguimos definir metas e objetivos que nos impulsionam para o alcance do nosso estado desejado.

Nesse sentido, ter um mural dos sonhos pode ser uma excelente sugestão para fazê-lo refletir sobre as suas metas e mantê-lo motivado no processo de conquista. Neste artigo, você vai entender o que é um mural dos sonhos, como pode ser feito e quais são os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar à sua vida. Ficou curioso? Então, acompanhe-nos na leitura a seguir e saiba mais!

O que é um mural dos sonhos?

O mural dos sonhos é um mural composto por imagens e símbolos (embora você também possa incluir palavras e frases) que representam todos os seus sonhos. Isso é útil para que as pessoas sempre se lembrem de onde querem chegar nas diferentes áreas da vida, encontrando motivação sempre que olharem para aquele mural, sobretudo nos momentos mais difíceis.

Esse mural é uma ferramenta recomendada por diversos profissionais do desenvolvimento pessoal, sobretudo do coaching. Essa colagem tão importante no processo motivacional dos indivíduos é também conhecida como vision board, ou “mural visionário”.

Qual é a finalidade do mural dos sonhos?

Um mural dos sonhos não é apenas uma colagem de imagens; ele serve como uma representação tangível dos seus objetivos, ajudando a fortalecer a sua visão e a criar um caminho claro para alcançá-los. A sua finalidade é servir como uma ferramenta de visualização e motivação para ajudar uma pessoa a realizar os seus sonhos.

Isso leva a pessoa a refletir melhor sobre onde ela está e aonde quer chegar em todas as áreas da sua vida: pessoal, profissional, familiar, amorosa, social, financeira, espiritual, entre outros.

Quais são os benefícios de criar um mural dos sonhos?

Não é difícil pensar em tudo o que você tem a ganhar ao construir um mural dos sonhos, não é mesmo? Confira na sequência 7 incríveis benefícios de fazer uso dessa ferramenta.

  • Clareza de objetivos

PSC

Ao criar um mural dos sonhos, você precisa pensar sobre o que realmente deseja alcançar. Isso ajuda a esclarecer os seus objetivos e prioridades. Infelizmente, existem muitas pessoas que simplesmente vivem os seus dias cumprindo obrigações, mas sem refletir se estão felizes ou se querem realizar algo novo. Assim, o mural é, acima de tudo, um convite à reflexão sobre o nosso estado atual e o nosso estado desejado. Essa reflexão desperta mais clareza acerca dos nossos sonhos e objetivos.

  • Manifestação de metas

Muitos acreditam que visualizar os seus objetivos regularmente pode ajudar a manifestá-los na realidade, como uma concretização do poder da atração. A ideia é que, ao ver as suas metas e sonhos com frequência, você começa a tomar decisões e ações que naturalmente se alinham com a realização desses objetivos. Por isso, essa ferramenta parte do princípio de que é importante sonhar, mas que também é necessário transformar esses sonhos em objetivos e metas factíveis.

  • Visualização positiva

Ver regularmente imagens que representam os seus sonhos e aspirações pode ajudá-lo a manter uma mentalidade positiva e focada. A visualização é uma técnica poderosa usada por muitos para alcançar as suas metas. Esportistas, empresários e diversas pessoas bem-sucedidas recorrem a essa técnica para fortalecer a motivação. Assim, o mural dos sonhos torna-se uma concretização, ou seja, uma ferramenta mais palpável que facilita esse exercício de visualização. É um lembrete contínuo das suas metas!

  • Motivação e inspiração

Um mural dos sonhos serve como uma fonte constante de motivação e inspiração. Ele pode lembrá-lo do “porquê” que existe por trás dos seus esforços diários, mantendo você animado e engajado. Muitos dos que fazem uso desse instrumento afirmam que é muito útil olhar para o mural dos sonhos naqueles momentos difíceis, em que tudo é problemático e a vontade de desistir surge. É quando nos lembramos de tudo o que temos a ganhar que afastamos esses pensamentos de desistência.

  • Foco

Em um mundo cheio de distrações, é fácil perder o foco nos nossos objetivos. Nesse sentido, ter um mural dos sonhos em um local visível ajuda a manter as suas metas sempre presentes na sua mente. Quando surgir aquela vontade de comprar uma roupa nova ou uma bolsa caríssima, por exemplo, olhe para o mural dos sonhos e lembre-se da sua sonhada viagem para Paris. Isso serve como motivação para que você se mantenha firme nos seus propósitos, sem cair em tentações e distrações.

  • Fortalecimento da autoestima

Ver representações das suas aspirações e perceber o seu progresso pode aumentar a sua autoestima e confiança na sua capacidade de alcançar os seus sonhos. Quando uma pessoa registra continuamente os seus avanços, ela percebe que tem competências, capacidades, conhecimentos e habilidades para de fato transformar aqueles sonhos em realidade. É claro que esse processo nunca é fácil e sempre demanda muito esforço, mas a autoconfiança nos leva a superar as adversidades.

  • Planejamento e ação

Por fim, um mural dos sonhos pode ajudar você a transformar sonhos abstratos em metas concretas. Ao identificar o que você quer, você pode começar a planejar e tomar medidas práticas para alcançar esses objetivos. Não adianta simplesmente colocar no mural imagens do que você quer conquistar. A ideia é que ele seja apenas um ponto de partida e de reforço motivacional para que você consiga planejar as suas ações e efetivamente colocá-las em prática no dia a dia.

Como criar um mural dos sonhos?

Agora que você já sabe o que é um mural dos sonhos e quais são os seus benefícios, confira um passo a passo para criar o seu!

  • Reflexão e definição de objetivos: o que colocar no mural?

Antes de começar a montar o mural, é importante refletir sobre o que você realmente deseja alcançar. Isso pode incluir metas de carreira, saúde, relacionamentos, finanças, desenvolvimento pessoal, família, espiritualidade, sonhos de consumo, entre outros. Conforme citamos, a execução do mural dos sonhos começa com um convite à reflexão sobre onde você está e aonde quer chegar. Por isso, dedique um tempo a essa reflexão, com calma e tranquilidade, para definir os seus sonhos e objetivos.

  • Coleta de materiais: quais imagens e plataformas escolher?

O segundo passo é coletar revistas, fotos, imagens da internet, frases inspiradoras e qualquer outro material que possa representar os sonhos e objetivos que você definiu no item anterior. A base do mural pode ser um quadro de cortiça, uma cartolina, um painel de espuma ou mesmo uma plataforma digital, como um aplicativo ou software de design gráfico. Sim, você pode criar um mural dos sonhos online, por meio de imagens do Pinterest e colagens no Canvas, por exemplo.

  • Montagem: como organizar os conteúdos?

A terceira etapa consiste em organizar e colar as imagens e palavras na base escolhida. A disposição pode ser feita de maneira livre ou com uma organização específica que faça sentido para você. Você pode criar subcategorias para os seus sonhos, definir títulos, incluir frases motivacionais, enfim, deixe a criatividade e a sua vontade definirem como você organizará os conteúdos. Lembre-se de que o mural dos sonhos é individual, ou seja, você deve criar uma composição que faça sentido para você!

  • Exposição: onde colocar o meu mural dos sonhos?

Em seguida, reflita sobre o lugar em que você deixará o seu mural exposto. Você pode exibi-lo a outras pessoas, mas lembre-se de que o principal é que você veja o seu mural com frequência. Por isso, você pode colocar o mural em um local de acesso constante, como no seu quarto, escritório ou espaço de trabalho. Isso o ajudará a manter os seus objetivos em foco e a lembrá-lo diariamente do que você está buscando, especialmente naqueles momentos em que a motivação fraquejar.

  • Revisão e atualização: posso fazer alterações?

À medida que você alcançar os seus objetivos ou que os seus sonhos mudarem, revise e atualize o seu mural. De tempos em tempos, alguns objetivos já não fazem mais sentido na sua vida e precisam ser substituídos por novas metas. Isso é normal e positivo, pois indica que você está progredindo. Por isso, entenda que as atualizações do mural dos sonhos são necessárias de vez em quando e que elas o mantêm relevante e alinhado com as suas aspirações atuais.

Conclusão

Em conclusão, a finalidade do mural dos sonhos é ajudar a alinhar a sua mente, as suas emoções e as suas ações com os seus sonhos e objetivos, criando um lembrete visual constante do que você deseja alcançar e incentivando você a trabalhar de forma consistente em direção a essas metas. Trata-se de uma importante ferramenta do processo de coaching, mas qualquer pessoa pode construir o seu próprio mural dos sonhos sempre que desejar!

Quer entender mais sobre o comportamento humano? Clique aqui e saiba mais!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir e não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!