Você já sabe que, numa empresa, toda e qualquer ação precisa de um planejamento, certo? Planejar nada mais é do que definir objetivos e desenhar as estratégias que permitirão que eles sejam alcançados.

Até aí, nenhuma novidade. A questão é que o planejamento de uma empresa deve ser feito por diferentes pessoas, com diferentes prazos e em diferentes níveis. Por isso, é comum que os estudos em administração de empresas empreguem as nomenclaturas: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

Para compreender a fundo o que é um planejamento tático, onde ele se localiza nessa hierarquia e como ele pode ser realizado, continue a leitura deste artigo.

A organização estrutural das empresas

As empresas são geralmente organizadas em três níveis: o nível estratégico, o nível tático e o nível operacional:

  • Nível estratégico: é composto pelos presidentes e diretores da empresa, que determinam a sua missão, a sua visão, os seus valores e os seus objetivos em longo prazo.
  • Nível tático: é composto pelos gestores e coordenadores de departamentos. São responsáveis por criar planos de médio prazo, traduzindo as determinações do nível estratégico para o nível operacional.
  • Nível operacional: é composto por todos os funcionários que não ocupam cargos de liderança. Realizam tarefas rotineiras, que atendem a objetivos de curto prazo, com resultados bem específicos.

Um exemplo prático: numa empresa de cosméticos, o seu presidente (nível estratégico) determina a missão da empresa, de potencializar a beleza das mulheres. Em nível tático, o gestor de marketing da empresa determina todas as ações de comunicação que serão implementadas naquele bimestre para fortalecer a imagem da marca. Por fim, em nível operacional, o analista de redes sociais criará os textos e imagens que serão postados para engajar o público e atingir os objetivos.

Dessa forma, pode-se concluir que o nível estratégico determina objetivos para toda a empresa, em longo prazo. O nível tático determina objetivos para um departamento ou área específica, em médio prazo. O nível operacional, por sua vez, consiste nos objetivos a serem alcançados por cada funcionário, em curto prazo.

O que é e qual é a função de um planejamento tático?

Com base na estrutura acima explicada, o planejamento tático é realizado pelos gestores e coordenadores de cada departamento que faz parte da empresa. Portanto, existe um planejamento tático para o marketing, um planejamento tático para os recursos humanos, um planejamento tático para o departamento financeiro, e assim por diante.

Cada um desses planejamentos táticos apresenta as suas particularidades, afinal de contas, as áreas e departamentos são diferentes uns dos outros. No entanto, o importante é que todos esses planos táticos estejam em consonância com o planejamento estratégico — aquele que é igual para todos, pois é realizado pelos diretores da empresa, com objetivos mais genéricos e de longo prazo.

Dessa forma, o objetivo de um planejamento tático é traduzir o planejamento estratégico dentro da realidade daquele departamento específico. Em outras palavras, o coordenador deve fazer a intermediação entre o nível estratégico (diretores) e o nível operacional (funcionários em geral).

5 passos para a execução de um planejamento tático

Há cinco passos que podem ser bastante úteis para coordenadores e gestores de departamentos ao realizarem os planejamentos táticos:

1. Questionar-se sobre as funções do seu departamento

“De que maneira o meu departamento pode ser útil para que a empresa possa alcançar os seus objetivos estratégicos?” — essa é a pergunta que deve ser respondida pelo gestor em seu planejamento tático.

Se o objetivo da empresa é crescer e tornar-se uma das referências nacionais em cosméticos, por exemplo, cada departamento precisa entender o seu papel dentro da engrenagem, de modo a ajudar a organização e conquistar esse posto desejado.

Assim, esse questionamento deve ser feito no departamento de finanças, de marketing, de recursos humanos, de vendas, enfim, em toda e cada área da empresa.

2. Criar objetivos de médio prazo

O plano tático precisa interpretar adequadamente o objetivo estratégico da empresa e trazê-lo para a realidade daquele departamento específico. Por isso, podemos tomar o departamento de marketing da empresa de cosméticos como exemplo.

Esse departamento pode pensar, por exemplo, em uma campanha nacional de fortalecimento da marca. Para isso, podem ser utilizadas diferentes estratégias, como: renovação de embalagens, parcerias com influencers digitais, filmes publicitários para televisão aberta, produção de conteúdo para redes sociais, ativação da marca em eventos, enfim, diversos esforços de marketing.

Assim, esse departamento pode definir um objetivo de médio prazo, como: “fortalecer a comunicação da marca em âmbito nacional, de modo a aumentar a quantidade de vendas em 50% em todo o país, no prazo de seis meses”.

3. Selecionar e distribuir tarefas dentro do departamento

Depois dessa fase inicial, em que o gestor do departamento define o objetivo específico da área, é hora de mobilizar a equipe e distribuir tarefas. Para que isso aconteça, é primordial que o gestor saiba montar grupos competentes e conheça a fundo as habilidades de cada membro. Assim, ele conseguirá atribuir funções de acordo com o conhecimento de cada funcionário.

Seguindo o exemplo do departamento de marketing, o gestor deverá distribuir tarefas ao nível operacional, por exemplo:

  • Profissional de planejamento: fazer pesquisas de mercado para compreender o comportamento do consumidor;
  • Analista de marketing: fazer uma análise da comunicação concorrente nos últimos meses;
  • Redator: produzir os conceitos da campanha, bem como os textos para as peças em televisão, redes sociais, blogs etc.;
  • Diretor de arte: produzir as artes de cada peça de comunicação e embalagens, caso sejam renovadas;
  • Produtor audiovisual: produzir os filmes publicitários para televisão e internet.

4. Prestar auxílio ao nível operacional

Como citamos anteriormente, o planejamento tático deve fazer a ponte entre o nível estratégico e o nível operacional. Por isso, ele deve distribuir funções e tarefas entre os seus funcionários, mas a sua função não acaba por aí.

Cabe ao gestor do departamento monitorar o andamento de cada atividade. O planejamento tático deve dar prazos e prioridades a cada membro da equipe, já que o trabalho do departamento como um todo depende da responsabilidade e da dedicação de cada um.

Por isso, o gestor precisa ser extremamente claro e solícito ao explicar o que se espera de cada um para que os objetivos do departamento sejam alcançados. Ele deve tirar dúvidas e prestar auxílio durante todo o processo, sendo alguém presente no dia a dia dos seus liderados.

5. Dar feedbacks e fazer ajustes

Ao acompanhar o andamento de todos os projetos, cabe ao gestor também oferecer feedback a todos os seus funcionários. O feedback nada mais é do que uma avaliação individual do desempenho do colaborador. Em uma pequena reunião, o gestor deve apontar tudo aquilo que está indo bem, além de corrigir o que for preciso.

Recalcular a rota e fazer ajustes é natural. Quando algo não vai bem, é preciso que seja corrigido o quanto antes, de modo que o trabalho de uma pessoa não comprometa o departamento inteiro. Essa correção, contudo, deve ser conduzida sempre com muita sensibilidade e respeito.

Por isso, é natural que a chave de todo o processo de planejamento tático seja exatamente a capacidade de relacionamento interpessoal. Como os profissionais desse nível são uma camada intermediária entre os estrategistas e os operacionais, eles precisam de ótimas habilidades de relacionamento, já que estão constantemente dialogando com as duas pontas da empresa e conciliando-as.

Agora você já sabe o que é um planejamento tático, qual é a sua importância e como ele deve ser desenvolvido. Se você gostou deste artigo ou se tem alguma dúvida sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este texto por meio das suas redes sociais!