Por que algumas pessoas são mais capazes de inspirar do que outras? Por que algumas empresas encantam mais o público do que os seus concorrentes? A resposta para essas perguntas é bastante complexa, mas podemos afirmar, com alguma segurança que esses indivíduos e instituições têm um propósito muito forte, ou seja, um porquê.
É pensando nisso que foi desenvolvida a metodologia do Golden Circle. Ela basicamente defende a ideia de que antes de começar a fazer qualquer coisa, você deve ter um porquê bem definido. Neste artigo, você vai compreender melhor essa metodologia, as suas camadas, a sua importância e como pode ser aplicada nas empresas. Boa leitura!
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Golden Circle: o que é e como surgiu?
O Golden Circle é uma metodologia que auxilia pessoas e empresas a encontrarem os seus propósitos. Para colocá-la em prática, basta desenha 3 círculos, um dentro do outro. O círculo central se chama “por quê?”, o círculo intermediário chama-se “como?”, e o círculo mais externo chama-se “o que?”. A ideia é responder a essas perguntas de dentro para fora, começando pelo porquê.
O ponto central do Golden Circle é que o propósito deve surgir antes de definir o que efetivamente será feito para concretizá-lo. Segundo o criador do método, Simon Sinek, autor e palestrante inglês, esse é um dos segredos do sucesso de tantas pessoas e empresas que criam negócios de impacto e que conseguem inspirar outras pessoas por meio das suas ideias.
As 3 camadas
Há pesquisas científicas que embasam o Golden Circle porque relacionam os 3 círculos da metodologia ao funcionamento de determinadas estruturas cerebrais. Entenda melhor as 3 camadas do método a seguir.
1. Por quê?
O “porquê” representa o propósito de uma pessoa ou de uma empresa fazer algo. Ele está associado à missão, à visão, aos valores, aos interesses e às paixões do indivíduo ou instituição. Está associado ao cérebro límbico, que processa as emoções e auxilia nas tomadas de decisão. Começar pelo “porquê” é importante, pois atua no centro emocional do indivíduo. Por mais racional que uma empresa seja, ela precisa mostrar o seu propósito e a sua emocionalidade para conquistar o consumidor.
2. Como?
Depois de definir o “porquê” das suas estratégias, seja enquanto pessoa, seja enquanto empresa, é hora de definir o “como”, isto é, as estratégias que você desenvolverá para concretizar esse propósito. Empresas, como a Apple, fazem pesquisas com o mercado consumidor para entender o que ele espera para a sua vida, quase sempre obtendo como respostas: praticidade, velocidade, design simplificado e diversidade de opções. É o método que a empresa utiliza.
3. O que?
Por fim, depois de definir o “porquê” e o “como”, chegamos ao “o que”, que define especificamente o que a pessoa/empresa deve fazer. No caso da Apple, o “o que” é desenvolver celulares e computadores cujas funcionalidades ofereçam ao consumidor praticidade, velocidade, enfim, os itens citados acima. Essa é a ultima pergunta a ser respondida, pois está associada ao neocórtex cerebral, isto é, à parte racional e analítica do cérebro, responsável por aquilo que enxergamos de concreto.
Resumidamente, confira como a Apple adota a metodologia do Golden Circle:
- Por que: o propósito da empresa é oferecer praticidade e design simplificado às pessoas, desmistificando a ideia de que objetos tecnológicos são complexos e difíceis demais;
- Como: investir em pesquisas e tecnologias para desenvolver produtos esteticamente atraentes e de fácil utilização;
- O que: desenvolver os produtos em si — celulares, computadores, tablets
Perceba que talvez a estratégia não fosse tão bem sucedida se as perguntas fossem respondidas em ordem inversa. Se a empresa começasse pelo produto, antes de definir o seu propósito, talvez ela não fosse tão bem-sucedida, pois não levaria ao consumidor exatamente o que ele deseja.
Por que o Golden Circle é importante?
Na prática, começar pelo “porquê” faz com que o público se identifique com as marcas e com as suas ideias, antes mesmo de ser conquistado pelos produtos em si. Assim, negócios de impacto e com propósito são desenvolvidos, produzindo benefícios como:
- Desenvolver lideranças que de fato se conectam com as pessoas;
- Mostrar ao público os valores, a visão e a missão da sua empresa;
- Conectar os valores da empresa aos valores do público, antes mesmo de mostrar os produtos em si;
- Satisfazer e fidelizar os clientes;
- Comunicar-se de forma inspiradora, tanto interna como externamente;
- Criar diferenciais em relação à concorrência, que só vende produtos, e não soluções;
- Engajar não apenas os clientes, mas também os colaboradores, os fornecedores, enfim, o público interno.
Isso ajuda até mesmo os vendedores, que convencem o consumidor da decisão de compra pelo propósito da marca e das suas soluções, mais do que pelas características técnicas dos produtos.
Por fim, até mesmo na vida pessoal o Golden Circle pode ser útil. Se as pessoas tivessem sempre um propósito antes para começar a agir depois, certamente todas seriam mais felizes com os caminhos escolhidos, sem decisões impulsivas e com pouca reflexão.
3 passos para aplicar o Golden Circle na sua empresa
Agora que você já sabe o que é o Golden Circle, é hora de conferir 3 passos para colocá-lo em prática na sua organização.
1. Comece pelo “porquê”
O primeiro passo é, inclusive, o título do livro de Simon Sinek. Assim, pense na razão de existir da sua empresa. Qual é a função dela no mundo? De que maneiras ela facilita a vida das pessoas? O que a diferencia dos concorrentes? Quais são a missão, a visão e os valores da organização? Como isso tudo pode ser explorado na comunicação institucional? O início de tudo deve ser a resposta a essas perguntas-chave.
2. Descreva o “como”
O segundo passo é definir o “como”, ou seja, pensar nos caminhos que conduzirão a sua empresa do estado atual ao estado desejado, isto é, à concretização do que foi definido na etapa anterior. Podemos sintetizar o “como” com a elaboração de um planejamento estratégico organizacional, definindo processos e métodos em conformidade com os propósitos.
3. Conclua com “o que”
Por fim, depois de definir os propósitos e os métodos, é hora de definir o que concretamente será oferecido ao público. Quais são os produtos e serviços que de fato permitem a concretização dos propósitos e facilitam a vida do seu consumidor? Nesse sentido, é importante pensar em tudo: design, tecnologia, variedade de modelos, funções etc., mas sempre em consonância com as expectativas do público e com os propósitos da empresa. Isso, sim, desperta motivação para a compra.
O Golden Circle, portanto, é um método de organização das atividades empresariais, começando pelo propósito, partindo para o planejamento estratégico e concluindo com o desenvolvimento de produtos e serviços. Lembre-se de que as pessoas compram soluções, e não produtos. Com causas e propósitos sólidos, as empresas se destacam da concorrência e efetivamente permitem que relacionamentos duradouros sejam construídos com os seus públicos — tanto externos como internos.
E você, querida pessoa, o que pensa sobre o Golden Circle? Conhece alguma empresa que o utiliza, ou seja, que tem propósitos nobres por trás dos seus produtos? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!