O marketing é uma das principais áreas das empresas, pois consiste em um somatório de esforços de desenvolvimento de produtos e de comunicação para conquistar e satisfazer os clientes da melhor maneira possível. Mas o que tudo isso tem a ver com cultura? Muito mais do que imaginamos!

O marketing cultural explora aspectos da cultura de um local ou região para fortalecer a comunicação empresarial com a sociedade. Neste artigo, vamos compreender melhor como isso ocorre e quais são os benefícios desse tipo de marketing. Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra!

O que é marketing cultural?

O marketing cultural é um conjunto de ações organizacionais que engloba conceitos culturais para comunicar produtos, serviços e marcas de uma empresa à sociedade. Por isso, a organização em questão deve conhecer a fundo a cultura e a sociedade em que está inserida, bem como os significados da sua comunicação ao público-alvo.

A maioria das ações de marketing tem como objetivo principal o lucro. O marketing cultural não nega esse objetivo, mas vai além dele. Nesse caso, há também a promoção da cultura, da arte, da história, da educação e da informação de maneira geral como um meio de aproximar-se do público e de estabelecer diferenciais sobre a concorrência.

Relativamente novo em relação a outras modalidades, o marketing cultural teve o seu início dos anos 1990, mas tem ganhado força exponencial desde então. Hoje em dia, ele é uma das principais ferramentas de branding, ou seja, da construção e do fortalecimento das marcas.

Toda empresa deseja ser vista como aquela que faz a diferença na vida do público, sendo que a cultura é uma dessas diferenças tão valorizadas. Isso não apenas torna as organizações mais conhecidas, como também agrega valor aos seus produtos e serviços.

Em que se baseia esse tipo de marketing?

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O marketing cultural é uma inovação e um incremento ao marketing tradicional, potencializando a capacidade de a empresa comunicar os seus valores à sociedade. No entanto, para que esse objetivo possa ser plenamente alcançado, há 3 conceitos fundamentais que compõem essa modalidade de marketing. Conheça-os a seguir:

  • Diferenciais competitivos: o marketing cultural é um diferencial competitivo, ou seja, um “critério de desempate” no coração e na mente do consumidor ao optar pela sua empresa, e não pela organização concorrente. Como a concorrência compete pelos mesmos clientes, é importante definir essas vantagens, de modo que sejam rapidamente percebidas pelo público;
  • Valorização da cultura: o marketing cultural não é apenas um discurso. É preciso que a empresa faça algo prático para valorizar a cultura nas suas diferentes formas: a música, a dança, as artes visuais, a literatura, o cinema, o teatro, a educação etc. Por isso, é importante valorizar a cultura local, pois é ela quem cria a identificação entre a empresa e o público-alvo;
  • Responsabilidade social: infelizmente, vivemos em um país em que o acesso à cultura não é tão fácil a todos. Há camadas sociais que têm maior dificuldade em acessar os bens culturais, de modo que as empresas que aderem a esse tipo de marketing devem tornar o processo mais fácil. Assim, o valor da marca é resultado da sua responsabilidade social e ambiental.

Quais são os tipos de marketing cultural que existem?

Para facilitar a compreensão do marketing cultural, podemos subdividi-lo em 4 categorias. Você vai descobrir quais são elas e quais são as suas principais características na sequência:

  • Marketing cultural de fim: nesse caso, os elementos culturais são utilizados em todas as etapas do marketing da empresa, incluindo a criação do produto ou do serviço, e não apenas a comunicação. Nesse tipo, o próprio produto é um bem cultural — livro, espetáculo, exposição etc.;
  • Marketing cultural de meio: nessa categoria, a empresa não comercializa um produto diretamente ligado à cultura, mas utiliza a temática nas suas campanhas de comunicação. É o caso de empresas que patrocinam eventos culturais, como espetáculos teatrais ou festivais de música;
  • Marketing cultural de agente: nesse caso, não é a própria empresa que adota ações de marketing cultural. É contratado um produtor cultural para analisar o mercado e identificar quais são as temáticas artísticas que estão em alta no momento para dar diretrizes criativas ao departamento na empresa;
  • Marketing cultural misto: por fim, nessa modalidade, ocorre um patrocínio de uma ideia cultural por duas ou mais organizações. São diferentes empresas que se unem em um projeto cultural que é benéfico para a imagem e para as vendas de todos os envolvidos.

Quais são os benefícios da utilização do marketing cultural pelas organizações?

O marketing cultural é um diferencial que as empresas utilizam. Ele ajuda no alcance do objetivo de marketing geral, que consiste em aumentar as vendas, a participação de mercado e a receita da empresa. No entanto, o meio utilizado para alcançar essa meta é a associação da marca a uma causa social ou cultural.

Essa associação pode ocorrer em algum dos mecanismos acima citados, desde que seja capaz de levar informação às pessoas e de promover, de alguma maneira, as manifestações culturais à população: música, dança, canto, cinema, teatro, artes plásticas, leitura, história, educação, e por aí vai.

Esse tipo de marketing favorece ações digitais, mas também as ações físicas, que são mais práticas, como os eventos. Assim, é possível aumentar o tempo de experiência das pessoas com as marcas, sobretudo quando essa experiência é positiva e prazerosa. Isso eleva o engajamento e o relacionamento com as pessoas, fortalecendo a marca aos seus clientes e potenciais clientes.

No Brasil, um dos casos mais famosos é o do Itaú Cultural, uma iniciativa do banco Itaú que promove diversas ações voltadas à valorização da cultura nacional, como incentivo à pesquisa, à preservação e à divulgação dos artistas brasileiros. Há um espaço para exposições, mostras e cursos sobre o tema.

E você, ser de luz, consegue pensar em outros exemplos do marketing cultural nas organizações? O que pensa sobre essa modalidade de marketing? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!