Mão segurando o relógio, uma metáfora do tempo

Studio 37/Shutterstock O tempo é precioso. Aprender a ser seu amigo e não seu escravo é essencial!

Dias atrás ouvi uma pessoa dizer que – o mês estava passando rápido. Fiquei com aquela frase em minha mente e resolvi escrever a respeito do tempo, pois adoro falar sobre este tema. Será mesmo que o tempo está passando mais rápido? Será que já não temos mais 24 horas, 7 dias ou 1 mês? Será que somos nós que estamos nos apressando, vendo tudo de outra forma e, na verdade, o tempo continua exatamente igual, com seus segundos, minutos e horas? Reflita!

Hoje, mais do que nunca, estamos tão atarefados, ocupados, com uma agenda que não cabe mais compromissos que, muitas vezes, pensamos não ter tempo. Mas pense comigo, se você vai preenchendo seus espaços, é natural que, no final das contas, acabe sentindo como se tudo estivesse passando muito rápido.

Quando estamos focados em nosso trabalho, em nossos compromissos, atividades domésticas, demandas familiares, relacionamento amoroso ou projetos pessoais, tudo ao nosso redor é como congelasse, pois estamos ocupados demais concentrados em realizar, criar, agir, entregar, atender… Dai, quando nos sobra um pouquinho de espaço para assumirmos o papel de observadores ou para simplesmente descansar, temos a impressão de que perdemos tempo ou de que ele passou sem que percebêssemos.

Ainda assim, acredite: você viveu 24 horas! Nem um minuto a menos, pois o tempo não mudou, mas sim a sua forma de se relacionar com ele, ou seja, quanto mais você preenche os espaços em sua agenda, maior é a sensação de que o dia, o mês ou o ano passou mais rápido do que o normal. Com isso, muitas vezes, vem ainda uma sensação sabotadora de que mesmo tendo feito um milhão de coisas, ainda não fizemos o suficiente. É onde também nasce às cobranças exageradas, os excessos de autoexigência, aquele cansaço que não passa, pois quando não nos damos um tempo também, acabamos por ter a impressão constante de que tudo está passando e, mesmo agindo, ainda estamos ficando, de certo modo, para trás.

Tempo, Tempo, Tempo…

Você gostaria de ter mais horas também? Mas me diga sinceramente para quê você gostaria de ter mais horas? Para poder descansar seu corpo e sua mente e se reenergizar ou para arrumar mais compromissos para fazer? Já pensou que pode ser o momento de rever sua agenda e avaliar se você realmente precisa fazer tudo, dar conta de tudo, estar em todos os lugares ao mesmo tempo? Aproveite para pensar em quanto do seu tempo é realmente seu. Quanto dele você dedica a você, ao autocuidado, a realização dos seus sonhos ou mesmo para simplesmente poder relaxar?

O tempo continua o mesmo, fomos nós que mudamos através de Chronos. Como ele é o senhor de tudo e, como nada vai mudar (as horas, os dias ou os anos) somos nós temos que aprender a sermos amigos dele e não mais os seus escravos. Isso quer dizer que é preciso olhar para si mesmo e se questionar se você realmente está aproveitando bem sua vida para ser a pessoa que gostaria e, acima de tudo, para ser melhor para si mesmo e alguém mais feliz.

PSC

Quando estamos atolados de compromissos e mais compromissos de todos os tipos nem percebemos o tempo que perdemos dando importância a coisas que, muitas vezes, só atrasam a nossa existência. Reveja sua agenda consigo mesmo, coloque prioridade em dar-se tempo, em construir seu universo e ser mais feliz aqui e agora, pois o presente é realmente tudo que temos para viver.

Coloque isso em prática e mande embora a sensação de que perdeu seu tempo quando fez um milhão de coisas, faça dele seu aliado e não seja mais seu escravo. Assim, sempre será um bom tempo!