A missão de um líder não é fácil. O ato de mobilizar um grupo de pessoas diferentes entre si e alinhá-las para a conquista de um objetivo comum é algo grandioso, que precisa ser reconhecido. Assim, nas empresas, nos grupos informais, nas famílias, nas comunidades, na política, na religião, entre outros contextos, um líder precisa ser alguém virtuoso.

As virtudes de um líder de sucesso são inúmeras. Provavelmente, teríamos que dedicar uns 10 artigos ao tema se quiséssemos ser realmente completos. Contudo, podemos resumir todas essas características nas 10 virtudes abaixo. Descubra quais são elas e desenvolva-as no seu dia a dia!

1. Empatia

A empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Um líder que faz isso com os seus liderados é um líder melhor, pois ele age como gostaria que o seu próprio líder agisse. A liderança envolve um lado muito humano, que exige compreensão, sensibilidade e a criação de vínculos com as pessoas. Por isso, o líder empático consegue atrair para perto de si os liderados, não pelo medo da autoridade, mas pela confiança. Por isso, a comunicação humanizada e atenta se faz necessária sempre.

2. Organização

Não dá para um líder ser desorganizado. A pessoa que ocupa esse posto precisa conhecer os seus liderados, definir objetivos, delegar tarefas, acompanhar o desenvolvimento de cada um, corrigir os erros, fazer avaliações de desempenho, dar feedbacks, tirar dúvidas, enfim, saber tudo o que cada um está fazendo. Como fazer isso sem organização? Impossível. É fundamental manter os espaços e as agendas bem organizados, de modo que todos saibam o que precisa ser feito e como fazer.

3. Pensamento estratégico

O pensamento estratégico é aquele que avalia os prós e contras de cada possibilidade de ação, escolhendo o caminho mais vantajoso. Por isso, o pensamento de um líder deve ser sempre estratégico, pois ele precisa tomar as melhores decisões possíveis, o que acontece com alguma frequência nesse cargo. Dessa forma, todo líder deve avaliar tudo aquilo que pode interferir na sua decisão, sempre com um olhar amplo e completo. A atenção aos detalhes e a cooperação dos colegas ajudam muito.

4. Objetividade

O dia a dia de um líder é muito agitado. Há sempre muito a se fazer, de modo que a comunicação de quem ocupa esses cargos deve ser extremamente clara e objetiva. Isso consiste em falar (ou escrever) as informações de forma completa, sem dar margem a qualquer tipo de dúvida, mas também sem perder tempo. Por isso, um bom líder, ao concluir as suas explicações, já tira as dúvidas dos seus liderados antes que comecem a trabalhar. Isso significa ser planejado e estratégico antes de agir.

5. Determinação

PSC

A determinação é um traço que precisa fazer parte das virtudes de um bom líder. Conforme citamos, é preciso tomar muitas decisões diariamente. Nesse sentido, o indivíduo deve pensar estrategicamente antes de fazer a sua escolha, mas não deve titubear ou permanecer na indecisão por muito tempo. É preciso ser ágil e dar respostas rápidas, como diversos contextos empresariais demandam. Uma decisão sábia na hora certa pode salvar uma empresa de uma crise ou evitar que ela ocorra.

6. Responsabilidade

As decisões tomadas por um líder impactam o seu departamento, a empresa como um todo e, dependendo do caso, até mesmo os empregos dos seus liderados. Isso significa que muita gente pode ser impactada pelas escolhas desse indivíduo — colegas, funcionários, clientes, sócios etc. Portanto, não há espaço para comportamentos imaturos e desnecessariamente arriscados. É preciso correr riscos, mas com prudência e responsabilidade. Não se pode ser impulsivo nesse cargo.

7. Energia

Estudar, ensinar, dar ordens, avaliar o progresso dos colaboradores, tomar decisões, motivar a equipe, dar feedback, resolver problemas: esse é o dia a dia de um líder. Para dar conta de tudo isso, ele precisa ter energia. Isso não significa ser autoritário ou agressivo, mas apenas saber se impor diante das situações, defendendo o seu ponto de vista e comunicando o que pensa sem medo. Liderar uma equipe demanda pulso firme e disposição para cumprir todas as responsabilidades da posição.

8. Carisma

Muita gente acha que isso é um detalhe, mas é fato que um líder carismático alcança os seus objetivos com muito mais facilidade. O carisma consiste em ser uma pessoa agradável, de confiança, que manifesta empatia e simpatia no dia a dia. Esse tipo de líder conquista a equipe e constrói um clima muito positivo no grupo. Já um líder sem carisma pode até conquistar os seus objetivos, mas porque a equipe é obrigada, e não porque ela está motivada. Sendo assim, seja carismático ao comunicar-se!

9. Inteligência

Ser inteligente não necessariamente significa ser um gênio do português ou da matemática. Para isso, basta ter conhecimentos na sua área de atuação e colocá-los em prática. Por isso, um bom líder nunca para de adquirir conhecimentos. Ele está sempre acompanhando as notícias, lendo, participando de eventos da área, realizando cursos etc. Além disso, ele também incentiva e explica a importância desse comportamento a todos os membros da sua equipe, construindo um time vencedor.

10. Humildade

Por fim, não poderíamos deixar de falar de um traço importantíssimo para os líderes, que é a humildade. Ser humilde significa compreender que não é porque você está em um cargo de destaque que você é melhor do que todo mundo. Você também erra e precisa admitir. Você também precisa reconhecer os méritos dos demais membros da sua equipe. Você precisa entender que, em alguns assuntos, haverá pessoas do seu time mais qualificadas do que você. Um líder sem humildade é um chefe, mas não um líder.

Os 10 traços acima são as virtudes essenciais de um bom líder. Como citamos, elas não esgotam tudo aquilo que uma pessoa que assume essa posição deve desenvolver e demonstrar diariamente, mas podem ser tomadas como um bom ponto de partida. Coloque essas virtudes em prática, seja você um líder ou não!

E você, querida pessoa, consegue pensar em outras virtudes que devem compor o perfil de um líder de sucesso? Quais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!