Você já ouviu falar em procrastinação? Talvez o nome seja novo para você, mas o significado é um velho conhecido. Procrastinar nada mais é do que adiar a realização das atividades, geralmente aquelas que são mais importantes e/ou mais desagradáveis.

Sabe aquele relatório chato e complicado que o chefe pediu para sexta-feira e você adia até o último minuto? Então, esse constante adiamento consiste na procrastinação. Trata-se de um hábito muito comum e muito terrível, pois nos leva a fazer as coisas no último momento, o que quase sempre nos leva a uma queda na qualidade de execução das tarefas e até mesmo na perda de valiosas oportunidades.

Mas, afinal de contas, por que isso ocorre? Será que o ato de procrastinar está na essência do ser humano? A seguir, você vai conferir 5 motivos pelos quais as pessoas procrastinam. Boa leitura!

5 principais causas para a procrastinação

1. Confiança excessiva

Pode parecer estranho, mas o excesso de confiança pode levar as pessoas à procrastinação. Quando uma tarefa parece fácil ou rápida, as pessoas não a tomam como prioridade e não dão a ela a devida importância. Uma ida ao dentista, por exemplo, é algo simples, mas que as pessoas adiam, a menos que estejam diante de um problema mais sério. No entanto, quando adiamos a resolução de problemas simples, aí sim eles podem se tornar mais graves.

2. Medo da mudança

A mudança é um fator que desperta medo nas pessoas, pois é natural do ser humano temer o desconhecido. No entanto, devemos ter em mente que muitas dessas mudanças são para melhor. Pedir demissão de um emprego ruim e colocar um fim a um relacionamento tóxico são decisões que geram algum medo, mas que são fundamentais para quem deseja uma vida mais feliz. O medo de sofrer ao tomar uma decisão nos leva a adiar a escolha a fazer, o que só aumenta o sofrimento.

3. Medo do fracasso

Você já percebeu que há momentos na vida em que adiamos ao máximo iniciar uma atividade porque temos um medo enorme de fracassar? Adiamos o curso de inglês, a aula de informática, a matrícula na academia, a dieta e até mesmo o pedido de casamento, pelo medo de que esses planos não deem certo. Mas como descobrir se eles vão dar certo ou não se não tentarmos? A ansiedade, ou seja, a antecipação do sofrimento, nos leva à procrastinação, isto é, ao adiamento das nossas tarefas.

4. Instabilidades emocionais

PSC

A preguiça pode ser causa da procrastinação, mas também devemos levar em consideração que ela pode ter causas mais sérias. O estresse, a ansiedade, a depressão e até mesmo o cansaço físico e mental podem potencializar a procrastinação. Nesse caso, é essencial apurar as causas e iniciar um tratamento para esses transtornos da mente. Quando resolvemos essas questões, readquirimos o equilíbrio emocional, o que nos leva ao fim da procrastinação.

5. A ideia da falta de tempo

A vida é corrida para todo mundo, mas a verdade é que nós sempre encontramos tempo para aquilo que tomamos como prioridade. Se você não encontra meia hora por dia para estudar inglês ou 5 minutinhos diários para meditar, provavelmente você ainda não se deu conta da importância dessas atividades para você. Portanto, analise os seus objetivos e verifique se as suas atividades são prioridades. Se você está adiando algo importante alegando falta de tempo, pode ser procrastinação.

Como vencer a procrastinação?

O problema de procrastinar é que nós sempre acreditamos que haverá um momento futuro em que nós estaremos mais preparados e dispostos para fazer o que devemos. O problema é que esse “momento mágico” não chega porque não existe. Quando nos damos conta, estamos a 2 horas de entregar o relatório para o chefe, e aí fazemos tudo correndo, sem a mesma qualidade que entregaríamos se tivéssemos feito a atividade aos poucos e sem pressa.

A procrastinação pode se fazer presente em todas as áreas da nossa vida: pessoal, profissional, social, amorosa, financeira etc. Por isso, é essencial reconhecer logo o problema e apurar as suas causas (conforme levantamos acima) para resolver a questão o quanto antes. Para ajudar você, separamos 3 dicas úteis no combate à procrastinação. Confira!

1. Comece aos poucos

Ao lidar com tarefas mais complexas, uma maneira de amenizar a vontade de desistir ou de procrastinar é fazê-la aos poucos. Se o seu chefe lhe deu um prazo de 5 dias para fazer um relatório, não espere que apareça uma vontade mágica de fazer tudo no 5º dia. Planeje-se desde o início, de modo que você possa fazer um pouquinho por dia.

Assim, você não vai se cansar tanto e ainda vai conseguir acompanhar o seu progresso, o que é um importante fator motivacional. É sempre uma boa ideia dividir um grande objetivo em pequenas metas, que possam ser sucessivamente alcançadas. Isso cria um efeito psicológico de que a tarefa não é assim tão complexa.

2. Crie recompensas

“Se eu terminar essa página do relatório hoje, vou comer uma barra de chocolate”. “Se eu conseguir ir à academia todos os dias dessa semana, comprarei uma roupa nova no sábado”. “Se eu conseguir fazer a faxina de que a minha casa tanto precisa nessa semana, farei um passeio bacana no domingo”.

Esses são alguns exemplos de como pequenas recompensas podem ser elementos de motivação para que não adiemos as nossas obrigações. Nesse caso, defina como prêmio algo de que você realmente gosta, mas peça para que alguém fique de olho em você, o estimulando a realizar a sua obrigação.

3. Defina os seus processos

Por fim, uma dica bacana para evitar a procrastinação é a organização. Arrume o seu espaço físico, organize os arquivos digitais do seu computador, compre uma agenda e defina dias e horários para as suas tarefas. Essa organização produz uma sensação de que você está no controle da situação, o que o ajuda a não procrastinar.

Defina, por exemplo, que a segunda-feira é o dia de responder a todos os e-mails ou que a terça-feira é o dia de pagar as contas. A rotina e previsibilidade tornam o dia a dia mais organizado, o que faz com que gastemos menos energia na hora de planejar e de executar as nossas tarefas. Apenas não queira fazer tudo de uma vez só, o que será cansativo e frustrante.

Neste artigo, você conferiu as principais razões que estão por trás do ato de procrastinar, bem como algumas dicas para vencer a procrastinação. Coloque-as em prática e não deixe para amanhã aquilo que você pode fazer hoje. O seu “eu de amanhã” agradece.

E você, ser de luz, o que tem feito para evitar a procrastinação? Tem mais alguma recomendação que queira compartilhar conosco? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!