Solidão e solitude são duas palavras da língua portuguesa que frequentemente são empregadas como sinônimos. No entanto, existem, sim, algumas diferenças básicas entre elas. Enquanto uma pode ser bastante produtiva e benéfica, a outra faz mal à saúde física e mental. E você, já tem alguma noção de qual é qual?

Neste artigo, você vai compreender o significado das duas palavras para entender a diferença que existe entre elas. Também conferirá algumas sugestões sobre o que fazer para aproveitar melhor o tempo que você passa apenas na sua própria companhia. Preparado? Então, vamos lá!

O que é a solidão?

A solidão é o estado de quem está sozinho, isto é, na ausência da companhia de outras pessoas. Esse estado não apareceu para a pessoa por uma escolha dela, mas por acontecimentos da vida. Pode ser que muitos dos seus familiares tenham morrido, que ela tenha dificuldade de fazer amigos, que o namorado a tenha abandonado, entre outras questões.

Por esse motivo, a palavra “solidão” tem um significado negativo na sua essência. O indivíduo que se identifica em estado de solidão está sozinho e descontente com essa situação, ou seja, sofre porque gostaria de estar com outras pessoas. 

O ser humano é um ser naturalmente social, que aprendeu a evoluir em grupos (em famílias, em amigos, em casais, em vizinhanças, em empresas etc.). Por isso, o isolamento involuntário de outros indivíduos pode privar essa pessoa de carinho, de afeto e de alguém com quem dividir as suas tristezas e alegrias. Esse é o pensamento de quem vive em solidão, o que pode desencadear baixa autoestima, tristeza, entre outros problemas de ordem psicológica.

A solidão pode, segundo os cientistas, provocar diversos problemas de saúde física também, como o enfraquecimento do sistema imunológico (que nos deixa mais suscetíveis a infecções em geral) e a elevação dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse). Pesquisas apontam que a geração millennial, composta pelos nascidos nos anos 1980 e 1990, parece ser a mais atingida pela solidão.

PSC

O que é a solitude?

Por outro lado, existe a chamada solitude, que é a solidão voluntária. Nesse caso, a pessoa está momentaneamente sozinha porque escolheu estar assim. Isso não quer dizer que ela não tenha amigos, familiares ou outras pessoas na sua vida. Ela apenas deseja estar, durante aquele período específico, gozando exclusivamente da sua própria companhia.

A solitude é um estado temporário, voluntário e positivo; ao contrário da solidão, que é involuntária, negativa e que tende a ser mais duradoura. Quem tem momentos de solitude está, na verdade, dando uma resposta a certas ideias que circulam na sociedade de que é impossível ser feliz por conta própria.

Na verdade, todos nós podemos aproveitar esses momentos a sós. É triste viver em isolamento 100% do tempo, mas um tempinho aproveitando somente a nossa própria companhia pode ser algo muito agradável e relaxante, se soubermos aproveitar. Dessa forma, a solitude é o estado de quem deseja estar só, mas que sabe que poderá contar com outras pessoas quando quiser.

Esse estado é até importante para favorecer a nossa independência e a nossa autonomia. Pessoas que vivenciam momentos de solitude de vez em quando são menos dependentes das outras pessoas (material e emocionalmente), o que as ajuda a construírem relacionamentos mais saudáveis — nas famílias, nos círculos de amizade, nas relações amorosas e até no trabalho.

A Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional até mesmo recomenda que as pessoas passem algum tempo sozinhas diariamente, pois isso também traz benefícios à sua autoconfiança e ao seu autoconhecimento.

10 maneiras de aproveitar bem o seu tempo de solitude

Agora que você já compreende a diferença entre esses dois termos, é claro que você vai querer alguns momentos de solitude, mas não de solidão, não é mesmo? Quer saber como aproveitar da melhor maneira o seu momento de solitude? Então, confira as 10 sugestões que elencamos a seguir.

  1. Meditar

A meditação é uma técnica em que a pessoa encontra um local tranquilo para passar um tempo sozinha. Sentada ou deitada, ela apenas respira de forma consciente, observando os pensamentos que passam pela sua mente, sem apegar-se a nenhum deles. Em longo prazo, a meditação reduz a ansiedade e promove relaxamento e autoconhecimento. Essa prática tem sido recomendada até mesmo por médicos e psicólogos como uma importante ferramenta de promoção de qualidade de vida.

  1. Trabalhar

Algumas pessoas utilizam o tempo que têm sozinhas para organizar o dia seguinte e até mesmo para adiantar o que for possível no trabalho. O silêncio da solitude mantém a mente mais calma e serena, o que facilita a concentração e a dedicação às atividades. Por isso, aproveite esses momentos para organizar a sua agenda, responder os e-mails recebidos, fazer tarefas mais burocráticas e adiantar as suas demandas profissionais. O seu dia seguinte será muito mais organizado e produtivo.

  1. Estudar

Assim como o trabalho, o estudo também é beneficiado pela solitude. Ficar sozinho em um local silencioso e tranquilo é muito propício ao estudo. Isso ocorre porque, nesses momentos, ficamos livres das distrações que as outras pessoas provocam. Assim, fica mais fácil ler, interpretar e assimilar os conteúdos, mesmo os mais complexos. Ainda que você não esteja mais na escola ou na faculdade, aproveite o momento para reciclar os seus saberes profissionais ou aprender algo do seu interesse.

  1. Ter hobbies

Os hobbies são aquelas atividades que fazemos por prazer. Se você estiver sozinho, elas podem ser um grande auxílio para preencher o seu dia com atividades que o deixem mais feliz. Cuidar de plantas e animais, praticar esportes, ler, dançar, desenhar, pintar, escrever, fazer crochê e até mesmo cozinhar podem ser atividades divertidas nesses momentos. Os hobbies são muito benéficos para a sua inteligência e para a sua saúde mental, pois promovem concentração e relaxamento.

  1. Refletir

Os momentos em que estamos a sós também são benéficos para a reflexão. Sem interferências externas, podemos mergulhar nos nossos próprios sentimentos, pensamentos e atitudes. Isso nos possibilita chegar a determinadas conclusões e decisões sobre os rumos que desejamos tomar em nossas vidas. Assim, aproveite o momento de solitude para encontrar a solução para aquele problema que está tirando o seu sono. Esses momentos também ajudam a promover autoconhecimento.

  1. Encontrar-se espiritualmente

Aproveitando o gancho da reflexão, a solitude também pode ser a oportunidade ideal para quem deseja encontrar e vivenciar a sua espiritualidade de forma mais intensa. É mais fácil e proveitoso ler, orar, meditar e refletir sobre assuntos espirituais quando estamos a sós. Isso facilita a nossa conexão com as crenças que temos naquilo que não se pode ver. Por isso, utilize esses momentos para orar, fazer uma leitura religiosa, cantar, enfim, vivenciar a sua espiritualidade de forma mais livre e intensa.

  1. Ler

A leitura também é sempre beneficiada quando estamos em silêncio. Ler nada mais é do que imaginar e dar vida a cada frase, dentro das nossas próprias mentes. Podemos ler poemas, notícias, biografias e ficção, por exemplo. O que quer que estejamos lendo pode ser mais facilmente imaginado e compreendido quando estamos a sós. Além disso, essa é uma ótima maneira de passar o tempo. Assim, aproveite a solitude para exercitar esse hábito que é tão saudável e edificante na formação do ser humano.

  1. Ouvir música

É muito legal apreciar a música em uma festa ou em um concerto, quando podemos viver esse momento com amigos e familiares. No entanto, a experiência de ouvir música sozinho também pode ser extremamente agradável. Podemos sentir melhor a melodia, prestar atenção na letra com mais cuidado e mergulhar no som, pensando na nossa própria vida. Deixe a imaginação fluir e aproveite a solitude para extrair o que as suas músicas favoritas podem oferecer.

  1. Praticar o autocuidado

O autocuidado é aquele momento em que uma pessoa cuida com carinho de si mesma. Fazer uma refeição gostosa, praticar uma atividade física, tomar um banho relaxante, fazer massagem em si mesmo, colocar uma roupa confortável e relaxar são excelentes atividades de autocuidado que podemos fazer a sós. Na correria do dia a dia, temos tantas obrigações a cumprir que acabamos nos esquecendo de cuidar de nós mesmos. A solitude é uma ótima oportunidade para praticar esse autocuidado.

  1. Não fazer nada

Por fim, o último item da nossa lista pode ser uma surpresa para você, mas não fazer nada também é uma opção. O tempo produtivo é essencial, mas tão essencial quanto ele é o nosso período de descanso. Sim, o ócio também tem uma função de existir. É nele que recuperamos as nossas energias físicas e mentais para o próximo período produtivo. Portanto, aproveite a solitude para dormir, cochilar ou fazer qualquer coisa sem muito significado. Descanse e revigore as suas energias!

Agora você já compreende que a solidão é o ato de estar sozinho sem escolha, enquanto a solitude significa estar sozinho por vontade própria. Que a solidão passe longe de você, mas que você saiba abraçar os momentos de solitude com criatividade!

E você, ser de luz, tem passado por períodos de solidão ou de solitude? Como tem lidado com eles? Deixe o seu comentário a seguir, pois ele pode servir de aprendizado para os outros leitores do blog. Por fim, se este artigo fez sentido para você, lembre-se de compartilhá-lo com quem mais estiver precisando desta reflexão, por meio das suas redes sociais!