Você já ouviu falar que você é aquilo que você come? Isso é a mais pura verdade. Todos os nutrientes dos alimentos consumidos por você passam a compor cada célula do seu organismo, impactando diretamente a sua saúde física e mental.

Portanto, precisamos garantir que a nossa alimentação seja equilibrada, de modo a fortalecer todos os sistemas que compõem o nosso organismo. Sem que eles estejam funcionando plenamente, fica difícil ser ativo e produtivo no trabalho. Contudo, alimentar-se bem é um desafio no estilo de vida contemporâneo.

Neste artigo, você vai conferir algumas recomendações de alimentação para obter um dia a dia produtivo, com bom desempenho profissional. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Por que a alimentação saudável melhora o desempenho profissional?

O corpo e a mente precisam de energia para funcionar. Por isso, é necessário alimentar-se com regularidade e com qualidade, já que o alimento é a nossa fonte de energia e de demais nutrientes. Tudo aquilo que o corpo absorve cai na corrente sanguínea e é levado a cada célula do corpo, nos mantendo ativos, saudáveis e conscientes.

Uma alimentação pobre ou insuficiente nos torna mais suscetíveis a doenças diversas, pois enfraquece o organismo, inclusive o sistema imunológico. Além disso, hábitos alimentares ruins podem prejudicar a saúde gastrintestinal e cardiovascular. Por fim, precisamos ressaltar que o cérebro é o órgão que mais consome energia, de modo que problemas alimentares certamente prejudicam o nosso processamento de ideias, pensamentos, emoções, planos, decisões, comunicações, análises e atitudes.

6 dicas para uma alimentação positiva, com um bom desempenho profissional

Agora que você já compreende a importância da alimentação para a produtividade e para a saúde, é hora de conferir algumas dicas para adquirir hábitos alimentares saudáveis.

1. Não pule refeições

PSC

Especialmente nas grandes cidades, em que a correria é a característica-chave do dia a dia, algumas pessoas têm o hábito de pular refeições, como o café da manhã, o almoço ou o jantar. Ficar muito tempo sem alimentar-se pode desequilibrar diversos sistemas do organismo, como a pressão arterial, o nível de glicemia, as capacidades de atenção e até mesmo o seu estado de humor. Portanto, mesmo que haja muitos compromissos, certifique-se de encontrar uns minutinhos para alimentar-se.

2. Respeite os horários de alimentação

O ideal, segundo os especialistas, é que as pessoas se alimentem sempre na mesma hora, pois o organismo gosta de ter rotina. Se você almoça às 12h de segunda a sexta, provavelmente vai sentir fome às 12h no sábado e no domingo também. Mudanças de rotina, em que a pessoa se alimenta em horários diferentes a cada dia, podem deixar o organismo “confuso”. Assim, tenha uma rotina que permita que você se alimente com regularidade. Uma fruta entre as refeições também é uma boa dica!

3. Evite comidas industrializadas

Os fast foods e as comidas industrializadas em geral apresentam um teor muito alto de açúcares, sódio e gorduras, o que tende a tornar a digestão mais lenta e a prejudicar o funcionamento de diversos órgãos, como os rins, o fígado e o sistema cardiovascular como um todo. Por isso, evite esse tipo de alimentos. Se desejar comer um doce ou um lanche, abra uma exceção aos fins de semana, mas seja mais regrado de segunda a sexta-feira. Além disso, exercite-se diariamente, OK?

4. Diversifique os nutrientes consumidos

Cada alimento apresenta uma composição específica. Alguns são ricos em potássio, outros em magnésio, outros em proteínas, e por aí vai. O fato é que o corpo humano necessita de tudo aquilo que encontramos na natureza, com moderação. Portanto, a melhor estratégia é manter uma dieta balanceada, ou seja, comer um pouquinho de tudo e diversificar os alimentos ao longo dos dias, sem exagerar em nada. Isso garante que você obtenha todos os nutrientes de que precisa. São eles:

  • Carboidratos: fontes de energia, como pães, arroz, mandioca e batata;
  • Proteínas: compostos orgânicos que compõem o organismo e exercem diversas funções, estando presentes nas carnes, nos vegetais, nas sementes, nos ovos, no leite e derivados;
  • Gorduras: elementos que compõem as membranas celulares, auxiliam na produção de hormônios e mantêm a saúde da pele e dos cabelos, encontrados em carnes, nozes, azeite, abacate e peixes;
  • Vitaminas: micronutrientes que exercem funções específicas no organismo, encontradas, sobretudo, nas frutas, nas verduras, nos legumes, nos grãos, nos cereais e nas carnes;
  • Sais minerais: essenciais ao metabolismo e a diversas funções do organismo, sendo encontrados em vários alimentos. Exemplos: sódio, cálcio, potássio e ferro.

5. Hidrate-se adequadamente

Além dos alimentos, também é fundamental manter-se bem hidratado. A água é a substância que compõe a maior parte do organismo (sangue, células, órgãos etc.), sendo fundamental para o transporte de substâncias (como o oxigênio e os nutrientes), controle da temperatura, auxílio na digestão e eliminação de toxinas.

Os sucos e chás também podem ser bebidos com moderação. Evite os refrigerantes e bebidas alcoólicas, mas, se realmente desejar, consuma-os aos fins de semana. Quanto ao café e às bebidas energéticas, você até pode consumi-los, mas com moderação e de preferência pela manhã, de modo que isso não prejudique o seu sono.

6. Se necessário, procure ajuda profissional

Se julgar necessário, converse com um nutricionista ou nutrólogo para ajudá-lo na definição de uma dieta adequada ao seu estilo de vida e aos seus objetivos (emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar os níveis de energia ao longo do dia, melhorar a digestão, dormir melhor, prevenir doenças em geral etc.). Esses profissionais analisam cada caso e recomendam os alimentos mais nutritivos para o indivíduo, bem como fazem algumas restrições, apontando o que deve ser evitado.

As 6 dicas acima certamente farão de você alguém mais saudável física e emocionalmente. Com a nutrição adequada e com uma digestão tranquila, você conseguirá trabalhar com foco e concentração, sem distrações, dores, cansaço, sonolência e doenças. Alimente-se de forma equilibrada, hidrate-se bem e veja a sua energia e a sua produtividade aumentarem consideravelmente!

E você, querida pessoa, como avalia os seus hábitos alimentares? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!