Quem eu sou? De onde eu vim? Por que eu estou aqui? Essas perguntas são existencialistas, e todo mundo passa por esses questionamentos de tempos em tempos. Na verdade, elas são o ponto de partida do trabalho de filósofos, líderes religiosos e demais pensadores da história da humanidade.

Mas se Deus colocou você neste mundo e neste momento, algum motivo existe para isso, concorda? A descoberta desse motivo é o que chamamos de propósito de vida. Neste artigo, vamos entender a importância desse propósito e quais são as principais recomendações para descobri-lo e vivenciá-lo. Continue a leitura a seguir e saiba mais!

A importância de um propósito de vida

O mundo tem mais de 8 bilhões de pessoas. Será mesmo que cada uma delas é necessária? Sim. Deus conhece cada um de nós pelo nome e na essência. Ele sabe quais são os nossos objetivos, desejos, medos, forças e pontos de melhoria. Por isso, ele nos colocou neste mundo justamente para que possamos concretizar o nosso propósito de vida, em busca de evolução contínua.

No meio desses 8 bilhões de pessoas, cada indivíduo tem os seus traços particulares: personalidade, conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, e por aí vai. As diferenças existentes entre cada um de nós são o que nos fortalece enquanto sociedade. O que um não sabe, o outro complementa, e é devido a essa dinâmica que nós precisamos uns dos outros. Ninguém é autossuficiente.

Por isso, querida pessoa, você não está aqui à toa. O mundo precisa de você. Alguém precisa de você. Do jeitinho que você é. Na sua vida cotidiana, no seu emprego, no seu convívio, você é capaz de concretizar o seu propósito de vida e tornar o mundo um lugar melhor.

Muita gente acredita que a descoberta do propósito só existe para quem faz coisas grandiosas, como ser presidente de uma multinacional ou escalar o Everest. Isso não é verdade. Todo ser que habita este planeta tem uma missão a cumprir, dentro das suas possibilidades.

5 lições para uma vida com propósito

PSC Renascimento

Talvez você que agora lê este artigo esteja pensando que todo mundo já sabe o seu propósito de vida, menos você. Ledo engano. A maioria das pessoas simplesmente cumpre obrigações, sem se preocupar se estão ou não vivendo o seu propósito e progredindo, dia após dia, nas diferentes áreas da vida.

Por isso, se você acessou este blog, talvez você já seja alguém diferenciado, mais interessado e, portanto, mais próximo da conquista do seu propósito de vida. Para ajudá-lo nessa missão, separamos as 5 lições a seguir. Confira!

1. Olhe para si

A descoberta do propósito de Deus para você depende, em primeiro lugar, de olhar mais para si mesmo. Sempre há sinais e indícios que apontam o caminho, mas, para isso, é necessário investir em autoconhecimento.

O que você faz bem? O que você gosta de fazer? Quais são as suas características que as outras pessoas mais admiram e precisam? Quais são os ambientes e atividades em que você se sente mais confortável? Quais são os seus valores?  Responder a essas perguntas, analisando a sua trajetória de vida, é o meio mais eficaz para encontrar o seu propósito de vida.

2. Faça tudo da melhor maneira que puder

Muita gente pensa que vai encontrar o seu propósito de vida quando tiver sucesso, quando for grande na carreira, quando tiver dinheiro, e por aí vai. Na verdade, tudo isso são consequências de um propósito colocado em prática, e não etapas para alcançá-lo. Por isso, comece onde você está e dê o seu melhor desde já. Os progressos serão consequência do seu desempenho, não importa onde você esteja.

Uma grande pedagoga, diretora de uma universidade internacionalmente reconhecida, que se tornou um dos maiores nomes da educação mundial pode ter começado a sua trajetória alfabetizando crianças no jardim de infância do bairro. Ela não encontrou o seu propósito educacional depois de crescer na carreira. Ela cresceu na carreira PORQUE encontrou o seu propósito educacional, dando o melhor de si desde o início.

3. Não copie o que o outro já faz

Ao longo da vida, você certamente terá referências e exemplos a serem seguidos. No entanto, utilize essas pessoas apenas como inspiração ou fonte de conhecimentos, sem se esqueça de trilhar o seu próprio caminho. Se fosse para fazer o que outra pessoa já faz, você não existiria, não é mesmo?

Deus colocou você no mundo para ser você, e não uma cópia de outro alguém que já existe. Um jogador de futebol, por exemplo, certamente terá ídolos como inspiração. Todavia, ele deverá trilhar o próprio caminho para concretizar o seu propósito. Se as pessoas apenas copiassem o que outros já fizeram antes delas, o mundo jamais avançaria, concorda? Seja você mesmo!

4. Veja significados em cada ação

A conquista de um propósito de vida tem a ver com encontrar significado em tudo aquilo que você faz. Se os seus dias são todos iguais, marcados pela monotonia, pelo desânimo e pela falta de sentido nas suas ações, você não está vivendo o seu propósito.

Nesse caso, você está agindo como um robô, como fazem milhões de pessoas em todo o mundo. Sem autoconhecimento e sem as reflexões que citamos acima, esses indivíduos apenas cumprem obrigações e fazem o que todo mundo já faz, sem pararem para refletir se esse estilo de vida de fato os faz felizes.

5. Vivencie a sua espiritualidade

Por fim, se Deus o colocou aqui no Planeta Terra, lembre-se de comunicar-se com ele. Estreite a sua relação e a sua vivência com a espiritualidade. Não importa em que você acredita, vale a pena crer que entre o Céu e a Terra existem mais coisas do que nós podemos ver.

Por isso, independentemente da sua tradição religiosa ou da sua individual, permita-se viver essa área tão importante da sua vida. Ela pode auxiliá-lo verdadeiramente no encontro desse sentido que você busca e desse propósito de vida tão nobre.

Concluindo, o propósito de Deus para você é um questionamento que somente você poderá responder. Para isso, é necessário mergulhar no autoconhecimento, na autonomia, na vivência espiritual, na dedicação e na busca por um significado naquilo que você executa diariamente. Você não precisa ser grande para ter um propósito, mas você precisa ter um propósito para ser grande. Mãos à obra!

E você, ser de luz, já encontrou o seu propósito de vida? Como tem agido para encontrá-lo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!