O marketing é uma área de vital importância para as empresas, pois executa ações estratégicas que unem os produtos e serviços ofertados aos seus potenciais compradores. Mas você sabia que as pessoas também podem investir no chamado marketing pessoal?
Sim, você pode agir “como uma empresa” na hora de mostrar as suas qualidades aos outros, o que é extremamente útil na vida profissional. O trabalhador autônomo, em particular, precisa investir nesse setor, afinal de contas, ele precisa ser visto e agir com persuasão para conquistar clientes. Vamos entender melhor o que é e qual é a importância do marketing pessoal para esse profissional no artigo a seguir. Confira!
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O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal é um conjunto de estratégias que um indivíduo executa sobre si mesmo para que seja mais atrativo às empresas e à sociedade em geral na hora de conquistar os seus objetivos.
De forma semelhante às empresas, aquele que investe em marketing pessoal cuida da aparência física, da imagem, da forma como se comunica, da formação acadêmica, da reputação e de diferentes estratégias para divulgar os seus conhecimentos e habilidades. A gestão da própria imagem individual é um fator importante em qualquer área da vida, mas, sobretudo, na vida profissional.
Você seleciona uma roupa mais “profissional” antes de uma entrevista de emprego? Constrói um currículo organizado? Divulga os seus serviços em sites e redes sociais? Investe em cursos e treinamentos continuamente? Procura melhorar a sua comunicação para ser visto e reconhecido no ambiente de trabalho? Então, saiba que você já investe em marketing pessoal, pois todas essas são estratégias reconhecidas.
Cuidar da própria reputação é muito importante para atingir as suas metas, como obter um emprego, recolocar-se profissionalmente, abrir a própria empresa, conquistar clientes, enfim, tornar-se uma referência em uma área específica, assim como fazem as empresas.
Por que o marketing pessoal é importante para os profissionais autônomos?
Se as estratégias de marketing pessoal já são importantes para qualquer pessoa que deseja ter bons resultados no mercado de trabalho, o que dizer do profissional autônomo? Nesse caso, a pessoa é uma empresa e depende fundamentalmente desse tipo de marketing para sobreviver e prosperar. Confira as principais razões pelas quais esses trabalhadores devem investir no marketing pessoal.
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Construção de marca pessoal
O profissional autônomo deve enxergar a si mesmo como uma empresa, fortalecendo o seu nome, desenvolvendo uma identidade institucional e até mesmo criando elementos do marketing corporativo — logotipo, slogan, missão, visão, valores, objetivos etc. Esse processo gera profissionalização e visão estratégica de negócios, contribuindo para a construção de uma marca valiosa. As marcas, como se sabe, facilitam a divulgação das empresas e aumentam a sua competitividade no mercado.
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Geração de confiança
Quando um profissional autônomo tem uma marca, um website, páginas oficiais nas redes sociais, enfim, uma estrutura quase corporativa, esse conjunto de fatores contribui para gerar mais confiança no público em geral. Para isso, o profissional pode produzir conteúdos que ajudam o potencial cliente nas suas necessidades e que divulgam os produtos, os serviços e os diferenciais desse profissional. Ao conhecer a pessoa por trás da empresa, as pessoas ficam mais seguras para fechar negócio.
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Destaque em mercados competitivos
Quando você entra em um shopping, em um supermercado e até na internet, identifica uma profusão de marcas de diferentes segmentos competindo entre si por um espaço. No caso dos profissionais autônomos, não é diferente. É preciso competir com as empresas e até com outras pessoas físicas que atuam na mesma área. Nesse sentido, o marketing pessoal faz a diferença, já que ajuda as pessoas a divulgarem as suas habilidades, experiências e diferenciais para atrair clientes.
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Networking eficiente
Outro pilar do marketing pessoal é o networking, ou seja, a arte de construir e cultivar uma rede de contatos valiosa e importante para os negócios. A presença nas redes sociais e nos eventos presenciais do setor de atuação é um fator importante para que o profissional autônomo divulgue a si mesmo. O simples ato de distribuir um cartão nesses eventos e conversar com as pessoas podem atrair clientes e até parcerias profissionais que solidificam e expandem os negócios.
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Captação de clientes
O objetivo do marketing em qualquer empresa é estudar o mercado e desenvolver estratégias para atrair o público-alvo, de preferência com mais eficácia do que os concorrentes. Isso é exatamente o que o marketing pessoal faz pelos trabalhadores autônomos. Aqueles que têm estratégias de divulgação mais eficazes alcançam mais pessoas e conquistam a confiança delas com mais facilidade. Deixar a informação acessível à sociedade é uma prova de qualidade e de boa reputação, o que faz a diferença.
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Fidelização de clientes
Além da captação, outra função do marketing é a fidelização do cliente, ou seja, a satisfação de quem comprou algo, motivando essa pessoa a comprar outras vezes o produto ou serviço em questão, sempre da mesma empresa. Para isso, o trabalhador autônomo deve construir um relacionamento com os clientes, mantendo-se sempre em contato para oferecer suporte, tirar dúvidas e anunciar novos produtos. A informação, a interação e o engajamento incentivam a lealdade e a relação em longo prazo.
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Reputação online
Os profissionais autônomos podem até ter um ponto físico de trabalho, mas é mais comum que utilizem a internet para divulgar os seus conhecimentos e competências. O marketing pessoal ajuda a construir essa reputação online, o que depende fundamentalmente da produção de conteúdo relevante. É para isso que existem os websites, os blogs, as redes sociais, os e-mails, entre outros canais digitais de divulgação e de relacionamento. São meios de mostrar tudo o que o profissional sabe.
Como podemos perceber, são muitos os benefícios do marketing pessoal para o trabalhador autônomo. Em um mar de concorrentes, trata-se de um conjunto de ações estratégicas que geram visibilidade, atratividade e diferenciais competitivos. Se você é um profissional nessas condições, jamais negligencie esse fator.
E você, ser de luz, investe no seu marketing pessoal? Quais estratégias utiliza? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!