É sabido que o processo de aquisição do conhecimento não ocorre da mesma forma para todas as pessoas. Por isso, quando falamos em educação corporativa, e até mesmo em educação básica, as trilhas de aprendizagem têm se fortalecido como instrumentos de adequação, respeito à individualidade, motivação e autonomia no processo de aprendizagem.
Mas em que consiste esse processo? Quais são os benefícios que ele tem a oferecer às organizações? Quais são os modelos existentes? Como podemos desenvolver uma trilha de aprendizagem de sucesso? É o que você vai conferir neste artigo. Continue a leitura e saiba mais!
Contents
Trilha de aprendizagem: o que é?
A trilha de aprendizagem é um modelo educacional em que o aluno pode escolher os conteúdos e métodos que mais sejam úteis e benéficos às suas necessidades. Assim, uma trilha de aprendizagem de língua portuguesa, por exemplo, pode ser utilizada por um estudante em fase pré-vestibular. Ele pode selecionar os tópicos em que precisa reforçar os seus estudos, como literatura brasileira, gramática ou técnicas de redação, por exemplo.
Em geral, as plataformas que oferecem trilhas de aprendizagem são digitais e bastante interativas, incluindo aulas expositivas, vídeos, quizzes, testes, infográficos, gamificação, entre outros recursos que tornam o processo mais dinâmico e atrativo. Elas estão presentes em algumas escolas, universidades e empresas.
Qual é a importância desse processo?
Nas instituições de ensino, as trilhas de aprendizagem são úteis para que os educadores orientem os seus alunos nos percursos mais proveitosos para os conteúdos que estiverem aprendendo. Na educação corporativa, por sua vez, essas trilhas permitem que os gestores das áreas ofereçam cursos personalizados, com vistas ao desenvolvimento de competências específicas para cada time/colaborador.
Além disso, o próprio colaborador pode selecionar as trilhas que considerar mais úteis à sua carreira. Isso desenvolve a sua autonomia e a sua própria motivação em capacitar-se profissionalmente, tornando as equipes cada vez mais animadas e qualificadas para o trabalho do dia a dia. Isso fortalece os negócios, permitindo que as empresas alcancem resultados extraordinários!
Quais são os principais benefícios das trilhas de aprendizagem?
1. Inclusão
A variedade de temas e de abordagens didáticas permite que todo e qualquer indivíduo possa aprender algo nas trilhas de aprendizagem. Isso é diferente das metodologias mais “engessadas” de algumas instituições, que privilegiam apenas o grupo de estudantes que se adapta à técnica escolhida. Por isso, as trilhas de aprendizagem são mais flexíveis e inclusivas, uma vez que permitem que cada pessoa escolha os seus conteúdos e técnicas de aprendizagem mais eficazes para si.
2. Autonomia
O próprio participante escolhe os módulos, conteúdos e métodos de aprendizagem disponíveis na plataforma, ou seja, ele seleciona as trilhas educativas que deseja percorrer. Quando a pessoa toma essas decisões, ela não esta seguindo um caminho imposto, mas construindo a sua própria trajetória, com base no que for mais útil e interessante para si naquele momento. Por isso, as trilhas de aprendizagem também despertam a autonomia e a motivação na hora de estudar.
3. Ensino por competências
Outra vantagem importante que as trilhas de aprendizagem proporcionam é que elas não são fechadas, ou seja, não se limitam a ensinar um conteúdo específico e ponto final. Na verdade, é possível transitar por uma trilha e associá-la a outras, criando um repertório muito mais rico. Além disso, essa metodologia favorece não apenas o desenvolvimento de competências técnicas, mas também de competências comportamentais, cognitivas e socioemocionais — tão importantes para as organizações.
4. Retenção de talentos
Quando uma empresa oferece a capacitação profissional por meio das trilhas de aprendizagem, ela demonstra que está investindo no futuro profissional de cada colaborador. Isso faz com que eles se sintam reconhecidos e identifiquem que há possibilidades reais de prosperar na carreira naquele lugar. Dessa forma, eles pensarão duas vezes antes de procurar outra oportunidade profissional, o que promove a retenção de talentos nas empresas e minimiza a rotatividade profissional.
5. Nivelamento do conhecimento
Além dos benefícios já citados, a capacitação por trilhas do conhecimento também contribui com o desenvolvimento de equipes intelectualmente mais niveladas. Quando todos são submetidos a capacitações contínuas, a equipe como um todo fortalece os seus conhecimentos. Dessa forma, há menos discrepâncias entre os colaboradores, pois todos estão desenvolvendo os seus conhecimentos e habilidades. Assim, as equipes como um todo se fortalecem, alcançando melhores resultados.
Quais são os modelos de trilhas de aprendizagem existentes?
Existem 2 modelos de ensino por trilhas de aprendizagem que podem ser oferecidas aos alunos de uma instituição ou aos colaboradores de uma organização: as trilhas lineares e as trilhas agrupadas, conforme você compreenderá melhor a seguir.
- Trilhas lineares: nesse caso, o conteúdo da trilha está organizado em uma sequência, de modo que o módulo seguinte depende da conclusão do módulo anterior (há um conhecimento prévio necessário). Assim, o criador da trilha direciona o percurso a ser desenvolvido pelo participante. É como se um professor de matemática precisasse ensinar as quatro operações fundamentais antes de ensinar equações, por exemplo.
- Trilhas agrupadas: nesse caso, não há uma ordem predeterminada. Aqui, o participante tem total autonomia para definir a ordem dos módulos que deseja estudar, da maneira que julgar mais proveitosa para si. Esse modelo é ideal para assuntos com várias ramificações, mas que não necessitam de um conhecimento prévio. É o caso de um curso de gestão de pessoas, em que os temas (liderança, remuneração, processos seletivos, feedbacks) podem ser estudados em qualquer ordem.
Como desenvolver uma trilha de aprendizagem eficaz?
Agora que você já compreende o conceito de trilha de aprendizagem, a sua importância e os 2 modelos existentes, confira um passo a passo básico de como criar uma trilha eficaz.
- Conheça os profissionais da sua organização e identifique as suas maiores lacunas de aprendizagem;
- Estruture as trilhas de aprendizagem em diferentes graus de dificuldade;
- Verifique qual dos modelos citados é o mais indicado, mas diversifique as abordagens de ensino, de acordo com as possibilidades oferecidas pela tecnologia contratada;
- Crie um storytelling que mantenha os participantes engajados;
- Acompanhe as métricas de desempenho individuais;
- Se desejar, contrate um especialista em treinamentos corporativos para garantir a eficácia do processo (como um coach corporativo!).
As trilhas de aprendizagem, portanto, são cursos e treinamentos com mais autonomia, que permitem ao estudante selecionar os seus módulos mais indicados, de preferência com o acompanhamento do seu gestor. São instrumentos essenciais à capacitação profissional nas empresas e, em alguns casos, até mesmo ao ensino regular.
E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com trilhas de aprendizagem? O que pensa sobre esse processo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!