Segundo a psicologia, há indivíduos que são mais extrovertidos, enquanto outros são mais introspectivos. Isso nada tem a ver com certo e errado, são apenas maneiras distintas de agir. Os extrovertidos recuperam as suas energias quando estão em contato com várias pessoas e expressando o que pensam. Os introspectivos, por sua vez, convivem bem com as pessoas, mas preferem se abrir apenas com os mais próximos. Recuperam as suas energias quando estão sozinhos.

Por isso, ser introspectivo não é um defeito, longe disso. Todavia, a vida em sociedade — e o mercado de trabalho, mais especificamente — parece sempre privilegiar aqueles que “aparecem” mais. Então, fica o questionamento: como um introspectivo pode lidar com a sua personalidade no ambiente profissional? É o que você vai conferir no artigo a seguir!

1. Entenda que a introspecção não é um defeito

Em primeiro lugar, entenda que a introspecção não é um defeito ou falha de caráter. Também não deve ser confundida com a timidez, que é a insegurança de se expor aos outros. O introspectivo não necessariamente é uma pessoa tímida ou insegura, podendo ser apenas alguém mais discreto e reservado porque prefere agir assim.

Nas empresas, alguns trabalhos demandam pessoas mais extrovertidas, enquanto outros são mais adequados aos introspectivos, que também apresentam uma série de qualidades. O mundo precisa dessa diversidade. As pessoas não podem ser todas introspectivas, mas também não podem ser todas extrovertidas. As diferenças nos complementam — inclusive no sucesso das empresas!

2. Mostre os seus diferenciais

Por serem mais reservados, os indivíduos introspectivos apresentam algumas características valiosas e até mesmo raras em algumas organizações. São pessoas que escutam com atenção, que planejam bem os projetos, que se concentram com facilidade nas suas tarefas e que se distraem menos do que os seus colegas extrovertidos.

Por isso, os introspectivos evitam as conversas paralelas durante o trabalho. Preferem conversar durante as pausas para descanso e horários de refeições. Isso garante a eles bons níveis de produtividade. Aproveite!

3. Comunique-se com a sua sutileza

PSC

Se você é introspectivo, provavelmente não se sente muito confortável em falar em público por muito tempo ou em expor as suas opiniões a todo instante. No entanto, certamente já compreendeu que comunicar-se é uma necessidade no ambiente de trabalho.

Por isso, mesmo sendo discreto e sutil, comunique-se. Por mais que você não se sinta à vontade para expor as suas ideias a todos de uma vez, converse individualmente com o seu chefe. Ao perceber pontos de melhoria (e os introspectivos são ótimos nisso!), mostre o que pode ser melhorado a um colega ou ao seu gestor. Dê pequenos passos, mas evite guardar tudo para si!

4. Desenvolva a sua capacidade de percepção

Os introspectivos costumam ser mais concentrados e perceptivos. Se você tem essa característica, pode passar um bom tempo decorando um ambiente, analisando gráficos e dados estatísticos ou escrevendo um texto de alta qualidade, por exemplo.

São trabalhos que demandam a capacidade de ler, observar, ouvir, interpretar, experimentar e desenvolver soluções adequadas às necessidades das organizações. Por isso, desenvolva a sua capacidade de percepção, uma vez que ela é um dos maiores trunfos dos introspectivos. Ela pode garantir a profundidade das análises profissionais de que as empresas tanto precisam.

5. Seja original

Outra vantagem dos introvertidos é a originalidade. Em trabalhos que demandam mais criatividade e inovação, por exemplo, essas pessoas podem ter olhares profundos e detectar detalhes que passam despercebidos pelos demais. Por isso, podem ter ideias mais criativas e até mesmo inusitadas para o grupo.

O desafio do introspectivo é comunicar essas ideias à equipe. Por isso, reforçamos o nosso conselho: se você não se sente confortável em falar o que pensa a todos de uma vez, exponha a sua ideia ao seu gestor ou a alguns colegas de confiança, mas não deixe de falar!

6. Auxilie nas tarefas de planejamento e análise

Outra vantagem do introspectivo é a sua capacidade de coletar dados e de analisá-los em profundidade. Essa característica é importantíssima, afinal de contas, as empresas mais bem-sucedidas são aquelas que tomam decisões com base em dados, e não em “achismos”.

Por isso, se você faz parte desse “time”, procure posições profissionais nas áreas de planejamento e análise. Elas costumam beneficiar os profissionais mais cautelosos e menos impulsivos, indo ao encontro dos perfis mais introspectivos.

7. Imponha os seus limites

A dificuldade de se comunicar pode representar alguns problemas aos introspectivos: deixar de apresentar as suas ideias, de esclarecer as suas dúvidas e até mesmo de tomar a frente de alguns projetos.

Pode ser fácil para os extrovertidos “roubarem” o espaço dos introspectivos, mas não permita que isso aconteça. Identifique as atividades profissionais mais compatíveis com o seu perfil, mas não deixe de impor os seus limites sempre que necessário. Não deixe que ninguém explore a sua boa vontade ou confunda o seu temperamento com passividade.

8. Saia da zona de conforto de vez em quando

Conforme citamos, ser introspectivo não é um defeito, mas uma característica da pessoa. No entanto, o mercado de trabalho pode acabar privilegiando aqueles que “aparecem” mais. Por isso, em alguns momentos, pode ser bacana que você desafie a si mesmo a sair um pouquinho da zona de conforto.

Isso não quer dizer que você tenha que dar uma palestra para mil pessoas, mas pode conduzir uma reunião de equipe ou expor os resultados de uma pesquisa/projeto ao seu departamento. Permita que as pessoas vejam a qualidade do seu trabalho, mesmo que aos pouquinhos. Desafie-se, sem exageros, uma vez que quem não é visto não é lembrado!

O perfil introspectivo é positivo e necessário nas organizações. Ele pode ser mais compatível com as atividades de planejamento, análise, criatividade e percepção. Dê o seu melhor, afinal, concentrar-se e ser produtivo não é um desafio para você. Todavia, também não deixe de socializar, de relacionar-se com as pessoas da sua confiança e de mostrar o seu trabalho e as suas ideias, mesmo que a pequenos grupos. É assim que você exercitará a sua confiança e mostrará o seu valor profissional!

E você, querida pessoa, é mais introspectiva ou mais extrovertida? Como lida com o seu perfil no ambiente profissional? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Imagem: senivpetro