Liderar um grupo de pessoas significa conduzi-las e orientá-las ao alcance de um objetivo. Assim, a figura de um líder aparece nas famílias, nas empresas, nas religiões, na política, nas comunidades e até mesmo em grupos informais. O líder é (ou deveria ser!) um indivíduo capacitado, com conhecimento para lidar com pessoas.
No entanto, é fato que a liderança é cercada por determinados mitos, ou seja, crenças que não são verdadeiras. Será que você acredita em alguma delas? Será que a sua empresa ainda desenvolve esse tipo de crença? Descubra quais são os principais mitos sobre a liderança a seguir. Boa leitura!
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1. O líder trabalha menos
Essa é uma das crenças mais comuns e mais infundadas sobre a liderança. Muita gente acredita que o líder trabalha menos do que os outros. No caso dos maus líderes, isso até pode ser verdade. São aqueles indivíduos que aparecem no início do dia, distribuem funções, desaparecem e só reaparecem na empresa ao fim do expediente para cobrar resultados.
Isso não é ser líder. Liderar é ensinar, compartilhar conhecimentos, explicar processos, ajudar os colaboradores nas dificuldades, acompanhar o progresso de cada um, dar dicas de melhorias, corrigir os erros, enfim, fazer-se presente.
2. Liderar é um talento natural
Esse mito é parcial. De fato, há algumas pessoas que parecem ter uma aptidão natural para a liderança. São indivíduos que, desde a infância, por exemplo, já organizavam as brincadeiras entre os amigos ou assumiam o comando dos trabalhos escolares em grupo.
Contudo, é importante ressaltar que mesmo as pessoas que não demonstram essa facilidade desde cedo também podem desenvolver os traços típicos da liderança. Para isso, existem livros, cursos e treinamentos em gestão de pessoas, formação de líderes, tomadas de decisão, administração de empresas, clareza de comunicação, planejamento estratégico, e por aí vai. É possível aprender a liderar!
3. Ser chefe e ser líder são a mesma coisa
Não. Não são! O chefe é uma pessoa que está no comando de um grupo de pessoas na hierarquia da empresa. Contudo, isso não significa que ele seja de fato um líder. A figura do chefe é a de quem dá ordens, grita, cobra resultados, mas não se preocupa de fato com o desenvolvimento e a formação das pessoas.
O líder não é assim. Aliás, mesmo fora de posições altas na hierarquia, podem ser identificados líderes dentro dos grupos menos formais de colaboradores. São aqueles indivíduos que ajudam os colegas, que compartilham o que sabem, que planejam as atividades estrategicamente e que orientam os colegas sobre como devem proceder, com uma comunicação clara e persuasiva.
4. Metas não são necessárias
Esse é um mito gigantesco. O trabalho em equipe precisa de metas, ou seja, de objetivos que aquele time de pessoas precisa alcançar, por meio da união e da cooperação. É obrigação do líder definir esses objetivos, sempre respeitando a metodologia SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos).
Além disso, o líder deve comunicar o objetivo a ser alcançado a todos, explicando os métodos que serão utilizados para que ele seja alcançado. Assim, ele deve delegar funções, evidenciando como o trabalho de cada indivíduo permitirá que as metas sejam alcançadas. Sem metas, não há motivação ou produtividade.
5. Elogios não são úteis
Outro mito que envolve a liderança é a ideia de que elogiar ou reconhecer o trabalho de um colaborador fará com que ele se ache mais competente do que de fato é, com tendência a ter uma queda na sua produtividade. Se o líder elogiar demais a sua equipe, mesmo diante de fatos simples, é fato que a sua palavra vai perder valor. No entanto, se ele souber o momento para dar esse reconhecimento, ele pode ser útil.
Se um colaborador deu conta de uma tarefa complexa, superou uma dificuldade que ele tinha ou teve uma ideia extremamente criativa e eficaz, por que não elogiá-lo? Na hora certa, um reconhecimento eleva a motivação do colaborador e o faz confiar mais em si mesmo. Até mesmo os colegas ficam motivados a dar o melhor de si para que também obtenham esse reconhecimento.
6. Equipe boa é equipe sobrecarregada
Infelizmente, ainda há alguns “líderes” em determinadas corporações que acreditam que ser um bom líder é sobrecarregar os funcionários, mantendo-os sempre ocupados. No entanto, o excesso de demandas pode deixar os colaboradores estressados, cansados e menos atentos ao que fazem.
É claro que deixá-los no ócio também é inadequado. Por isso, o trabalho do líder é distribuir as demandas de modo que ninguém fique sem ter o que fazer, mas também que ninguém se sinta exausto. É uma questão de equilíbrio, em que cada colaborador tem tempo para executar as suas tarefas com tranquilidade e atenção aos detalhes. Isso evita os erros, o estresse e a rotatividade de funcionários.
7. Líder grita mesmo
Mais um mito gravíssimo. A imagem que temos de uma pessoa que comanda uma equipe aos berros, que acha que não deve respeito a ninguém, que toma as decisões de modo arbitrário e que não aceita ser contrariado é a definição de um chefe, e não de um líder — que, como já explicamos, não são a mesma coisa.
Um líder de verdade se comunica com inteligência emocional. Isso quer dizer que ele não permite que as suas emoções o dominem. Ele tem energia para estimular os colaboradores e para corrigir os seus erros, mas o faz sempre com respeito, sem ofender ninguém. Mesmo para advertir alguém, é necessário conversar, sem elevar a voz e sem exaltar-se.
8. Líder não precisa estudar
Por fim, precisamos ressaltar que ainda há chefes por aí que acreditam que quem assumiu uma posição de liderança não precisa mais se capacitar. Pensam que, por já terem alcançado o topo de uma área ou empresa, já sabem de tudo. Isso não é verdade. Toda área do conhecimento passa por transformações constantes, sendo que o líder que não acompanha essas mudanças começa a perder oportunidades e a cometer erros.
Além disso, o líder deve desenvolver-se não apenas no assunto do trabalho da sua equipe, mas na própria liderança em si. Gestão de pessoas, inteligência emocional, comunicação interpessoal, tomada de decisões, avaliação de desempenho e feedback são itens que todo líder deve aprender a fazer e a lapidar as suas competências.
E você, ser de luz, ainda acredita em algum desses mitos? Conhece algum outro que envolva as lideranças? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!