Além de salários atrativos, as empresas também precisam se conscientizar de que uma política de benefícios diversificados pode ser fundamental para atrair e reter funcionários qualificados dentro da organização. Isso pode ser um grande diferencial competitivo frente à concorrência, pois funcionários motivados trabalham melhor!

Neste artigo, você vai compreender melhor o que é uma política de benefícios organizacionais, qual é a sua importância e como pode ser implementada. Ficou curioso? Então, é só dar continuidade à leitura a seguir para descobrir as respostas!

Política de benefícios: o que é?

A política de benefícios é um conjunto de diretrizes relacionadas à concessão de benefícios de uma empresa aos seus colaboradores. As empresas precisam obedecer às legislações trabalhistas, que definem alguns benefícios obrigatórios (como o vale-transporte e o FGTS), mas também podem oferecer outros atrativos, como vale-refeição, auxílio-educação, assistência médica e odontológica, participação nos lucros, entre outros.

As empresas podem definir um plano fixo para todos os colaboradores ou deixar alguns itens opcionais, que podem ou não ser escolhidos por cada funcionário, individualmente. Essa política deve registrar essas decisões e definir como os benefícios serão concedidos ao quadro de profissionais.

Por que essa política é importante nas empresas?

Uma gestão de pessoas eficaz adota uma política de benefícios atrativos, que tornam os profissionais mais motivados e produtivos. Confira as principais vantagens.

1. Para elevar o engajamento dos profissionais

Os colaboradores que recebem benefícios atrativos se sentem mais motivados e engajados com a empresa. Eles enxergam nela não apenas uma obrigação para obter o sustento, mas também um lugar de qualidade de vida e desenvolvimento. Os auxílios já citados; além de salas de descompressão, happy hours e outras vantagens; elevam a interatividade entre os colaboradores, formando equipes mais coesas, comunicativas e motivadas.

2. Para melhorar o clima organizacional

Um funcionário satisfeito se sente mais feliz, reclama menos e, consequentemente, convive melhor com os seus clientes, colegas e líderes. Dessa forma, não é difícil concluir que benefícios atrativos podem melhorar consideravelmente o clima organizacional. Pesquisas indicam que, quando esse clima está elevado, a quantidade de faltas e atrasos diminui, bem como o registro de conflitos. Perceba como tudo isso é positivo!

3. Para aumentar a produtividade

Se os benefícios trabalhistas geram qualidade de vida, isso significa que eles promovem satisfação, saúde física, saúde mental e melhores relacionamentos entre as pessoas que fazem parte de uma organização. Todos esses “ingredientes” geram motivação, isto é, energia e vontade de dar o melhor de si nas suas atividades profissionais. Portanto, os colaboradores alcançam níveis de produtividade mais elevados, pois entendem os benefícios como um reconhecimento pelas suas qualidades.

4. Para reter talentos

Se um funcionário encontra uma empresa com salários atrativos, benefícios adicionais, motivação, produtividade e um bom clima organizacional, por que ele procuraria outro emprego? Esse grau de satisfação ajuda a reter os talentos, ou seja, a manter os colaboradores por mais tempo nas empresas. A ausência de benefícios atrativos, em contrapartida, pode levar os profissionais a saírem da organização quando encontrarem oportunidades melhores.

Como desenvolver e implementar uma política de benefícios?

Agora que você já entende o que é uma política de benefícios e quais são as vantagens que ela oferece às organizações, que tal compreender como implementá-la na sua empresa? Confira as dicas a seguir!

1. Conheça o seu time de profissionais

Em primeiro lugar, é importante que você conheça as pessoas que trabalham na sua empresa. Para isso, a equipe de RH pode fazer uma pesquisa acerca dos benefícios trabalhistas que os funcionários consideram mais importantes. É claro que muitas respostas diferenciadas podem surgir. Dessa forma, cabe ao departamento responsável pela pesquisa selecionar os benefícios citados com mais frequência e que sejam mais adequados ao contexto da organização.

2. Faça uma avaliação financeira

É necessário ressaltar que não adianta a empresa oferecer um mar de benefícios se não for capaz de lidar financeiramente com eles. Portanto, é preciso que o departamento financeiro também seja envolvido nessa avaliação, verificando os benefícios que de fato a organização tem capacidade para oferecer. É preciso ser realista nesse momento, mas não sem perder de vista o fato de que um bom retorno em produtividade e lucro pode ser obtido. Enxergue os benefícios como investimentos, e não como gastos.

3. Disponibilize os benefícios mais comuns

É fundamental que a sua empresa obedeça à legislação trabalhista e disponibilize os benefícios previstos em lei. Contudo, também vale a pena oferecer os benefícios não obrigatórios mais comuns, como o vale-refeição e até mesmo a assistência médica. Muitos profissionais procuram por esses benefícios e os utilizam como “critérios de desempate” na hora de escolher um emprego. Portanto, verifique a possibilidade de oferecer esses itens como atrativos às pessoas que queiram trabalhar na empresa.

4. Realize pesquisas de satisfação interna

Depois de oferecer os benefícios escolhidos, faça novas pesquisas de satisfação interna, depois de algum tempo. Verifique como está a aceitação dos benefícios pelos funcionários. Dependendo dos resultados obtidos, o RH poderá fazer algumas alterações na política, de modo a obter mais aprovação. Troque feedbacks com os colaboradores, de modo que ajustes e aperfeiçoamentos possam ser feitos, dentro das possibilidades financeiras da empresa, é claro!

5. Comunique as vantagens oferecidas

Por fim, uma vez tendo sido solidificada a sua política de benefícios, não se esqueça de comunicá-la adequadamente durante os processos de recrutamento e seleção. Isso fortalece o seu employer branding, ou seja, a reputação da sua empresa enquanto empregadora. Dessa forma, você será capaz de atrair e reter para a sua organização profissionais mais qualificados, capacitados e motivados. Os benefícios podem parecer detalhes, mas são muito considerados pelas pessoas ao escolher empregos.

Como você pode notar, a política de benefícios é uma estratégia de endomarketing e recursos humanos, que pode fazer a diferença na seleção, na contratação, na motivação e na retenção dos talentos de uma empresa. Siga as dicas acima e coloque a sua política em prática para alcançar resultados extraordinários.

E você, ser de luz, o que pensa sobre a política de benefícios trabalhistas nas empresas? Quais deles você julga os mais importantes? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!