O cliente cada vez mais exigente, a concorrência que não para de crescer, a necessidade de administrar as finanças, a importância de contratar bons colaboradores e fornecedores — realmente, ter um negócio próprio é como equilibrar 10 pratos rodando ao mesmo tempo, sem deixar nenhum cair.

Criar uma empresa e satisfazer o seu cliente é um desafio, devido aos motivos já citados e a várias outras questões. Mas afinal, o que faz uma empresa crescer? Na sequência, você vai conferir 10 dicas que farão com que o seu empreendimento seja um verdadeiro sucesso. Acompanhe!

1. Verifique se o negócio é viável

Muita gente acredita que, para ter sucesso, basta ter uma ideia incrível. De fato, essa questão é importante, mas não é a única. É preciso verificar se a tal ideia é viável, o que depende de uma série de fatores.

Existem pessoas interessadas em adquirir o seu produto ou serviço na sua região? Essa demanda representa uma quantidade razoável de potenciais clientes? Quanto custaria para montar uma linha de produção para esse produto? Qual o investimento necessário para montar toda a estrutura da loja física? Haverá frete? Website? São muitas questões a se considerar antes de tomar qualquer decisão.

2. Acompanhe as tendências

Tendências, neste artigo, não devem ser entendidas como as “modinhas passageiras”, mas como as características das empresas que de fato estão transformando o mundo dos negócios. O marketing digital, por exemplo, um dia foi uma tendência, mas, hoje em dia, é quase uma questão de sobrevivência para a maioria dos negócios.

Sendo assim, inspire-se nas empresas de sucesso e acompanhe o que elas têm feito. Em quais tecnologias têm investido? Que tipo de parcerias têm promovido? Como elas se comunicam com a sociedade? Como é a sua estrutura interna? De que forma elas satisfazem os seus clientes? Quais mudanças você identifica no próprio comportamento do consumidor? Fique atento!

3. Desenvolva um plano de negócios

PSC

O plano de negócios é um documento que estrutura toda a criação e o crescimento da empresa, garantindo que ela vá crescer e alcançar alguma estabilidade. Jamais comece um negócio sem ele. A ideia é que esse documento contemple:

  • O segmento do negócio;
  • O público-alvo;
  • Os principais concorrentes;
  • Os produtos e serviços oferecidos, com os seus respectivos diferenciais;
  • A análise SWOT;
  • As estratégias de marketing a serem adotadas;
  • A análise financeira do empreendimento.

Diversas variáveis interferem no desempenho de uma empresa, de modo que, quanto mais o empreendedor conhecer o terreno em que está se aventurando, mais seguro ele se sentirá.

4. Invista em uma boa apresentação dos itens comercializados

Como você vai apresentar os seus produtos? Como vai descrever e explicar os seus serviços? As maneiras escolhidas têm um impacto determinante sobre a imagem que o público criará sobre a sua empresa. Por isso, cuide da estética nos mínimos detalhes: no site, na loja física, nos materiais de comunicação, nas embalagens, e por aí vai.

Além disso, certifique-se de que a sua empresa tenha uma identidade institucional (missão, visão e valores), um nome forte, um slogan criativo, um logotipo comunicativo, uma identidade visual com propósito, enfim, uma marca criativa. Apresente-se ao mundo pensando nessa estética.

5. Divulgue a sua empresa, os seus produtos e os seus serviços

A propaganda é a alma do negócio, já diz o ditado popular. No entanto, saiba que a publicidade tradicional (na televisão, no cinema, no rádio, na mídia impressa etc.) é apenas uma das maneiras para que você divulgue os seus produtos e serviços. Lembre-se de que você também pode investir em ações promocionais, merchandising, promoção de eventos, assessoria de imprensa, patrocínios, parcerias com outras empresas etc.

Além disso, não se esqueça do marketing digital, que não para de crescer. Websites, blogs, redes sociais, mecanismos de busca (como o Google), e-mail marketing, lives, e-books, infográficos, podcasts, entre outras estratégias estão aí para serem usadas. Comunique-se com o seu público!

6. Cuide do aspecto financeiro

Assim como o marketing, as finanças do seu negócio também merecem uma atenção especial. É essencial acompanhar as estatísticas do seu negócio, como as métricas do marketing digital, a quantidade de vendas executadas, o ticket-médio, o faturamento, as despesas mensais para manter o negócio funcionando e o próprio fluxo de caixa.

Planilhas com tudo o que entra e com tudo o que sai da empresa devem ser atualizadas frequentemente. Só assim você conseguirá avaliar o seu desempenho no mercado e corrigir o que for preciso, antes que graves crises se instalem.

7. Contrate colaboradores e fornecedores competentes

Os fornecedores são as empresas que abastecem você com matérias-primas, embalagens, serviço de entrega, entre outros aspectos que impactam a satisfação do seu cliente.

Sendo assim, antes de contratar qualquer parceiro, conheça as opções existentes com muita cautela, avaliando não apenas o custo-benefício de cada uma, mas também o quanto cada fornecedor pode se adequar ao seu negócio. Um fornecedor inadequado pode prejudicar a qualidade dos produtos ou da prestação dos serviços, de modo que o barato pode sair caro. Portanto, seja muito exigente nesse aspecto.

8. Administre os seus estoques

A gestão de estoques é uma questão delicada. Ao mesmo tempo em que não devemos permitir que nenhum produto venha a faltar, também não devemos exceder na quantidade de itens, de modo que fiquem encalhados (podendo estragar, dependendo da natureza do item), o que certamente significaria prejuízos financeiros.

Dessa forma, acompanhe os dados das demandas do seu público, item por item. Conte com uma equipe de logística competente, que possa administrar e atualizar esses dados e evitar que esse tipo de crise se instale.

9. Procure personalizar a experiência que você oferece

Hoje em dia, o cliente não deseja apenas comprar um produto ou serviço, mas ser surpreendido pela empresa. Sendo assim, tente encontrar meios de personalizar a experiência que você oferece a cada consumidor, de modo que ele se sinta especial. Há lojas de calçados, por exemplo, que permitem que você customize as sandálias com pingentes — uma medida simples, mas que faz com que cada cliente sinta-se único.

Assim, pense em meios de customizar e de satisfazer o seu cliente ao máximo, não apenas com o produto, mas com todo o atendimento e com a experiência dele nas lojas, no site etc. Quanto mais você fizer suas vontades dele (dentro das suas possibilidades, é claro), mais chances você terá de fidelizar esse cliente — o que é muito mais simples e barato do que conquistar consumidores novos.

10. Comercialize itens de qualidade

Por último, mas definitivamente não menos importante, certifique-se de que haja qualidade em tudo aquilo que você oferecer: produtos, serviços, atendimento, comunicação etc. Além disso, encontre diferenciais, ou seja, elementos que só você oferece ou em que você é nitidamente superior aos seus concorrentes.

Dessa forma, você alcançará um diferencial competitivo, obtendo um posicionamento de mercado específico. Dessa forma, a sua empresa será reconhecida pelo ponto forte dela, como: durabilidade, atendimento de qualidade, responsabilidade, tradição, modernidade, diversidade de produtos, fornecedores especializados, serviço de confiança etc.

Ao colocar as 10 dicas acima em prática, você certamente será capaz de fazer o seu empreendimento crescer e prosperar. Lembre-se de que produtos de qualidade, atendimento ágil, administração das finanças e comunicação eficaz são os principais ingredientes da receita do sucesso. Bons negócios!

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