O coach é um acelerador de resultados. Trata-se de um profissional com conhecimentos oriundos de diferentes áreas do conhecimento que ajuda as pessoas a alcançarem os seus objetivos de forma organizada, sistematizada e aperfeiçoada.

Com o crescimento e a popularização da profissão, um fato tem se destacado: a quantidade de pessoas que têm procurado os coaches para serem aprovadas em concursos públicos. Um cargo público é um objetivo profissional para muita gente, pois representa estabilidade e, muitas vezes, boas remunerações.

Mas como exatamente um coach pode ajudar as pessoas nessa aprovação nos concursos públicos? Continue a leitura e descubra!

Coaching de carreira: o que é?

Os coaches são profissionais que podem atuar tanto na vida pessoal como na vida profissional, ajudando os seus clientes — os coachees — no alcance dos mais diversos tipos de metas. O coaching de carreira é composto por profissionais que se especializam em auxiliar os indivíduos a conquistar o sucesso no mercado de trabalho.

Naturalmente, isso se dá de diferentes maneiras, afinal de contas, os objetivos profissionais das pessoas podem variar consideravelmente. Obter promoções, especializar-se em um setor, mudar de área de atuação, assumir um cargo de liderança e até abrir um negócio próprio são algumas das metas que podem ser atingidas com a supervisão do coach.

Além dessas, ser aprovado em um concurso público também é uma meta que pode ser orientada pelo coach de carreira. Técnicas de estudo e gestão do tempo são alguns dos ensinamentos mais comuns.

Como um coach pode ajudar você a ser aprovado em um concurso público?

PSC

Confira 8 processos que revelam a importância desse profissional no alcance desse objetivo tão almejado.

  • Autoconhecimento e propósito

Em primeiro lugar, o coach oferece ao coachee ferramentas de autoconhecimento, que permitem que o indivíduo saiba mais sobre a sua personalidade, os seus conhecimentos e as suas habilidades. Mais do que isso, elas também ajudam a pessoa a identificar o seu propósito de vida, o que inclui a carreira. Portanto, se alguém quer passar em um concurso público, é preciso se questionar: por que isso é importante? Que tipo de cargo a pessoa quer ocupar? O coaching desperta esse senso de propósito.

  • Definição de metas realistas

Em alguns concursos, é mais difícil obter aprovação do que em outros, o que depende da instituição, do cargo, da quantidade de inscritos, e por aí vai. Por isso, de acordo com a história de vida e com os conhecimentos que a pessoa já tem, o coach ajuda o indivíduo a ser realista na definição das suas metas. Será que um ano é suficiente para se preparar para um concurso muito concorrido? Ou será que é preciso mais tempo para esse objetivo ser alcançado? O coach ajuda a manter os pés no chão.

  • Planejamento estratégico

Uma vez tendo definido o objetivo a ser alcançado, dentro das possibilidades de cada um, o coach e o coachee, em um trabalho conjunto, definem como essa meta será alcançada. Esse processo é chamado de planejamento estratégico, definindo as ações necessárias para conduzir o coachee do estado atual ao estado desejado — a aprovação no concurso. Entre as estratégias que podem ser utilizadas, estão videoaulas, apostilas, simulados, mentorias com quem já foi aprovado etc.

  • Técnicas de estudo

Estudar não é uma tarefa muito fácil, especialmente para aqueles que já saíram da escola há algum tempo. Nesse sentido, o coach pode compartilhar algumas técnicas que facilitam a fixação do conteúdo, como leituras dinâmicas, questionários, gamificação, recursos visuais, gestão do tempo, administração das emoções etc. Nesse âmbito, não existe uma resposta certa ou um comportamento ideal, mas sim o que é mais produtivo para o coachee, de acordo com as suas próprias características.

  • Cronogramas e gestão do tempo

Um processo em que o coach pode ser muito útil é ao ajudar o coachee a organizar o tempo disponível para o estudo. Em conjunto, os dois conseguem ler os editais dos concursos e identificar os conteúdos que são cobrados. Dentro do tempo hábil para preparação, é possível criar um cronograma de estudos, distribuindo os temas ao longo do tempo e respeitando o seu grau de complexidade. O coach também ajuda o coachee a fazer do estudo um hábito diário, organizando o seu espaço e a sua rotina.

  • Simulados de provas escritas

Um processo que pode ser útil na preparação do coachee para ser aprovado em um concurso público é a realização de simulados de provas anteriores. Esse processo ajuda o indivíduo a se familiarizar com o tipo de questões e com a linguagem da prova, conseguindo avaliar como está o seu processo de aprendizagem. Além disso, a realização de simulados ajuda o candidato a controlar o tempo de prova e a administrar as suas emoções, o que é extremamente decisivo em concursos.

  • Simulados de entrevistas e provas orais

Além das provas escritas, alguns concursos públicos incluem também etapas de avaliação oral, que podem ser provas teóricas ou entrevistas. Nesses casos, a preparação do coach ajuda o candidato a se comunicar com mais desenvoltura, amenizando o estresse e organizando a sua linha de raciocínio — seja ao responder perguntas técnicas, seja ao falar sobre a sua própria trajetória profissional. A prática leva as pessoas a um aprimoramento na comunicação e na expressão oral.

  • Feedback construtivo e fatores motivacionais

O processo é acompanhado de perto pelo coach. Ao longo do tempo, o profissional concede ao coachee feedbacks completos e construtivos, avaliando o seu desempenho, reconhecendo os pontos positivos e pontuando o que pode ser melhorado. Além disso, ele também concede apoio emocional diante das adversidades, estimulando a resiliência, a determinação e a motivação, sempre relembrando o propósito inicial de toda essa jornada.

Em conclusão, o coach é o profissional que ajuda as pessoas a alcançarem os seus objetivos de forma sistematizada e acelerada. Com métodos e técnicas comprovados, ele orienta o coachee ao longo do caminho entre o ponto inicial e o estado desejado. No caso dos concursos públicos, essa sistematização do conhecimento e do estudo facilita a obtenção de uma aprovação.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!