Você agradece diariamente pelas coisas e pessoas que tem na sua vida? Essa prática pode ser verdadeiramente transformadora, segundo diversos estudos científicos. O ato de agradecer consiste em reconhecer as coisas boas da vida, que nem sempre percebemos no dia a dia. Contudo, se você parar para refletir, perceberá que tem muito mais a agradecer do que a pedir, não é mesmo?

A gratidão beneficia diversas áreas da vida, incluindo os relacionamentos, a saúde física, a saúde mental, e por aí vai. E o melhor é que só depende de você; durante uma oração, meditação ou escrita em um diário; para pensar em todos os motivos que você tem para agradecer! Quer saber mais sobre os benefícios dessa prática? Então, confira os 8 itens a seguir para descobrir a sua importância. Boa leitura!

1. Relacionamentos

Estudos apontaram que a gratidão desperta sentimentos positivos, ou seja, uma visão geral mais otimista em relação à vida. Isso ajuda as pessoas a serem mais abertas a novas experiências, o que inclui conhecer novas pessoas e criar com elas vínculos positivos, como a amizade e, quem sabe, o amor.

Quando agradecemos pelas pessoas que temos nas nossas vidas, ou mesmo quando agradecemos aos outros por pequenos favores do dia a dia, como segurar a porta do elevador para que possamos entrar, sentimentos positivos surgem, o que pode abrir os caminhos para uma nova amizade.

2. Saúde física

Uma pesquisa de 2012, publicada no Personality and Individual Differences, verificou que as pessoas gratas tendem a cuidar melhor de si mesmas. Isso significa que elas são mais atentas e cuidadosas com a própria saúde, praticando atividades físicas, pensando melhor nos alimentos que consomem e fazendo exames de check-up periódicos.

Ainda segundo a pesquisa, a gratidão faz com que as pessoas deem mais valor ao corpo e à mente, o que estimula os comportamentos citados acima. Consequentemente, elas tendem a adoecer menos e a sentir menos dores, o que contribui para uma vida mais feliz e longeva.

3. Saúde mental

PSC

O ato de agradecer diariamente também faz com que as pessoas melhorem a sua saúde mental. A gratidão faz com que prestemos mais atenção às coisas boas da vida, relativizando o sofrimento. Isso não significa ignorar os momentos ruins, mas apenas compreender que eles são passageiros e que nós podemos lidar com eles.

Esse mecanismo desperta no indivíduo uma postura mais otimista, pois o cérebro toma como verdade os pensamentos que mais reforçamos. Por isso, se reforçarmos pensamentos de gratidão, a tendência é ter uma visão mais positiva sobre a vida, o que pode auxiliar na prevenção de quadros da mente, como a depressão.

4. Empatia e gentileza

Um estudo da Universidade de Kentucky, EUA, constatou que as pessoas que agradecem com frequência tendem a ser mais amáveis com as outras pessoas. Elas tendem a ser mais compreensivas e gentis, mesmo que os outros não estejam agindo da mesma forma. Conseguem colocar-se no lugar do outro com mais facilidade.

O estudo também revelou que as pessoas mais gratas tendem a ser mais tranquilas, recebendo melhor as críticas e evitando a revolta diante dos momentos difíceis. Elas têm menos desejo de vingança e mais boa vontade para aprender com as situações e buscar a resolução dos problemas por meio do diálogo.

5. Boas noites de sono

Segundo artigos publicados na Applied Psychology: health and well-being, a gratidão diária também beneficia a qualidade do sono. Quando dedicamos alguns minutos antes de dormir para refletir sobre o lado positivo da vida e as coisas boas que aconteceram, ativamos um mecanismo de relaxamento e bem-estar que facilita na hora de pegar no sono.

Por isso, as orações e meditações focadas na gratidão antes de dormir são ótimas sugestões para quem sofre com a insônia. Além disso, também pode ser uma boa ideia ter um diário ou caderno de pensamentos para registrar os motivos pelos quais você foi grato naquele dia.

6. Autoestima

Além de despertar uma visão mais positiva sobre o mundo e sobre a vida, a gratidão diária também tende a permitir que as pessoas lancem um olhar mais positivo sobre si mesmas. A gratidão também envolve reconhecer as próprias qualidades e boas atitudes.

Quando um indivíduo faz esse exercício, ele reconhece as suas características positivas, o que tende a elevar a sua autoestima e a criar uma relação mais positiva consigo mesmo. Os estudos também constataram que as pessoas gratas tendem a fazer menos comparações com os outros e a sentir menos inveja.

7. Equilíbrio emocional

Conforme citamos alguns itens acima, a gratidão contínua promove um aumento na empatia e na gentileza. Em outras palavras, isso significa que tendemos a tratar o outro com mais respeito e compreensão. Assim, mesmo que estejamos tendo um dia difícil, conseguimos administrar as emoções, sem descontar a raiva ou a tristeza em quem não tem nada a ver com isso.

Além disso, pesquisas publicadas no Behavior Research and Therapy com veteranos da guerra do Vietnã relataram que os mais gratos tinham menos incidência de estresse pós-traumático. Assim, a gratidão tende a promover outro importante benefício, que é a resiliência, ou seja, a capacidade de superar os momentos difíceis.

8. Novas conquistas

Por fim, nunca é demais reforçar que cada vez que uma pessoa agradece por algo, ela comunica o universo de que está pronta para receber mais e mais motivos para agradecer. Em outras palavras, enquanto você não agradecer por aquilo que já conquistou, dificilmente alcançará novas conquistas.

Dessa forma, procure ser grato diariamente e usufrua de todos os benefícios citados acima. Agradeça por itens como: saúde física, saúde mental, moradia, alimentação, carro, emprego, estudos, família, amigos, entre outros aspectos específicos de cada dia. Procure ver o que há de bom em cada momento, nem que seja o aprendizado diante das circunstâncias difíceis. Isso certamente mudará o seu mindset e o ajudará a ser alguém mais positivo e otimista!

E você, ser de luz, já agradeceu hoje? Procura manter esse hábito diariamente? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!