Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Esse tipo de marketing consiste na produção e na publicação constante de conteúdos valiosos para fortalecer a imagem de uma empresa, ao mesmo tempo em que leva conhecimentos úteis às pessoas, a fim de ajudá-las e de ganhar autoridade no assunto. Ele é essencial para atrair e reter clientes.

Este artigo que você agora lê é um exemplo de marketing de conteúdo. De fato, os artigos dos blogs estão entre as principais ferramentas dessa estratégia de comunicação. Contudo, eles não são a única possibilidade. Posts em redes sociais, vídeos, lives, e-books, infográficos, newsletters, revistas corporativas, fôlderes e flyers também são exemplos de conteúdo utilizado para fortalecer marcas.

Especialmente com a internet, podemos dizer que esse tipo de marketing já não é mais uma novidade. Na verdade, ele é quase uma obrigatoriedade: empresas que desejam se destacar no mundo digital precisam produzir conteúdo de qualidade. Contudo, ainda há quem cometa alguns errinhos básicos nesse universo. Será que você comete alguma das falhas a seguir, em marketing de conteúdo? Continue a leitura e descubra!

1. Não ter uma persona

A persona é um personagem fictício que representa o público-alvo da empresa. É com essa pessoa em mente que a empresa conseguirá organizar a sua estratégia de produção de conteúdo. Isso inclui não apenas os temas mais relevantes para esse indivíduo, mas também a própria escolha dos canais de comunicação a serem utilizados, do estilo de linguagem, do design, dos dias e horários de postagem, entre outras questões.

Tenha essa persona bem definida. Entenda quem ela é e o que ela deseja saber. Descubra de que maneira o seu conteúdo pode ajudá-la. É com esse tipo de pensamento em mente que surgem os conteúdos mais valiosos e vencedores, que fazem sucesso junto ao público.

2. Falar apenas da própria empresa

Você já acessou o blog de uma empresa e percebeu que todos os posts falam exclusivamente dela? Todos os artigos falam apenas dos produtos, dos serviços, da história da empresa, dos eventos de que ela participou etc.! Será que isso é interessante para quem nunca ouviu falar naquela organização?

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O marketing de conteúdo precisa ser diversificado e útil. Ele deve ensinar, dar dicas, compartilhar tutoriais, divulgar novidades do setor, além de falar um pouco da própria empresa. O conteúdo não deve ser confundido com a publicidade (que não deve passar de 20% do conteúdo produzido). O principal é ensinar, tirar dúvidas e ser útil/interessante.

3. Utilizar uma linguagem excessivamente técnica

Imagine que você seja um cardiologista que acaba de criar um blog para atrair clientes e construir a sua autoridade no meio. Qual dos dois artigos a seguir você acha que vai atrair mais leitores: “Mecanismos preventivos à formação de placas ateroscleróticas” ou “10 recomendações para evitar um infarto”? Certamente, o segundo será mais atrativo, pois ele fala a língua das pessoas em geral, e não apenas dos médicos.

O excesso de linguagem técnica e a vontade de “falar bonito” podem comprometer a objetividade e a compreensão básica do conteúdo. Portanto, faça o que for mais simples. Você deve cuidar do estilo, da gramática e do vocabulário, mas não deve ser tão técnico como um artigo científico, nem tão rebuscado quanto uma obra literária.

4. Ser simples demais

Apesar da dica anterior, de que você não deve pecar pelo excesso de formalidade, você também não deve ser raso, ou seja, fala com pobreza de vocabulário e passar de forma superficial pelos assuntos. Lembre-se sempre de que o objetivo do marketing de conteúdo é evidenciar a empresa como uma especialista no seu setor de atuação.

Sendo assim, por mais que a linguagem deva ser objetiva, o conteúdo deve ser rico. Por isso, ele deve ser baseado em um intenso trabalho de pesquisa, com fontes diversificadas e com dados atualizados. O conteúdo produzido para a área da saúde, por exemplo, precisa ser baseado no que dizem os profissionais da área, mas com uma linguagem adaptada ao indivíduo comum.

5. Não ser consistente

O marketing de conteúdo depende de consistência. Isso quer dizer que o seu blog não será bem-sucedido se você produzir um artigo maravilhoso uma vez na vida e depois abandonar o portal. As pessoas confiam nas empresas que produzem conteúdo com regularidade. Aliás, não há nada pior do que acessar um blog ou rede social e perceber que faz mais de um mês que não há uma atualização ali.

Os resultados em marketing de conteúdo não aparecem imediatamente, mas sim como resultado dessa consistência. Por isso, defina um calendário editorial, separando os temas a serem abordados no dia ou na semana, de modo que você não se esqueça de produzi-los e publicá-los. Aja como se estivesse produzindo uma revista ou jornal. Seja consistente!

6. Ignorar os diferentes estágios da jornada do consumidor

Quem trabalha com marketing de conteúdo não pode se esquecer de que as pessoas estão em diferentes graus de conhecimento na jornada do consumidor. Assim, existem os chamados conteúdos de atração, que focam em dicas mais gerais sobre o setor da empresa. Depois, vêm os conteúdos de consideração, que apresentam soluções para os desejos e necessidades que as pessoas têm. Por fim, há os conteúdos de conversão, que são mais publicitários e estimulam diretamente a compra.

Portanto, não vale a pena produzir apenas conteúdos de atração, da mesma maneira que não é inteligente produzir apenas aquele conteúdo mais voltado às vendas. É preciso dosar a proporção dos tipos de conteúdo a serem produzidos, com base nos estágios da jornada do consumidor. Há pessoas em todos eles!

7. Ignorar o Google

O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo. É por meio dele que as pessoas vão encontrar os seus conteúdos. Isso acontece porque as pessoas vão buscar por palavras-chave associadas à sua área de atuação. Sendo assim, você deve pesquisar quais palavras-chave e assuntos estão sendo mais pesquisados, de modo que você produza conteúdos ricos que vão ao encontro daquilo que as pessoas procuram.

Além da utilização eficaz das palavras-chave, os mecanismos de busca também desenvolvem algoritmos que privilegiam determinados conteúdos, o que envolve a quantidade de palavras, a organização de parágrafos, a ausência de plágio, a utilização eficaz de imagens, enfim, recursos que tornam o consumo desse conteúdo mais fácil e mais interessante. Por isso, pesquise sobre esses algoritmos e otimize o seu conteúdo (SEO) para que ele apareça nas primeiras posições das pesquisas relevantes do seu nicho.

8. Esquecer de divulgar o seu conteúdo

Vai fazer uma live maravilhosa amanhã? Não se esqueça de anunciá-la nas suas redes sociais, convidando as pessoas para participarem. Acabou de postar um artigo completíssimo sobre um tema bacana no seu blog? Divulgue-o em todas as suas redes para que as pessoas o confiram. O conteúdo não vale de nada se não houver uma divulgação para que as pessoas o vejam.

Além de promover o seu conteúdo nas suas redes sociais, e-mails e sites, lembre-se de fazer parcerias com outras pessoas que também dialogam com o seu público. O marketing de relacionamento caminha de mãos dadas com o marketing de conteúdo, pois favorece a divulgação de tudo aquilo que for produzido ao público.

E você, ser de luz, tem cometido algum dos erros acima? Fique atento e corrija as suas falhas o quanto antes para usufruir de todos os benefícios que o marketing de conteúdo tem a oferecer!

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