Há uma frase frequentemente atribuída ao físico britânico Stephen Hawking que afirma que “a inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”. A verdade é que a evolução nada mais é do que uma série de mudanças positivas. Sendo assim, qualquer pessoa ou empresa que deseja evoluir precisa mudar em alguns aspectos de tempos em tempos.

A questão é que, no contexto empresarial, nem sempre a mudança é vista com bons olhos. Diretores conservadores e funcionários amedrontados podem vê-la como uma ameaça. No entanto, sem essas mudanças, a empresa não evolui e não acompanha o dinamismo do mercado em que está inserida. Para resolver o problema, surgem os chamados agentes de mudanças.

Mas afinal de contas, como reconhecer esses indivíduos? Por que eles são tão importantes para a vida corporativa? Você encontrará as respostas para essas perguntas no artigo a seguir. Boa leitura!

Quem são os agentes de mudanças?

Quando falamos que uma empresa está evoluindo, estamos dizendo que as pessoas que fazem parte dela estão evoluindo, afinal de contas, toda empresa é um grupo de pessoas reunidas por objetivos em comum. Dessa forma, entendemos que os agentes de mudança no ambiente corporativo são os líderes e os colaboradores que compreendem a necessidade de promover mudanças de tempos em tempos, em nome do progresso da empresa em seu setor, frente à ação dos concorrentes.

Não estamos falando de pessoas que querem mudar tudo, sem qualquer critério. Muito pelo contrário: os agentes de mudança são profissionais extremamente competentes e conectados às inovações que surgem no mercado, justamente para que possam compreender a dinâmica e comunicar aos demais membros da organização a necessidade de mudar em algum aspecto. São indivíduos facilitadores e comunicadores, que motivam, abrandam a ansiedade e estimulam o engajamento.

Qual a importância desses indivíduos no contexto empresarial?

As oscilações econômicas, as alterações políticas e legislativas, as mudanças culturais e comportamentais da sociedade e os avanços da tecnologia são fatores que modificam a dinâmica de todo e qualquer mercado existente. Não há uma empresa no mundo que esteja imune a eles.

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Por isso, se essas organizações pretendem não apenas sobreviver, como também prosperar e alcançar o sucesso, é fundamental que elas contem com indivíduos atentos a essas mudanças. Mais do que isso, esses agentes conseguem instalar na empresa uma cultura de inovação, com novas medidas que sejam respostas adequadas aos novos cenários que se apresentam.

Por isso, esses agentes propõem novas maneiras de agir e incentivam os seus colegas a compreenderem a importância dessas adaptações, de modo a manter a força e a competitividade da instituição em que trabalham. São indivíduos que inspiram e que ajudam a desenvolver diferentes competências.

Como essas pessoas podem ser identificadas?

Agora que você já compreende o que são e por que são tão importantes os agentes de mudanças nas empresas, você pode estar se perguntando como podemos reconhecer esses indivíduos, seja em um processo seletivo, seja entre quem já faz parte da instituição, não é mesmo? Então, saiba que esses profissionais têm algumas características em comum. Confira!

1. Não se acomodam

Agentes de mudança, como o nome sugere, não são pessoas acomodadas. Para eles, ficar parado é o mesmo que retroceder, afinal de contas, o mundo evolui, o que exige que as pessoas e as empresas evoluam junto. Por isso, essas pessoas não se limitam a fazer apenas o que lhes é pedido, mas pensam em como entregar “algo a mais”.

São profissionais que investigam, pesquisam e analisam a sua vida, a sua carreira, o seu conhecimento e as possibilidades de aplicação prática daquilo que sabem na vida da empresa. Comodismo definitivamente não é com eles.

2. Identificam possibilidades de melhoria na empresa

É justamente por terem esse olhar mais analítico que esses profissionais avaliam e identificam tudo aquilo que pode melhorar. Produtos podem ser aperfeiçoados, novos serviços podem ser oferecidos, remanejamentos em departamentos podem ser realizados, novas tecnologias podem ser adquiridas, processos internos podem ser reformulados, e por aí vai.

São pessoas com boa bagagem cultural e profissional, trazendo esses insights e os promovendo em forma de sugestões para que a empresa evolua. “Nada é tão bom que não possa ser melhorado” poderia ser um bom lema para a atuação desses indivíduos.

3. Acumulam e compartilham conhecimento

Por falar em bagagem cultural, esses indivíduos são extremamente estudiosos. Leem, fazem cursos, realizam treinamentos de capacitação profissional, participam de eventos da área, fortalecem o seu networking, conversam com mentores e estão sempre acompanhando as notícias da área em que atuam.

É dessa bagagem que saem as grandes ideias de mudança e inovação. Contudo, a preocupação dos agentes da mudança não é que apenas eles mesmos proponham novos negócios, mas também estimular essa mesma postura nos seus colegas. Por isso, não hesitam em compartilhar tudo aquilo que sabem!

4. Comunicam-se com clareza e persuasão

Isso nos leva ao quarto item da nossa lista, que é a clareza de comunicação. Por serem agentes da criação de uma nova cultura organizacional, esses profissionais conseguem se comunicar com muita clareza e objetividade, explicando de que forma o mundo está mudando e como as mudanças na empresa se fazem necessárias nesse novo cenário.

Além de serem bastante didáticos ao explicar, agentes de mudanças também são muito persuasivos, pois a sua linguagem convence os colegas a darem o melhor de si e os líderes a compreenderem a importância das suas sugestões.

5. Despertam o ânimo e a motivação nas equipes

Por mais que esses indivíduos sejam estudiosos e racionais, eles também não se descuidam da parte emocional e motivacional do processo de mudança. Eles compreendem que as alterações nas ações da empresa nem sempre são compreendidas e bem-recebidas de imediato.

Por isso, essas pessoas, dotadas de boa inteligência emocional, conseguem introduzir as suas ideias de forma gradativa, ao mesmo tempo em que incentivam e animam os colegas a abraçarem a mudança como algo positivo — tanto para a empresa como um todo, como para a própria evolução individual dos profissionais da instituição.

Como você pode perceber, os agentes de mudanças são elementos essenciais nas empresas de hoje, em que as alterações internas e externas são a única constante. O dinamismo faz parte de qualquer mercado, e as organizações e os profissionais que não acompanham o ritmo e não atualizam os seus saberes ficam para trás. Daí a importância de ter um agente de mudanças ao seu lado!

E você, querida pessoa, o que tem feito para ser um agente de mudanças em sua empresa? Consegue identificar esse perfil também nos seus colegas? Como lida com essa necessidade de adaptar-se a diferentes cenários? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!