Sentir-se ansioso antes de um acontecimento importante é totalmente natural e faz parte das emoções humanas. Contudo, existem pessoas que apresentam uma ansiedade patológica, que vai além do normal e as leva a experimentar sensações intensas de angústia e que podem gerar, também, sintomas físicos, como enxaqueca, falta de ar, dores de estômago, entre outros. Continue acompanhando e entenda como isso tudo pode afetar a mente e a vida de modo geral.

O que é a ansiedade patológica?

Como disse no início, é comum se sentir ansioso antes de um acontecimento importante. Trata-se de um certo receio para viver algo novo ou medo de que as coisas saiam diferente do previsto. Esses sentimentos são importantes porque foi através do medo que a espécie humana conseguiu sobreviver, antecipando perigos e se protegendo contra eles. Nos dias atuais, ele continua tendo essa função, obviamente, com algumas alterações, mas desde que seja usado em equilíbrio.

No passado, os primeiros seres humanos que habitaram a Terra se valiam do medo para sobreviver em meio a animais selvagens e outros perigos. Hoje, essa emoção tem diversas outras funções, como, por exemplo, levar um indivíduo a se preparar melhor para uma apresentação no trabalho, a evitar dirigir após ingerir álcool, olhar para os dois lados da rua antes de atravessar e assim por diante, ações com o intuito de se proteger e evitar se envolver em perigos dos mais diversos tipos.

Contudo, muitas pessoas, por diferentes motivos, não conseguem manter esse medo sob controle, assim, ele se transforma em uma ansiedade patológica, passando a influenciar de modo negativo seu comportamento e escolhas. Alguém que sofre de ansiedade enfrenta diversas questões em seu dia a dia, como medo de falar em público, de andar de avião, de conhecer gente nova, enfim, de fazer qualquer coisa que esteja fora da sua zona de conforto. Com isso, se limita demais e perde grandes oportunidades de se desenvolver.

Conheça os sintomas da ansiedade patológica e entenda como eles afetam a mente

Vivemos em uma cultura que dá mais importância aos sintomas físicos do que aos psicológicos. Nesse sentido, é comum que um indivíduo passe anos sentindo uma angústia forte, mas só procure ajuda quando começar a experimentar episódios de taquicardia e falta de ar, por exemplo. Contudo, é preciso dizer que os sinais da mente são tão importantes quanto os do corpo, afinal, o conceito de saúde é amplo, inclui o bem-estar geral e não apenas as condições físicas.

Veja, a seguir, dez sintomas da ansiedade patológica que demonstram o quanto esse transtorno afeta a mente e a vida de uma pessoa.

1 – Preocupação excessiva

PSC

A preocupação excessiva é um dos sintomas mais comuns dos transtornos de ansiedade. Situações que parecem simples para os demais, levam aqueles que sofrem com o problema a passarem dias se preocupando e alimentando ideias muitas vezes sem nenhuma chance de se tornarem reais. Quando isso acontece na maior parte dos dias e se estende por vários meses, é importante procurar ajuda especializada.

2 – Agitação

No corpo humano, tudo está conectado, assim, quando uma pessoa se sente ansiosa, seu corpo recebe sinais de que precisa se preparar para uma emergência, mesmo que não exista um perigo real. Isso faz com que o sistema nervoso comece a operar de modo mais intenso, gerando agitação e, consequentemente, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados, entre outras sensações.

3 – Fadiga

Quando uma pessoa apresenta um quadro de ansiedade patológica, experimenta todos os sintomas citados no tópico anterior com frequência. E eles são extremamente desgastantes, sem contar em outros que irei descrever mais adiante. Assim, é comum que gerem uma grande sensação de fadiga, mas que também pode estar associada a quadros de depressão.

4 – Problemas para se concentrar

A mente, quando está cheia de preocupação e pensamentos ansiosos, enfrenta problemas para se concentrar em atividades que necessitam de maior foco. Assim, isso começa a afetar o desempenho do indivíduo no trabalho, nos estudos, nas tarefas do dia a dia e em sua vida como um todo.

5 – Irritabilidade

Imagine se sentir constantemente preocupado, cansado e com problemas para se concentrar. A pressão interna experimentada por alguém que sofre com a ansiedade patológica é realmente muito grande e faz com que esse indivíduo se mostre bastante irritado, o que é capaz de gerar ainda mais problemas.

6 – Tensão muscular

No início do artigo falei sobre a função do medo para a sobrevivência humana, que leva o corpo e a mente a se manterem em estado de alerta. Como, no caso da ansiedade patológica, isso se estende por mais tempo do que deveria, o excesso de tensão dos músculos começa a gerar dores que agravam o estado de inquietação, formando um círculo vicioso do problema.

7 – Insônia

As preocupações, dores pelo corpo, os outros sintomas e as consequências geradas por eles levam a pessoa que sofre de ansiedade a ter problemas para relaxar e adormecer. Como dormir é uma necessidade básica do ser humano, o não suprimento dela dá origina a novas questões, intensificando a fadiga e a dificuldade de concentração.

8 – Crises de pânico

Existem pessoas que enfrentam episódios em que o medo e a ansiedade atingem níveis extremamente altos, resultando nas chamadas crises de pânico. Esses ataques costumam ser marcados por falta de ar, dores no peito, tremores, medo de morrer, sudorese, entre outros.

9 – Evitar situações sociais

Muitas pessoas que sofrem com a ansiedade patológica tendem a se fechar e começam a evitar situações sociais. É como se, assim, conseguissem se proteger do julgamento de terceiros e evitar situações constrangedoras. Porém, esse turbilhão de emoções e pensamentos disfuncionais continua dentro delas e o isolamento faz com que se intensifiquem.

10 – Medos irracionais

É bastante comum que pessoas que sofram de ansiedade patológica apresentem sinais de fobia, que são medos irracionais. Existem indivíduos que têm fobia de determinados animais, de altura, de situações, como dirigir e andar de avião, de fogo, de injeções, entre outros.

Se você estiver apresentando alguns desses sintomas por vários meses, é importante procurar ajuda médica para que obter um diagnóstico correto e dar início ao tratamento. Jamais negligencie a sua saúde emocional, porque ela é parte fundamental do seu bem-estar e da sua felicidade.

Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e incentivar mais pessoas a cuidarem de sua saúde mental.

 

Copyright:  522885751 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Marcos+Calvo+Mesa