O ambiente de trabalho é composto por pessoas que provavelmente nunca se viram antes em suas vidas e que estão ali reunidas para ganhar o pão de cada dia. Nos processos seletivos, são escolhidos indivíduos com diferentes competências, habilidades, conhecimentos e personalidades. Por isso, é natural que essas diferenças venham à tona no dia a dia de trabalho.

Lidar com personalidades distintas é um desafio, pois as pessoas apresentam temperamentos, valores, ritmos de trabalho, crenças e vivências individuais que variam consideravelmente. No entanto, é essencial que as pessoas aprendam a lidar com aquilo que as difere de forma saudável, em nome de um clima organizacional harmônico e pacífico. Na sequência, você vai conferir 8 dicas para lidar melhor com as diferentes personalidades dos colegas no ambiente de trabalho. Boa leitura!

1. Entenda que as diferenças não são defeitos

Um ambiente de trabalho é um resumo da sociedade, pois pessoas diferentes entre si precisam conviver pacificamente em nome de objetivos coletivos que estão acima de questões individuais. Nesse aspecto, precisamos entender que as diferenças são algo positivo.

Você já imaginou como seria o mundo se todas as pessoas fossem iguais a você? Todo mundo teria os mesmos defeitos e as mesmas qualidades, o que não é bacana. Pessoas com diferentes personalidades e habilidades se complementem, de modo que uma ajuda a outra naquilo em que se destaca. As diferenças são o que nos enriquece enquanto sociedade, o que não é exceção no ambiente corporativo.

2. Escute ativamente

Para que possamos respeitar o outro, é preciso compreender quando é a vez de ele falar e expor aquilo que pensa. Em uma empresa e em uma sociedade democrática, isso é um direito de todos, que deve ser respeitado. Por isso, ouça ativamente aquilo que os seus colegas têm a dizer, respeitando e compreendendo as suas ideias, mesmo que você não concorde com elas.

Assim como você gosta de ser ouvido, abra a mente e os ouvidos para quem trabalha com você. Talvez você seja positivamente surpreendido, talvez não, mas o importante é ser democrático e respeitar as diferentes formas de pensar. Ouça para entender, e não apenas para responder.

3. Saiba a hora de defender as suas ideias e a hora de ceder

PSC

Diante de conflitos de ideias, precisamos entender que há momentos em que realmente devemos defender o nosso ponto de vista, mas há outros em que devemos aprender a ceder. Para desenvolver esse discernimento, precisamos agir com a razão, deixando a emoção do momento de lado por alguns instantes.

Se você estiver racionalmente convicto de que a sua ideia é a melhor, exponha calmamente os seus argumentos. Se não conseguir convencer o colega, que os dois apresentem as suas ideias a um supervisor para que ele tome a melhor decisão. Já se você perceber que a ideia do outro é superior, não há problema algum em reconhecer isso. Acate a ideia e siga em frente com o seu trabalho.

4. Desenvolva o equilíbrio emocional

Ao lidar com as diferenças, precisamos ser pacientes, tolerantes e entender que defender a si mesmo não significa atacar o outro. Por isso, precisamos desenvolver uma postura de equilíbrio emocional, ou seja, de compreender os nossos sentimentos e de lidar de forma saudável com eles.

Se você estiver em um conflito com alguém por uma ideia de trabalho, respire fundo. Entenda que ter uma ideia descartada não significa que o seu valor como profissional diminuiu. Da mesma forma, não permita que alguém ofenda a sua honra em ambiente de trabalho e jamais faça o mesmo com o outro. Ofensas e uma linguagem agressiva indicam falta de inteligência emocional, o que sempre traz graves consequências.

5. Não julgue antes de conhecer

Muitas vezes, julgamos as pessoas, especialmente aquelas que não conhecemos muito bem, com base em aparências. No entanto, não podemos chegar a conclusões sobre um colega apenas com base em uma atitude ou naquilo que vimos em um dia.

Quantas vezes não pensamos que trabalhar com alguém seria algo extremamente difícil, mas, no fim das contas, tudo corre com tranquilidade? Da mesma maneira, há casos em que alguém que não imaginávamos que causaria problemas acaba provocando conflitos. Portanto, evite tirar conclusões sobre os colegas antes de efetivamente lidar com eles. Primeiras impressões nem sempre se concretizam.

6. Comunique-se com clareza

De um jeito ou de outro, o fato é que temos que lidar diariamente com pessoas completamente diferentes de nós. Sendo assim, entenda que a comunicação é a melhor maneira de esclarecer as coisas e evitar conflitos. Portanto, pense muito bem antes de comunicar-se, seja em conversas presenciais, seja em telefonemas ou mensagens escritas.

Selecione bem as palavras, explique o que deve ser explicado com detalhes, seja claro e sucinto em sua mensagem e certifique-se de que todos a compreenderam. Modere também o seu tom de voz, mantendo-o sempre calmo e amigável. Deixe a ironia e a agressividade de fora das conversas de trabalho. Essa comunicação clara e não violenta abre muitas portas, mesmo entre pessoas muito diferentes umas das outras.

7. Separe a vida profissional da vida pessoal

Você já percebeu que há jogadores de futebol que dão tudo para derrotar os seus adversários em campo, mas que, após o apito final, cumprimentam-se com respeito e amizade? Assim deve ser na vida profissional de qualquer pessoa. Mesmo que conflitos de trabalho existam, é preciso não levá-los para a vida pessoal.

Não é porque alguém discordou de uma ideia sua no trabalho que ela não gosta de você ou que não respeita quem você é. Os assuntos profissionais precisam ser vistos com racionalidade para alcançar os objetivos, de modo que nem sempre é possível agradar a todos. Isso não quer dizer, contudo, que duas pessoas que discordam não gostam uma da outra. E mesmo que de fato não gostem, trabalho é trabalho, e precisamos conviver bem com os outros, mesmo que não queiramos fazer amizade.

8. Se fizer críticas, que sejam críticas construtivas

Conforme citamos ao longo do artigo, a grande dificuldade de lidar com pessoas diferentes no ambiente de trabalho é a divergência de opiniões. Sendo assim, entenda que, mesmo para discordar de alguém, é preciso fazê-lo com educação, respeito e serenidade.

Administre as emoções e deixe que os argumentos racionais falem mais alto. Explique com clareza por que você não acredita que a ideia do seu colega não é boa. Mostre os seus argumentos e ofereça as suas soluções. Da mesma maneira, aceite as críticas construtivas que receber (desde que não haja ofensas). É assim que as pessoas evoluem umas com as outras, pessoal e profissionalmente.

Lidar com as diferenças é um desafio em qualquer lugar. No ambiente profissional é ainda mais complicado, já que as pessoas ali presentes não foram reunidas por laços de família ou de amizade, mas exclusivamente por seus conhecimentos profissionais. Ainda assim, dedicamos boa parte do dia a esse ambiente, de modo que um bom convívio se faz necessário nas empresas. Se você seguir as 8 dicas acima, certamente conseguirá obter bons resultados nesse sentido. Sucesso!

E você, querida pessoa, tem se esforçado para lidar melhor com as diferenças em seu ambiente de trabalho? Em quais dos traços acima você ainda precisa trabalhar mais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!