Você certamente já se deparou ou talvez até já tenha feito alguns stories, seja no Facebook, seja no Instagram, não é mesmo? Trata-se de um lugar específico dessas redes para a postagem de conteúdos efêmeros, ou seja, que só ficarão disponíveis para o público por 24 horas.

Assim, muitos produtores de conteúdo utilizam esse campo tão especial das redes para postar cenas de bastidores, vídeos curtos sem muita produção, enfim, um conteúdo mais rápido e sem tanta beleza artística, como os que ficam ali no feed. Isso, contudo, não quer dizer que não devemos nos preocupar com a qualidade dos stories, OK?

Mesmo com a popularização dessa ferramenta, ainda há algumas pessoas que sentem vergonha de fazer stories, sobretudo naqueles momentos em que precisam falar diante da câmera com o seu público, sem edição. Se você faz parte desse grupo mais tímido, saiba que não há o que temer. Confira as 7 dicas que separamos a seguir!

1. Entenda que a sua voz vai sair um pouco diferente e que isso é normal

Quando nós ouvimos a nossa voz em uma gravação, é natural que ela pareça um pouco diferente da voz que nós estamos acostumados a ouvir no dia a dia. É assim para todo mundo, de modo que você não precisa se envergonhar. Entenda que só você vai estranhar a sua voz, mas, para as outras pessoas, não haverá diferença.

Uma dica bacana para acostumar-se com esse novo “timbre” é gravar vídeos em que você narra o que está filmando, mesmo que não mostre o seu rosto. Isso o ajudará a treinar a sua comunicação oral e a fazer um bom uso da sua voz!

2. Comece postando fotos

Antes de partir para o vídeo, que é geralmente o que mais envergonha quem produz stories, comece pelas imagens estáticas. Poste fotos suas e experimente os demais recursos da ferramenta, como a adição de figurinhas, música, filtros e textos.

PSC

Outra dica bacana é apostar nos recursos de interação, como enquetes, testes e caixas de perguntas. Isso permitirá que você conheça mais e se aproxime dos seus seguidores. Assim, será possível criar mais familiaridade com o seu público, o que é importantíssimo para que você consiga se soltar aos poucos. Publique fotos com frequência para perder a timidez gradativamente.

3. Evite o uso do tripé

Como citamos acima, os stories constituem um recurso mais cotidiano, que aproxima o seu público da sua rotina. Por isso, é bacana evitar o uso do tripé, que torna as gravações mais formais e produzidas. O melhor a se fazer é segurar o celular com a sua mão, pois isso dará a você liberdade para gravar o que quiser, do jeito que quiser, acostumando as pessoas com o seu estilo.

Além do mais, segurar o celular com as suas mãos também produz um efeito psicológico de confiança, afinal de contas, você está no controle da situação. Por isso, grave os stories dessa maneira, mas com cuidado para gravar direitinho!

4. Treine a gravação de vídeos antes de publicar nos stories

Se você não tem experiência gravando vídeos de si mesmo produzindo conteúdo, talvez já ir direto para os stories não seja uma boa ideia. Se você se sentir inseguro, comece gravando vídeos sem publicá-los. É natural ficar engessado e achar tudo estranho no início, mas, aos poucos, você vai se acostumar com essa novidade.

Outra dica bacana é responder às mensagens dos seus amigos por áudio ou por vídeo. Quanto mais você fizer isso com as pessoas da sua confiança, mais ficará treinado e seguro para gravar vídeos para o seu público em geral.

5. Explore os filtros

Muitas vezes, a insegurança que as pessoas têm em relação aos stories diz respeito à própria imagem, ao cenário, à voz, entre outras questões. Entenda, contudo, que o objetivo dos stories é justamente humanizar a sua página, em contraponto a tudo que é “perfeitinho” no seu feed.

Em todo caso, se a insegurança bater, saiba que você pode utilizar os filtros com efeitos especiais, que podem corrigir imperfeições ou criar cenários mais atraentes. Possivelmente, eles farão com que você se sinta melhor, mas não se esqueça de olhar para você com mais carinho e de trabalhar essa autoestima, OK?

6. Verifique se os roteiros ajudam ou atrapalham

Os roteiros para os stories são um tópico à parte, pois eles são muito úteis para algumas pessoas e nada úteis para outras. Portanto, o jeito é treinar e verificar como você reage a eles.

Algumas pessoas gostam de escrever o texto inteiro do vídeo e conseguem fazer uma leitura espontânea, natural. Se você, porém, não tem experiência nesse “ler sem parecer que está lendo”, o melhor é fazer aquele roteiro simplificado, apenas com os tópicos que não podem ser esquecidos.

Contudo, se você acredita que não vai se esquecer de nada e que o papel ali por perto só vai te atrapalhar, confie no seu instinto e grave de uma vez, mesmo sem nada por escrito. Conheça a si mesmo e identifique o que funciona melhor no seu caso!

7. Se não quiser, não assista ao que você publicou

Existem até mesmo atores consagrados da televisão que não assistem aos filmes e novelas que gravaram justamente porque não querem ficar encontrando defeitos. Se você acredita que assistir novamente vai fazer com você repare em falhas e perca a autoconfiança, não assista. Está tudo bem!

Entretanto, se você se sente confiante para assistir aos seus stories para verificar o que pode melhorar, na certeza de que isso não vai acabar com a sua segurança, então, pode assistir. Mais uma vez, conheça a si mesmo antes de tomar a sua decisão!

O uso dos stories é extremamente benéfico, pois ele permite uma comunicação mais direta com o seu público, muitas vezes fazendo revisões do conteúdo que já está no seu feed ou aquecimentos para o que está por vir. Lembre-se de que estamos vivendo uma era em que ser “perfeitinho” nas redes sociais já perdeu a graça. As pessoas gostam de gente autêntica, com erros e acertos. Dessa forma, deixe as inseguranças de lado e mostre quem você é nos seus stories!

E você, querida pessoa, tem vergonha de gravar stories ou já superou essa fase? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se interessar pelo tema, por meio das suas redes sociais!