Você já ouviu falar que “quem vende para todo mundo, na verdade não vende para ninguém”? Essa frase basicamente resume a ideia de que é preciso segmentar o público-alvo das empresas. A verdade é que todo produto ou serviço resolve algum desejo ou necessidade das pessoas. Mas será que a sociedade inteira tem os mesmos desejos e necessidades?

A resposta, com certeza, é “não”. Por isso, as empresas precisam conhecer os seus públicos e as suas áreas específicas de atuação, isto é, os seus nichos de mercado. Essa estratégia evita que a organização perca tempo e dinheiro com pessoas que não estão potencialmente interessadas naqueles produtos e serviços.

Neste artigo, você vai compreender o que é um nicho de mercado, por que ele é importante para as empresas e como pode ser definido. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Nichos de mercado: o que são e por que é importante defini-los?

Um nicho de mercado é um recorte ainda mais específico feito no segmento de atuação de uma empresa. Por exemplo: se uma organização atua no segmento de moda, ela pode focar no nicho plus size, aprofundando-se no universo desse perfil de consumidor e desenvolvendo produtos e serviços cada vez mais adequados para a sua satisfação plena.

A definição de nichos pode representar excelentes oportunidades de negócios. Em vez de querer “abraçar o mundo”, a empresa consegue tornar-se uma especialista em atender um determinado grupo de pessoas, focando as suas energias e os seus investimentos em satisfazer plenamente aquele grupo. Assim, ela se torna referência no assunto, ao mesmo tempo em que deixa de gastar tempo e dinheiro com segmentos de mercado que não têm potencial para se interessar pelas suas soluções.

Esse processo permite não apenas que os produtos e serviços sejam cada vez mais específicos e de qualidade, mas também que outros aspectos melhorem consideravelmente na satisfação daquele grupo de pessoas: o atendimento humanizado, as campanhas de comunicação que geram conexão, a redução da concorrência e a maior chance de fidelizar aquele seleto grupo de consumidores.

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É possível até mesmo encontrar nichos tão “abandonados” que não há concorrência alguma para atendê-los. Além disso, o trabalho com nichos específicos facilita a realização de parcerias — o que pode ocorrer, por exemplo, com influenciadores digitais que produzem conteúdo especificamente direcionado para aquele segmento de pessoas que a empresa deseja alcançar.

Quais são as possíveis segmentações para a definição de nichos de mercado?

Há diferentes meios pelos quais podemos segmentar a população para encontrar nichos de mercado. A escolha depende da natureza da empresa e dos seus negócios, sendo que mais de uma segmentação (ou mesmo todas!) podem ser utilizadas.

1. Segmentação geográfica

Como o nome já dá a entender, a segmentação geográfica é aquela em que a empresa limita o alcance geográfico da sua atuação, restringindo-a a determinados países, regiões, estados, cidades e até mesmo bairros. Essa segmentação geralmente leva em consideração traços típicos das regiões, como o clima, a cultura, o poder aquisitivo, a linguagem etc. Assim, vender roupas em Maceió, por exemplo, é bem diferente de fazê-lo na serra gaúcha, concorda?

2. Segmentação demográfica

Na segmentação demográfica, a empresa está mais interessada nas características gerais das pessoas do que na sua localização. Entre essas características, podemos citar: gênero, faixa etária, faixa de renda, estado civil, profissão, religião, grau de escolaridade, e por aí vai. São determinadas informações que podem influenciar a compra de produtos e serviços. É com base nessas segmentações que surgem planos de saúde específicos para a terceira idade ou moradias para pessoas solteiras, por exemplo.

3. Segmentação psicográfica ou comportamental

A segmentação psicográfica ou comportamental também leva em consideração as características do indivíduo, mas no que diz respeito aos seus valores, crenças e hábitos gerais e de consumo. Por exemplo: pessoas adeptas do vegetarianismo e que defendem a causa animal compõem um nicho de mercado que procura por produtos que não causam sofrimento animal em qualquer das suas etapas de produção e distribuição. Essa segmentação tem se fortalecido na construção de marcas.

Como selecionar um nicho de mercado?

Agora que você já compreende o conceito e a importância dos nichos de mercado, bem como os tipos de segmentação existentes, é hora de compreender como selecionar efetivamente um nicho de atuação. Para isso, confira as 5 dicas a seguir.

1. Verifique os nichos do seu interesse

Fica muito mais fácil trabalhar com nichos compatíveis com os seus interesses e valores. Será que vale a pena trabalhar com produtos vegetarianos se você simplesmente não se interessa pelo tema e come carne todo dia? Dificilmente você ganhará autoridade no assunto, até porque isso demanda muito envolvimento e pesquisa, o que exige um mínimo de interesse no tema.

2. Aprofunde os seus conhecimentos no nicho

O trabalho com nichos é bacana porque envolve a exclusividade de um único tema ou grupo de pessoas. Em compensação, esse trabalho é muito mais profundo. Se você só vai trabalhar com moda plus size, precisa realmente compreender tudo sobre o tema. Como essas roupas são produzidas? Qual é o tamanho dessa população na sociedade brasileira? Como essas pessoas são representadas na mídia e na publicidade? Quais são os desejos e necessidades desse público? Pesquise tudo!

3. Pense nas soluções que você vai oferecer

O sucesso do seu negócio depende da sua capacidade de satisfazer plenamente o público em questão, o que deriva da competência dos seus produtos e serviços em sanar as dores dessas pessoas. Uma ideia simples pode ser extremamente útil, desde que você conheça bem o público que pretende atingir. Nesse sentido, vale a pena pesquisar as soluções que a concorrência tem oferecido (se houver), a fim de superá-la por meio de diferenciais competitivos.

4. Pesquise a demanda desse nicho

Um nicho é um negócio específico, mas que precisa ter demanda. É importante segmentar as pessoas, mas não de forma tão restritiva. Não é interessante, por exemplo, criar um produto exclusivo para mulheres grávidas de trigêmeos, já que essa população é muito pequena. É preciso que o negócio seja amplo o suficiente para que você tenha uma demanda recorrente e, consequentemente, lucro.

5. Conheça os seus clientes

Por fim, depois de encontrar o seu nicho, dedique-se a conhecer a fundo quem pode se interessar pelas suas soluções. Se você deseja abrir um restaurante vegetariano, por exemplo, pode ter como clientes não apenas as pessoas que já são vegetarianas, mas também indivíduos que simplesmente não curtem comer carne todo dia ou que desejam uma dieta mais saudável e equilibrada. Aos poucos, conheça a dinâmica do seu negócio e adapte-se às oportunidades que surgirem.

Como você pode perceber, definir um nicho de mercado é uma ótima possibilidade de ser bem-sucedido, focando em uma parcela específica do mercado. Contudo, esse trabalho demanda muita pesquisa, estudos e oferecimento de produtos e serviços compatíveis com as expectativas do público em questão.

E você, ser de luz, tem vontade de trabalhar ou já trabalha com um nicho específico? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!