Toda empresa tem problemas que surgem de vez em quando. A melhor maneira de resolvê-los é, antes de qualquer coisa, compreender o que houve e quais foram as causas da ocorrência. Para essa finalidade, existe uma ferramenta muito útil: o diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama da espinha do peixe e digrama 6M.

Neste artigo, você vai entender em que consiste esse diagrama, como deve ser feito e quais benefícios oferece às organizações. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é o diagrama de Ishikawa?

O diagrama de Ishikawa, ou espinha de peixe, é uma ferramenta visual que permite que as equipes de trabalho apurem as causas dos problemas encontrados, o que facilita na hora de encontrar as soluções. Ele foi criado em 1943 pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa. Ele tinha o objetivo de desenvolver uma ferramenta de solução de problemas que pudesse ser utilizada por qualquer pessoa nas empresas, independentemente do cargo ocupado.

Até os dias de hoje, a ferramenta costuma ser bastante utilizada em reuniões de equipes de trabalho, pois ajuda na organização do raciocínio para que as pessoas encontrem as causas-chave dos problemas de produtividade da empresa.

Como construir esse diagrama?

Não é tão complexo construir o diagrama de Ishikawa. Para simplificar, podemos explicar o processo em 7 etapas, conforme você verá a seguir.

  1. Reúna-se com a sua equipe e especifique o problema a ser resolvido;
  2. Desenhe uma seta partindo da esquerda para a direita e desenhe um retângulo ou círculo na ponta da seta;
  3. Dentro do retângulo, escreva o problema identificado na etapa 1;
  4. Desenhe 6 traços diagonais partindo da seta (três na parte superior e três na parte inferior), que se referem às categorias das possíveis causas;
  5. Faça uma reunião de brainstorming com a sua equipe para encontrar as possíveis causas do seu problema;
  6. Dentro das categorias especificadas, escreva as causas encontradas pela equipe;
  7. Enumere essas causas de acordo com a sua importância em relação ao problema identificado.

Quais são as 6 categorias de possíveis causas para o problema?

No passo 4, você viu que é preciso desenhar 6 traços sobre a seta principal, de modo que cada traço corresponde a uma categoria de possíveis causas para o problema. Cada uma dessas categorias é iniciada pela letra M (razão pela qual o diagrama também é conhecido como “diagrama 6M”), conforme você vai conferir a seguir:

  • Método: as maneiras pelas quais as atividades são desenvolvidas na empresa podem provocar o problema?
  • Máquina: os equipamentos e tecnologias empregados nos processos podem provocar o problema?
  • Medida: as métricas utilizadas para mensurar o andamento das atividades podem provocar o problema?
  • Meio ambiente: há fatores externos que afetam a execução das atividades e que podem provocar o problema?
  • Material: a qualidade e o tipo de materiais utilizados podem provocar o problema?
  • Mão de obra: as pessoas envolvidas na execução das atividades podem provocar o problema?

Quais são os benefícios que esse diagrama pode oferecer às organizações?

PSC

O diagrama de Ishikawa é uma representação visual que define relações de causa e efeito que podem ser percebidas mais rapidamente do que na leitura de um relatório textual, por exemplo. Ele é especialmente útil quando as equipes de trabalho se reúnem para preenchê-lo em conjunto, dando início a um rico processo de brainstorming.

Entre as principais funções e vantagens oferecidas pelo uso dessa ferramenta às empresas, podemos citar:

  • Tornar os problemas a serem resolvidos mais visíveis;
  • Identificar com agilidade e eficácia as possíveis causas dessas questões;
  • Definir uma hierarquia entre as causas apontadas, das de maior responsabilidade às de menor responsabilidade;
  • Manter um registro visual e intuitivo que beneficia também as futuras utilizações da ferramenta;
  • Promover um aperfeiçoamento dos processos, de forma constante;
  • Promover um entendimento dos desdobramentos dos fatos na empresa, auxiliando na prevenção da recorrência dos problemas já diagnosticados;
  • Engajar todos os membros das equipes de trabalho no processo de resolução/prevenção de problemas e promoção de melhorias contínuas;
  • Organizar as ideias de todos os participantes das reuniões, de forma clara e objetiva.

As limitações do diagrama

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta, como qualquer outra. Ele, sozinho, não será capaz de apontar as causas mais graves e as menos graves aos problemas da empresa. Trata-se apenas de uma estrutura que facilita a reflexão, mas o trabalho continua sendo essencialmente humano. Por isso, por mais que a ferramenta exista e seja útil, ela precisa ser utilizada por profissionais competentes e analíticos, que de fato conheçam a realidade da empresa e dos seus problemas.

Apesar dessa limitação, o diagrama da espinha de peixe continua sendo uma ferramenta muito utilizada para resolver os problemas de gestão de qualidade, desde os mais fáceis de serem resolvidos até os mais complexos. Isso é importante porque, no dia a dia corrido, os setores das empresas passam por muitos problemas, mas nem sequer param para refletir sobre as suas causas.

Por isso, o uso estratégico desse diagrama tende a beneficiar a produtividade das organizações, pois ajuda no diagnóstico e na solução dos problemas identificados. Além do mais, por ser um recurso de fácil visualização e criação, ele pode ser adotado tanto nos problemas que envolvem a empresa inteira como nos casos particulares de cada departamento que a compõe. Dessa forma, investir nessas ferramentas simples é, muitas vezes, um importante passo para resolver as questões negativas das organizações o mais brevemente possível.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!