Através das emoções, os indivíduos expressam suas reações de acordo com o que vivem. Nesse sentido, ao demonstrar alegria, tristeza, raiva, satisfação, gratidão, uma pessoa mostra ao mundo e a si mesma como alguma situação a afetou. Embora pareça algo que faz parte da vida de todos, existem aqueles que sofrem o chamado embotamento afetivo, que é um transtorno que dificulta que as emoções sejam sentidas e expressadas.

As Principais Causas do Embotamento Afetivo

O embotamento afetivo, ou seja, a dificuldade de sentir e expressar emoções, pode ter diversas causas. As mais comuns são:

  • Sofrer de outros transtornos psicológicos, como é o caso da esquizofrenia, da depressão e da psicose;
  • Ter sofrido um grande trauma, como um acidente grave ou algum tipo de violência, por exemplo;
  • Passar por um episódio de intensa pressão psicológica, o que pode incluir trabalho, estudo, sentimento de culpa e excesso de cobranças internas e externas;
  • Traumas físicos na cabeça, como quedas e batidas, por exemplo, podem danificar as estruturas cerebrais e comprometer a que sinta emoções;
  • Traumas psicológicos vividos na infância, como é o caso do abandono ou da rejeição por parte dos pais.

Além das causas relacionadas a outras doenças psiquiátricas, o embotamento pode funcionar como um mecanismo de defesa pós-traumático, como uma forma de se proteger do sofrimento que determinada situação causou. É como se, para evitar a dor, a mente pausasse esse sentimento ou todos eles. Por isso, o transtorno pode se apresentar em diversos níveis, com o embotamento de apenas uma emoção ou de todas elas.

Essa dificuldade de sentir e gerir as emoções leva os indivíduos a terem problemas para se relacionar e conviver com outras pessoas, pois, muitas vezes, são considerados insensíveis e incoerentes. Com isso, costumam se isolar cada vez mais, o que pode levar o quadro de embotamento afetivo a se tornar ainda mais intenso.

Por mais desafiador que pareça, é importante aprendermos a não julgar as pessoas sem antes conhecermos suas batalhas e suas razões para agirem de tal forma. No caso do embotamento, em especial, o julgamento pode levar o indivíduo a se fechar cada vez mais ao invés de buscar tratamento adequado para seu problema. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que o julgamento é uma atitude nociva e que deve ser evitada.

Sintomas do Embotamento Afetivo

Conheça os principais sintomas do embotamento afetivo e saiba como identificá-lo. Dessa forma, caso perceba que alguém próximo está apresentando algum dos sinais do transtorno, poderá oferecer sua ajuda e orientar a pessoa para que busque ajuda especializada de um profissional.

PSC

Depressão: como é um transtorno que pode ter ligação com a depressão, os sintomas incluem apatia, desmotivação, isolamento social e desinteresse total, mesmo por atividades que demonstrava gostar anteriormente.

Incoerência na Expressão: quando se está entre amigos, em um momento de descontração, por exemplo, o natural é apresentar uma expressão feliz e agir com leveza. Contudo, o indivíduo que apresenta um quadro de embotamento emocional pode apresentar expressões que não condizem com o momento, como um olhar vazio e distante, e, também, oscilações em suas emoções.

Indiferença: ao ouvir a respeito de algo muito triste ou muito feliz, o indivíduo se mostra indiferente. Não importa se são coisas boas ou ruins, ele não é abalado pelas situações que acontecem ao seu redor.

Sintomas Físicos: além dos sinais que podem ser percebidos através do comportamento, a pessoa que sofre de embotamento afetivo pode apresentar sintomas físicos, como: dificuldade de respiração, sudorese, tremores pelo corpo e batimentos cardíacos acelerados.

Tom de Voz: o nosso tom de voz é alterado de acordo com as emoções que sentimos. Por isso, muitas vezes é possível identificar o estado emocional de uma pessoa falando com ela ao telefone. No caso daqueles que apresentam um quadro de embotamento, a voz se mantem em um nível neutro e monótono, sem expressar nada.

Expressão Corporal: além da voz, os trejeitos e a forma de se movimentar também são capazes de demonstrar o estado emocional de um indivíduo. Quando embotado, ele passa a se movimentar apenas por necessidade, sem expressar reações, como se fosse um robô.

Como Agir Com Uma Pessoa Que Apresenta Embotamento Afetivo?

Ao notar algum dos sinais de embotamento emocional em uma pessoa próxima, observe se foi apenas um fato isolado ou algo que persiste. Se ela continuar apresentando os sintomas mesmo com o passar do tempo, é sinal de que precisa de ajuda médica. Um bom profissional saberá indicar o tratamento adequado para que o problema seja controlado e superado.

Ofereça todo o apoio que puder, pois certamente essa atitude fará uma grande diferença nesse momento. Mesmo que o indivíduo não esteja conseguindo demonstrar através das emoções, contar com o suporte dos entes e amigos queridos é realmente maravilhoso. Então, faça isso porque lhe considera e deseja o seu bem e não por esperar algo em troca. Saiba respeitar as limitações pelas quais ele está vivendo e seja uma referência positiva.

Como Prevenir o Embotamento Afetivo

Embora o embotamento afetivo possa ter diversos tipos de causas, em muitos casos, existem algumas atitudes que podem ajudar a prevenir e evitar o transtorno. Quando é causado por acontecimentos marcantes ou grandes frustrações, por exemplo, essa ausência de emoções pode ser tratada com ajuda do autoconhecimento, que é o principal caminho para o desenvolvimento da chamada inteligência emocional. A habilidade de conhecer e ter controle sobre os sentimentos é algo realmente transformador e essencial para lidarmos com os momentos de dificuldade e ruptura sem nos perdermos neste caminho.

Um indivíduo que tem a sua inteligência emocional desenvolvida consegue ressignificar as suas dores, transformando até mesmo uma situação traumática em fonte de amadurecimento e aprendizado. Assim, é possível se libertar de bloqueios que impedem o seu desenvolvimento e comprometem suas relações. Vale lembrar que esse processo costuma ser bastante delicado ou mesmo longo, entretanto, por mais desafiante que pareça, é perfeitamente possível de ser realizado.

Independente de você já ter ou não apresentado um quadro de embotamento afetivo, busque sempre se conhecer e entender os motivos pelos quais sente ou não sente cada emoção. Somos seres humanos e as emoções nos ajudam a nos expressar e nos conectar com as pessoas e o mundo ao nosso redor. Entender isso com clareza te dará a oportunidade de curar as suas dores emocionais e, assim, despertar o seu potencial infinito, pois, como sempre digo: quanto mais você se conhece, mais se cura e se potencializa.

O embotamento emocional é um transtorno sério e que deve ser tratado com responsabilidade e cuidado. Mantenha a atenção para identificar os sinais no seu comportamento ou de pessoas próximas. Além disso, procure sempre cuidar da sua mente para evitar que situações vividas no passado se transformem em crenças limitantes e comprometam a sua felicidade. E, claro, busque ajuda para superar este momento e alcançar a qualidade de vida que você e, todas as pessoas que ama, merecem conquistar. Sinta, então, amor, gratidão, esperança e esteja mais perto de si mesmo e da sua felicidade!

Copyright: 393552766 – https://www.shutterstock.com/pt/g/talisman