Muito se fala, atualmente, sobre a importância de sermos íntegros. Mas o que exatamente isso significa? Em termos técnicos, integridade significa o estado daquilo que está inteiro, sem qualquer diminuição ou fragmento. Quando falamos de pessoas íntegras, porém, nos referimos a indivíduos com uma conduta honrosa, honesta, ética e justa.

Esse tipo de perfil é notado nas ações do dia a dia e permite que as pessoas sejam mais confiáveis aos olhos dos outros. Isso possibilita o seu crescimento, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

Neste artigo, você conferirá 10 hábitos que caracterizam uma pessoa íntegra. Será que você se identifica com essas atitudes? Confira:

1. Investem em autoconhecimento

Uma pessoa íntegra conhece a si mesma muito bem, tendo plena consciência de suas qualidades e dos pontos que ainda precisa desenvolver, o autoconhecimento. Isso não é sinal de fraqueza, mas muito pelo contrário: significa que o indivíduo tem humildade e pretende ser melhor a cada dia.

Quando uma pessoa conhece bem a si mesma, as opiniões dos outros têm sua importância drasticamente diminuída. É por isso que pessoas íntegras não sucumbem às provocações dos outros nem perdem a calma. Elas sabem exatamente quem são e como se defender, sem agredir ninguém.

2. Agem com transparência

PSC

Nem é preciso dizer que a melhor amiga da integridade é a honestidade, certo? Pessoas honestas não desejam o que não lhes pertence, não precisam recorrer a mentiras para progredir, enriquecem licitamente e não precisam esconder quem são. Quem age dessa forma pode dar-se ao prazer de conduzir a vida como um livro aberto, já que não há nada a esconder ou a “disfarçar”.

Por conta disso, a integridade torna as pessoas transparentes, ou seja, elas sempre são elas mesmas, independentemente do contexto em que estejam. A maneira como uma pessoa age em sua vida pessoal não é muito diferente da vida profissional, pois, nas pessoas íntegras, os princípios que norteiam suas ações não mudam conforme as circunstâncias. São pessoas constantes.

3. São ambiciosas, mas não gananciosas

A ambição não é um defeito, mas uma virtude. Toda e qualquer pessoa tem o direito de almejar e lutar por uma vida melhor. Querer um bom emprego, desejar uma remuneração alta, viver uma vida confortável, realizar viagens e ter uma família feliz são os sonhos de qualquer pessoa — e isso não as torna menos íntegras.

O que acaba com a integridade, porém, são os meios desonestos pelos quais algumas pessoas conquistam esses itens. Mentir, roubar, iludir e trapacear são atos em que uma pessoa deixa de ser ambiciosa para tornar-se gananciosa — este sim um defeito. Pessoas verdadeiramente íntegras não depositam toda a felicidade em bens materiais, nem passam por cima de outras pessoas para conquistá-los. Elas sabem que alcançam objetivos por meio de suas próprias competências.

4. Não falam da vida alheia

Há uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Platão que diz que: “Pessoas normais falam sobre coisas. Pessoas inteligentes falam sobre ideias. Pessoas mesquinhas falam sobre outras pessoas”. A frase explicita a ideia de que quem se interessa pela vida alheia tem uma mente “vazia” e uma vida supérflua.

Pessoas íntegras estão muito comprometidas com seu próprio desenvolvimento pessoal, não tendo tempo nem interesse pela vida de outras pessoas; exceto quando alguém deseja, por livre e espontânea vontade, compartilhar informações ou pedir conselhos, por exemplo. No mais, a fofoca é algo antiético e desinteressante sob o olhar da integridade.

5. Criticam construtivamente

Por falar na vida de outrem, se uma pessoa íntegra tem algum incômodo em relação a outra pessoa, ela não vai criticá-la a terceiros. Ao contrário, ela vai diretamente ao encontro do indivíduo para ter uma conversa franca.

Qualquer crítica que seja feita nesse momento sempre será feita com o objetivo de ajudar a pessoa a melhorar, nunca de menosprezá-la ou diminuí-la. Uma crítica construtiva é sempre feita com argumentos sólidos e com muito respeito pela outra pessoa. Uma pessoa íntegra educa, ensina e compartilha conhecimentos, sem querer ofender ou magoar.

6. Desenvolvem inteligência emocional

Pessoas íntegras são emocionalmente inteligentes. Isso significa que elas são capazes de identificar suas emoções, relacioná-las às suas causas e administrar suas intensidades. Por isso, esses indivíduos conseguem lidar melhor com as adversidades da vida sem “mergulhar” em estados prolongados de tristeza, raiva ou medo.

Pessoas íntegras administram suas emoções e lidam com as situações da vida sem “descontar” sentimentos negativos em outras pessoas. Elas entendem que todo estado emocional é temporário e que as emoções são úteis para despertar ações, desde que estejam em equilíbrio de intensidade.

7. Só cobram do outro aquilo que podem dar

Exigir do outro uma postura, sentimento ou comportamento que você mesmo não exibe é um exemplo clássico de hipocrisia. A integridade de um indivíduo ocorre quando aquilo que ele diz e a forma como age são correspondentes, ou seja, coerentes entre si.

Se uma pessoa não é muito disciplinada em seus hábitos alimentares, por exemplo, não faz sentido cobrar essa disciplina de amigos ou familiares. Pessoas íntegras só exigem do outro aquilo que elas mesmas possuem e demonstram.

8. Respeitam as diferenças

A humanidade é uma espécie extremamente diversa. Cada indivíduo possui sua personalidade, seu temperamento suas características físicas, suas crenças, suas habilidades, suas escolhas e seus conhecimentos. Todos esses itens são consequência de cada experiência pela qual a pessoa passou, isto é, de sua história de vida.

Uma pessoa íntegra entende que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, jamais obriga alguém a ter a mesma opinião ou a enxergar as situações sob um mesmo ponto de vista que ela. Mais do que isso, a integridade envolve reconhecer que, apesar das diferenças, ninguém é superior a ninguém, e todos, sem exceção, são dignos de respeito.

9. São tolerantes, mas justas

Pessoas íntegras entendem que todo mundo erra, inclusive elas. Por isso, elas nunca se colocam em posição de superioridade para condenar outras pessoas por seus erros. Elas toleram, perdoam e seguem em frente.

No entanto, perdoar não é esquecer. Pisar na bola com uma pessoa íntegra significa que você será perdoado, mas não necessariamente que a relação voltará a ser o que era antes. São pessoas tolerantes, mas justas, procurando defender sempre o que é certo e o que é errado, de acordo com seus princípios éticos e morais.

10. Agem com empatia e altruísmo

Integridade e egoísmo não combinam. Por isso, pessoas íntegras agem em relação ao outro com duas virtudes poderosas:

  • Empatia: colocam-se no lugar dos outros, tentando imaginar o que estão sentindo diante da situação que estão vivendo;
  • Altruísmo: não são egoístas; entendem que o outro também tem suas ideias, desejos e necessidades.

Com base nesses dois princípios, as pessoas íntegras jamais pensam exclusivamente em si mesmas. Elas defendem seus interesses, mas tentam conciliar suas ações com o bem-estar daqueles que estão ao seu redor.

Agora que você já sabe quais são as atitudes das pessoas íntegras, já deve ter percebido também o quanto atitudes assim são importantes no mundo em que vivemos, não é mesmo?

Pensando em sua vida pessoal, social, familiar e profissional, você se enquadra nas características acima? Quais aspectos você sente que ainda precisa desenvolver? Deixe suas respostas nos comentários abaixo.

Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos, colegas, familiares e todos aqueles a quem você ama. Vamos criar uma corrente de integridade para fazer do mundo um lugar melhor a cada dia.