Tribalium/Shutterstock Conheça as lições da metáfora do Dragão e a Melancia

Há muitos anos, nas montanhas da Patagônia, existia um pequeno vilarejo. Seus habitantes estavam morrendo de fome. Eles viviam com medo de um dragão que tinham visto em seus campos e, por isso, não cultivavam mais os alimentos.

Certo dia chegou ao vilarejo um viajante e ao pedir por co­mida eles explicaram que não poderiam dar porque o dragão a levara de seus campos. O viajante era corajoso e se ofereceu para matar o dragão.

Ao chegar lá, ele viu que não havia dragão, apenas uma me­lancia gigante. Ele ficou espantado, pois não se cultivava melancia naqueles lados. Então, retornou ao vilarejo e disse:

— Vocês não têm o que temer; não há dra­gão algum, apenas uma enorme melancia.

— Os habitantes do vila­rejo se zangaram e corta­ram o viajante em pedaços.

Algumas semanas mais tarde, outro viajante chegou ao vilarejo. Novamente, ao pedir por comida, contaram-lhe sobre o dragão. Ele também era corajoso e se ofereceu para matar o dragão. Os habitantes do vilarejo exultaram.

PSC

Ao chegar aos campos, ele também viu a melancia gigante e voltou ao vilarejo para contar aos habitantes que eles estavam enganados a respeito do dragão. Não precisavam ter medo de uma melancia gigante. Eles, novamente, o cortaram em pedaços.

O tempo se passou e os habitantes do vilarejo estavam mor­rendo. Certo dia, um terceiro viajante apareceu. Vendo que estavam desesperados, perguntou qual era o problema. Eles lhe contaram e ele prometeu que mataria o dragão para que eles pudessem ir aos campos fazer a colheita.

Ao chegar aos campos, ele também viu a melancia gigante. Sacou a espada, saltou para o campo e cortou a melancia em pedaços.

Retornou até os habitantes do vilarejo e contou-lhes que havia matado o dragão – eles se deliciaram. O viajante permaneceu no vilarejo por muitos meses, o suficiente para ensinar aos habitantes a diferença entre dragões e melancias.

Moral da História – Não precisamos saber todas as coisas. Mesmo as coisas mais óbvias, para alguns, podem ser desconhecidas.