Por muito tempo, falar em amizade entre os líderes e os liderados de uma empresa era quase impossível. Os ambientes eram extremamente formais, e nenhuma ordem poderia ser contestada. A ideia era “manda quem pode, e obedece quem tem juízo”.
Hoje em dia, porém, é sabido que as pessoas tendem a produzir mais e melhor em ambientes em que se sintam confortáveis. Por isso, os líderes têm procurado desenvolver uma relação de mais proximidade e até mesmo de amizade com os seus liderados, reduzindo a verticalização das organizações.
Mas, afinal de contas, é bom que o líder seja amigo dos liderados? Há alguma desvantagem nesse comportamento? Acompanhe-nos na reflexão a seguir e saiba mais sobre o tema.
Contents
Amizades no trabalho e a sua importância
Diversas pesquisas realizadas por departamentos de recursos humanos de várias empresas ao redor do mundo constataram resultados semelhantes: organizações em que há amizade e companheirismo entre as pessoas, independentemente de serem líderes ou apenas colegas, registram mais qualidade de vida, ânimo e produtividade no dia a dia.
No caso do líder, a construção dessas relações de amizade também pode ser positiva. A função do líder é justamente organizar as pessoas do seu departamento, mobilizando-as em conjunto para alcançar determinados objetivos. Esse processo demanda comunicação, motivação, ajuda e assistência contínua. Para gerar confiança e credibilidade, um líder que é carismático e amigo de todos consegue alcançar essas metas com muito mais facilidade.
Como um líder pode fazer amizade com os seus liderados?
De fato, a criação de laços de amizade entre um líder e os colaboradores da sua equipe pode ser muito vantajosa. Contudo, alguns cuidados precisam ser mantidos, afinal de contas, ainda estamos falando de ambientes profissionais. Nesse caso, confira as dicas a seguir para viabilizar essa amizade, sem comprometer o profissionalismo.
1. Abandone as posturas autoritárias
Em primeiro lugar, é essencial que o líder abandone o autoritarismo e o distanciamento que citamos no início do artigo. O líder não pode colocar-se em uma posição inalcançável, como se fosse melhor do que todos e como se jamais errasse. É preciso que ele compreenda que, sem a sua equipe, ele não chegaria a lugar algum.
Por isso, seja humilde e converse com todas as pessoas da equipe de igual para igual. O diálogo é a porta de entrada para a amizade, mesmo que ele seja discreto no início. Assim, seja participativo e democrático, permitindo que todos falem e se sintam à vontade perto de você. Seja simpático e agradável e procure conhecer melhor os membros da sua equipe.
2. Seja presente e preste auxílio
Um bom líder faz-se presente diariamente. Ele se comunica continuamente com todos os colaboradores, compartilha os seus conhecimentos e presta auxílio sempre que necessário. Além disso, ele também dá o exemplo, seguindo as regras da empresa e trabalhando com muita dedicação, ânimo, pontualidade e responsabilidade.
Quando o líder faz a sua parte, ele é notado por todos os membros da equipe, que passam a considerá-lo alguém de valor. Sem ser um líder presente e prestativo, dificilmente os liderados sentirão que podem confiar e contar com ele. Portanto, coloque-se à disposição de todos naquilo de que precisarem.
3. Reconheça o desempenho dos colaboradores
Você já ouviu falar que alguns técnicos de futebol defendem a ideia do “eu venci, nós empatamos, vocês perderam”? Não há espaço para esse raciocínio nas lideranças contemporâneas. Um líder de sucesso compreende que cada membro da sua equipe é essencial aos trabalhos por ela executados.
Aqui, não estamos falando apenas da remuneração, ainda que ela também seja muito importante. A consideração também pode ser expressa por meio das palavras, dos gestos, dos elogios e dos feedbacks positivos, que de fato fazem com que o indivíduo perceba que os seus méritos estão sendo notados e valorizados pelo líder. Isso gera ânimo, motivação e maior abertura às amizades.
4. Dê feedbacks humanizados
Por falar em feedbacks, é essencial que os líderes tenham essas reuniões de tempos em tempos com cada colaborador, a fim de avaliar o seu desempenho e comunicar os resultados obtidos. Quando os resultados são positivos, de fato fica mais fácil criar amizade, mas, infelizmente, nem sempre as coisas são assim tão fáceis.
Por isso, mesmo que os resultados a serem comunicados sejam negativos, um líder jamais deve deixar o seu lado humano de fora da conversa. Para apontar erros e dar sugestões de melhoria, o líder deve mostrar-se calmo e respeitoso, sem exaltar-se e sem humilhar ou ofender o funcionário. Um feedback respeitoso, mesmo que negativo, pode gerar uma admiração pelo líder, contribuindo para que bons relacionamentos surjam.
5. Comunique-se com empatia
A empatia é a capacidade de colocar-se mentalmente no lugar do outro, imaginando como você pensaria, sentiria e agiria se estivesse ali. Esse exercício de altruísmo revela maturidade e compreensão. Por isso, todo líder deve colocar-se de tempos em tempos no lugar dos seus funcionários, a fim de ser um chefe melhor.
A ideia é questionar-se: “Eu gostaria de ter para mim o líder que eu sou para os meus liderados?”. Esse questionamento fará com que o líder reveja determinadas posturas e passe a ser mais compreensivo, organizado e claro na sua comunicação do dia a dia. Sem empatia, humildade e autocrítica, é impossível que um líder seja amigo dos demais membros da equipe.
6. Separe a vida pessoal da vida profissional
Por fim, é importante que o líder compreenda e também que deixe bem claro aos colaboradores que é necessário separar a vida pessoal da vida profissional. Assim, se um líder percebe que um colaborador cometeu um erro em alguma atividade, cabe a ele apontar o erro e solicitar a sua correção, independentemente da amizade que exista entre eles.
Quando um líder começa a fazer vista grossa aos erros de alguns, pelo fato de serem amigos fora da empresa, isso gera insatisfação por parte dos demais funcionários, pois a injustiça produz esse desconforto. Portanto, separe bem uma área da vida da outra, tratando a todos com igualdade e justiça dentro da empresa.
Respondendo à pergunta-título deste artigo, sim, o líder pode ter amizade com os seus liderados, e é até bom que isso ocorra. Contudo, é fundamental manter a justiça no ambiente profissional, sem privilegiar uns em detrimento de outros e sem deixar de cumprir com seriedade as suas obrigações de líder. No mais, siga as dicas acima e mantenha um ótimo relacionamento com os membros da sua equipe!
E você, querida pessoa, consegue manter a amizade com os seus líderes ou com os seus liderados? O que pensa sobre o assunto? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!