O processo seletivo que as empresas executam hoje em dia é diferente de como era feito décadas atrás. Já não vale a pena receber centenas de currículos e analisá-los, um a um, em busca do candidato perfeito.

Na atualidade, o processo é muito mais informatizado, contando com ferramentas que analisam automaticamente a compatibilidade de cada candidato com a vaga em questão. No entanto, antes mesmo de chegarmos a essa fase, é preciso se utilizar de meios de comunicação estratégicos para atrair candidatos qualificados para a seleção. É nesse contexto que surge o marketing de recrutamento, que você vai conhecer melhor a seguir. Siga em frente e boa leitura!

O que é marketing de recrutamento?

O marketing de recrutamento é um conjunto de ações para atrair, engajar e nutrir candidatos, de modo que a empresa conte com profissionais qualificados nos seus processos seletivos. Dessa forma, podemos compreender o marketing de recrutamento como o momento em que a área de recursos humanos se utiliza de estratégias típicas do marketing para atrair bons candidatos. Os principais objetivos dessa estratégia são:

  • Atrair candidatos e despertar neles o interesse em fazer parte daquela empresa;
  • Fortalecer a imagem da marca no mercado, enquanto empregadora (employer branding);
  • Construir um relacionamento positivo e intenso durante todo o processo seletivo.

Hoje em dia, as empresas têm competido não apenas pelos clientes, mas também pelos melhores profissionais do mercado. É por isso que o marketing de recrutamento tem feito a diferença, conferindo mais agilidade aos processos seletivos. Pesquisas têm apontado que as empresas que adotam o marketing de recrutamento têm obtido melhores resultados e maior satisfação com o seu quadro de profissionais.

Como essa área surgiu?

Ao longo do tempo, os profissionais de RH perceberam que não era apenas a empresa que escolhia o candidato, mas o candidato também escolhe a empresa. A verdade é que as novas gerações de profissionais têm se tornado cada vez mais exigentes com uma série de fatores, antes de decidirem participar de um processo seletivo.

Entre esses fatores, podemos citar: salário, benefícios, cultura organizacional, plano de carreira e reputação da empresa no mercado. Por isso, as empresas perceberam que era necessário investir em ações de marketing não apenas para atrair o cliente, mas também para atrair candidatos qualificados. Para isso, é preciso divulgar os benefícios de trabalhar ali e os diferenciais da organização. O objetivo é fazer daquela empresa “o lugar dos sonhos para trabalhar”.

Marketing de recrutamento e employer branding são a mesma coisa?

Ao ler a definição acima, você talvez tenha ficado com a impressão de que marketing de recrutamento e employer branding são a mesma coisa, o que não é verdade. Por mais que os objetivos sejam muito semelhantes, há algumas diferenças.

O employer branding é adoção de uma série de ações que fazem a empresa se tornar um lugar positivo para trabalhar, criando uma reputação positiva da marca enquanto empregadora. O marketing de recrutamento, por sua vez, corresponde à forma como a empresa comunica as ações adotadas, a fim de fortalecer essa reputação.

Assim, o employer branding é o desenvolvimento de planos de carreira, benefícios atrativos e cultura organizacional positiva. O marketing de recrutamento é o conjunto de ações para comunicar tudo isso, o que pode ocorrer por meio de depoimentos de funcionários, divulgação dos benefícios, construção de um fluxo de comunicação com os candidatos e conversão de talentos.

Como colocar o marketing de recrutamento em prática?

Confira 4 dicas fundamentais para adotar o marketing de recrutamento na sua empresa.

1. Desenvolva o funil de recrutamento

O funil de marketing é a representação de uma jornada que o potencial cliente percorre até ser “convertido”, ou seja, tornar-se cliente da empresa. Nos mesmos moldes, o marketing de recrutamento também prevê a construção de um funil, conduzindo os candidatos a um bom relacionamento com a empresa durante o processo seletivo, conforme as etapas a seguir:

  • À procura da vaga: é a fase de atrair as pessoas com conteúdos sobre a qualidade da empresa;
  • Converter: é o momento de transformar aquele visitante em candidato a uma vaga específica, gerando engajamento;
  • Entrevistar: é a etapa em que conhecemos melhor o candidato, nutrindo-o com informações mais detalhadas e relevantes;
  • Contratar: é a etapa de avaliar o desempenho dos candidatos em todas as etapas da seleção, oferecendo a cada um deles um feedback Candidatos que ficam sem resposta podem criar uma imagem negativa da empresa.

2. Crie uma página de carreiras

O foco do marketing de recrutamento está nas duas primeiras fases do funil, ou seja, em atrair e converter. Para atender a esses propósitos, não há nada melhor do que uma página de carreiras, isto é, um site específico para quem tem interesse em trabalhar naquela empresa.

O objetivo dessa página é ajudar na construção dessa reputação positiva da empresa enquanto empregadora. Para isso, é interessante contar a história da organização, a missão, a visão, os valores, os benefícios, os depoimentos de atuais colaboradores, além de um descritivo das vagas abertas e das etapas do processo seletivo. Profissionais de marketing e TI certamente poderão auxiliar na construção dessa página.

3. Explore as redes sociais da empresa para essa finalidade

As redes sociais são uma excelente vitrine para a empresa, que pode estabelecer uma comunicação positiva com diferentes públicos, inclusive com quem deseja trabalhar ali. Por isso, procure divulgar algumas das informações da sua página de carreiras também nos perfis das principais redes sociais que a sua empresa tem.

O LinkedIn recebe uma atenção especial, pois é a rede social específica para fins profissionais. Geralmente, quem procura emprego é ativo nessa rede, de modo que é nela que a empresa deve intensificar a sua comunicação com esse público.

4. Invista em automação para a comunicação

No que diz respeito aos candidatos que já estão participando de processos seletivos, é importante oferecer a eles uma experiência positiva em todas as etapas. Para isso, você pode investir em automação para tornar a comunicação mais ágil.

Assim, e-mails e notificações por mensagens de texto podem ser disparadas para confirmar candidaturas, informar as etapas que já estão disponíveis para realização, agendar entrevistas e dar feedbacks positivos ou negativos após cada etapa. Um software de recrutamento e seleção ajuda muito na organização e no disparo dessas mensagens.

Como você pode notar, o marketing de recrutamento consiste em um conjunto de ações estratégicas, com o objetivo de atrair profissionais qualificados para compor o quadro de funcionários da empresa. Coloque as dicas acima em prática e veja a diferença em todos os seus processos seletivos!

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com o marketing de recrutamento? O que pensa sobre essa estratégia? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!