A escolha de uma profissão é um processo muito complexo. Estamos falando de uma decisão que tem o potencial de transformar toda uma vida, sendo que, na maioria das vezes, ela precisa ser tomada entre os 15 e os 18 anos. Parece injusto que uma escolha assim tão importante precise ser feita tão cedo.

A orientação vocacional é uma opção para amenizar o peso dessa decisão, auxiliando os jovens a escolher com consciência e equilíbrio emocional o caminho profissional a ser trilhado. Iniciando a idade adulta, é necessário compreender que as decisões têm consequências, o que demanda muita maturidade e conhecimento.

Como esses dois fatores ainda estão se desenvolvendo na faixa etária em questão, a orientação que parte de alguém com mais experiência se faz necessária, de modo que contar com alguém que ajude o jovem a tomar essa decisão tão complexa é sempre uma alternativa positiva. Neste artigo, você vai conhecer melhor a orientação vocacional e os seus benefícios. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

O que é orientação vocacional e como funciona?

A orientação vocacional, também conhecida como terapia vocacional, é um processo conduzido por um orientador (como um coach de carreira) ou psicólogo, a fim de permitir que o indivíduo conheça a sua vocação. A vocação de uma pessoa consiste em uma ocupação que reflita os seus interesses e habilidades, de modo que esses aspectos precisam ser levados em consideração.

A ideia desse tipo de orientação é permitir que o jovem conheça melhor a si mesmo para descobrir uma profissão, ou ao menos uma área profissional, cujas atividades estejam mais associadas aos seus interesses e competências. No entanto, é fundamental ressaltar que nada é definitivo ou inato. Interesses podem ser desenvolvidos ao longo da vida, assim como novas habilidades podem ser adquiridas.

Por isso, esse processo é uma terapia de construção, em que a pessoa conhece a si mesma e, com isso, constrói o seu perfil profissional. Para essa finalidade, há diversas ferramentas que podem apontar possíveis caminhos, como as entrevistas, os testes de perfil comportamental, os testes vocacionais, as dinâmicas, e por aí vai.

PSC

Com essas ferramentas, as sessões de orientação vocacional permitem que o jovem descubra as possibilidades mais associadas ao seu universo particular. Além disso, elas devem incluir recomendações de estudo e pesquisa sobre as profissões de maior interesse, de modo que a pessoa possa fazer uma escolha mais consciente.

Quais são os benefícios desse processo?

Ao ler a descrição acima, não fica muito difícil conhecer as vantagens que a orientação vocacional pode oferecer. Hoje em dia, esse processo faz parte de instituições de ensino, consultórios de psicólogos e escritórios de coaches, tornando essa terapia mais acessível e rica para ajudar as pessoas nos seus caminhos profissionais. Na sequência, você vai conferir os principais benefícios desse processo.

1. Identificação completa do perfil do indivíduo

Conforme citamos, a orientação vocacional promove um mergulho no autoconhecimento, o que facilita a tomada de decisões de carreira. Identificações, talentos, habilidades, competências, interesses e perspectivas para o futuro são encontrados ao longo do processo. Nas orientações, o indivíduo pode conhecer um lado de si mesmo que estava escondido ou muito discreto, como também pode confirmar de vez as ideias que ele já tinha acerca do seu potencial profissional.

2. Promoção do autoconhecimento

O autoconhecimento é um conceito extremamente amplo e complexo, mas que pode ser resumido pelo bom e velho “conhecer a si mesmo”. Isso envolve não apenas os interesses e aptidões, conforme vimos acima, mas também uma compreensão mais profunda sobre valores, crenças, personalidade, metas, estilo de vida, visões de futuro, pontos fortes e pontos a serem melhorados. Esse todo do indivíduo impacta também as suas escolhas profissionais, e não apenas os conhecimentos técnicos.

3. Conhecimento de mercado

Além do autoconhecimento e da construção do próprio perfil profissional, as sessões de orientação vocacional, por meio das ferramentas já citadas, apontam determinadas atividades e profissões que podem ser compatíveis com o perfil da pessoa. Esses “resultados” obtidos são apenas o ponto de partida para que um trabalho de pesquisas e estudos mais profundos ocorra. A ideia é identificar as profissões selecionadas e pesquisá-las mais a fundo, de preferência conversando com quem já as exerce.

4. Amenização dos medos e inseguranças

Além das questões técnicas, a orientação vocacional também tem um impacto muito positivo sobre o aspecto emocional dos jovens. Como citamos no início do artigo, existe uma pressão muito grande para que pessoas com a mente ainda em formação façam uma escolha de tamanha importância. A pressão, o estresse, a ansiedade e as incertezas fazem parte desse momento, de modo que a orientação vocacional atua também como uma terapia para ajudar o jovem a lidar com as suas emoções.

5. Definição de objetivos e de um plano estratégico inicial

O objetivo da orientação vocacional é apontar para o jovem uma possibilidade (ou algumas possibilidades) de caminhos profissionais a serem seguidos. Dessa forma, ele poderá definir os seus objetivos, pensando em profissões, cargos, cursos, remunerações e o estilo de vida que pretende alcançar. Assim, essa orientação serve também para quem já tem ideia do que fazer, mas não sabe como chegar lá. Traça-se um plano estratégico, conduzindo a pessoa do estado atual ao estado desejado.

Conclusão

Como você pode perceber, a orientação vocacional é uma sessão ou um conjunto de sessões, geralmente individuais, realizadas entre uma pessoa que deseja descobrir o seu caminho profissional e um orientador mais experiente. Por meio da conversa e das ferramentas auxiliares, algumas possibilidades (mais compatíveis com o perfil da pessoa) são levantadas, ajudando-a a ter noções vocacionais iniciais e a prosseguir os seus estudos para tomar uma decisão mais sábia e feliz.

E você, querida pessoa, já participou de alguma sessão de orientação vocacional? O que pensa sobre o tema? Como você lidou com essa decisão importante na juventude? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!