Como você visualiza o futuro da sua vida profissional? Você apenas vai aproveitando as oportunidades que surgem ou de fato planeja o seu crescimento? Aliás, você já se perguntou aonde você quer chegar em sua profissão? Boa parte das pessoas não faz ideia e não tem nenhum tipo de planejamento quanto às suas carreiras.

Neste artigo, você vai compreender por que é importante planejar o seu futuro profissional e como o plano de carreira é o instrumento ideal para essa estratégia. Além disso, conferirá um passo a passo bem prático para desenvolver o seu plano. Boa leitura!

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é um instrumento que possibilita que um profissional planeje o seu crescimento na área escolhida. Geralmente, ele é oferecido nas organizações de maior porte, que contam com uma área de gestão de pessoas (RH) bastante desenvolvida. Esse plano mostra quais cargos o profissional poderá ocupar, em quanto tempo isso deverá ocorrer e o que ele precisa fazer (boas avaliações, formações específicas etc.) para obter essas promoções.

Mesmo que a pessoa trabalhe em uma empresa de menor porte, que não oferece esse recurso, ela mesma pode construir o seu plano de carreira individual, determinando os seus objetivos e definindo um prazo estimado para que cada etapa seja conquistada.

Por que esse instrumento é importante?

Um plano de carreira é um dos maiores benefícios que uma empresa pode oferecer aos seus funcionários. Por meio dele, cada colaborador se sente motivado, pois sabe que os seus esforços e a sua evolução profissional serão recompensados por meio de cargos mais altos e de remunerações mais vantajosas.

Esse plano inclui a identificação das forças e dos pontos de desenvolvimento do indivíduo, fazendo com que ele consiga concretizar estrategicamente a sua missão pessoal, a sua visão e os seus valores. Além disso, ele direciona o indivíduo na sua procura por oportunidades profissionais, na identificação dos itens que ele precisa estudar e desenvolver, na construção do seu currículo/portfólio, enfim, no planejamento geral da sua carreira para que evolua constantemente.

Como elaborar um plano de carreira?

PSC

Caso a empresa em que você trabalha não tenha um plano desenvolvido para o seu cargo, é importante que você seja proativo para criar um por conta própria. Se você não faz ideia de como construir um plano de carreira, confira as 5 etapas a seguir.

1. Identifique as suas forças e pontos de desenvolvimento

Pensando em sua vida profissional, questione-se: o que você faz bem? O que você gosta de fazer? Quais são os aspectos profissionais que você acredita que precisa desenvolver melhor? Responder a essas perguntas dará a você uma noção do lugar para onde você deve ir.

Se você ama escrever, provavelmente um trabalho analítico frente a frente com planilhas do Excel não será uma carreira interessante para você, certo? Portanto, o primeiro passo é avaliar o seu momento atual e o seu grau de satisfação em relação a ele. Alguns profissionais gostam de fazer uma análise SWOT individual nesse primeiro momento. Pode ser uma boa ideia!

2. Determine os objetivos a serem alcançados

Conhecendo bem onde você está, você será capaz de definir também aonde quer chegar e quais itens você não quer de jeito nenhum em sua trajetória. Por isso, escreva o seu objetivo profissional, mesmo que ele pareça “ousado demais”. Você pode ser um estagiário de design numa pequena agência de publicidade, por exemplo, mas definir para si mesmo o objetivo de tornar-se um grande diretor de criação futuramente.

Portanto, defina as suas metas: qual cargo você deseja ocupar? Em que tipo de empresa você deseja trabalhar? Você pensa em construir a sua carreira na sua cidade, no seu país, no exterior? Seja bastante específico naquilo que você deseja. Algumas pessoas gostam até mesmo de definir a sua missão, visão e valores, assim como fazem as empresas, expressando o seu propósito de vida.

3. Planeje estrategicamente as etapas

Depois de identificar o seu ponto atual e de determinar o ponto desejado, é preciso conectá-los. No entanto, a trajetória profissional não é uma linha reta, mas uma escada com vários estágios. Retomando o nosso exemplo, o estagiário de design precisará ser efetivado pela agência como diretor de arte junior, depois diretor de arte pleno, diretor de arte sênior e, por fim, diretor de criação da agência.

Em cada etapa do processo, é importante que o colaborador identifique quais conhecimentos e competências precisará adquirir e desenvolver para passar para o próximo estágio. Também é importante ter uma noção de quanto tempo demorará para subir o próximo degrau. É necessário ser paciente, pois a evolução profissional não ocorre da noite para o dia.

4. Busque orientação e motivação

Depois de traçar as etapas da sua carreira, escreva-as em um documento e deixe-o em local de fácil acesso. Compreendendo bem o que você deve fazer para progredir nessa escada do sucesso, é chegada a hora de colocar a mão na massa. É preciso procurar emprego, acumular experiências, fazer cursos e treinamentos de capacitação, participar de eventos da área, fortalecer o networking etc.

Ao partir da teoria para a prática, é natural que os profissionais encontrem algumas dificuldades. Por isso, vale a pena buscar orientação e motivação com coaches, mentores, profissionais que já alcançaram o objetivo que você determinou para si, e por aí vai. Pode ser que na própria empresa em que trabalha, você encontre alguém que o inspire, que o motive e que o aconselhe nos caminhos que você traçou.

5. Registre e monitore o seu progresso

Conforme você evolua na sua trajetória profissional, registre cada progresso, por menor que seja, em seu plano de carreira. Se você está fluente em inglês, registre. Se você foi efetivado na empresa em que estagiou, registre. Se você participou de um treinamento de comunicação no ambiente de trabalho, registre.

Acompanhar o seu progresso mantém você dedicado no que ainda falta conquistar, mas também fortalece a sua motivação ao perceber o quanto você já evoluiu. Além do mais, se você perceber que as suas metas estão muito audaciosas, pouco estimulantes ou desconectadas com as suas ideias atuais, também pode ser bacana recalcular a rota, se necessário.

De que maneira o coaching auxilia na execução desse processo?

Existem coaches especialistas em orientação profissional. Eles dispõem de diferentes técnicas e ferramentas (que envolvem diferentes áreas do conhecimento, como a psicologia, a administração e a gestão de pessoas) para ajudar o indivíduo a identificar as suas potencialidades profissionais — levando em consideração os talentos, os interesses, as aptidões naturais e os pontos que precisam de desenvolvimento.

Além disso, após a definição dos objetivos, o coach ajudará o indivíduo a progredir na conquista das metas por meio de pequenas tarefas que serão executadas gradativamente, contribuindo com o seu progresso. O processo de coaching também inclui o monitoramento desse progresso, o aconselhamento constante, além do desenvolvimento da inteligência emocional e da motivação para acelerar o desenvolvimento profissional.

Mapeamento pessoal, mapeamento de competências, mapeamento de mercado e plano de ação são os principais instrumentos para que o coaching acelere esse processo. Além disso, recomendações de atividades, como leituras, exercícios práticos, participação em eventos e realização de cursos e treinamentos fazem parte do coaching voltado ao desenvolvimento profissional.

E você, querida pessoa, como tem planejado a sua carreira? O que acha de entrar em contato conosco aqui no IBC para receber uma orientação mais específica na construção do seu plano de carreira? Acesse o nosso site, conheça os nossos diferenciais e nos siga nas redes sociais!