Ser pontual significa respeitar e cumprir prazos que foram previamente combinados. É o caso de chegar ao trabalho na hora certa, comparecer aos compromissos no horário marcado, entregar os seus trabalhos exatamente quando o chefe ou o cliente solicitar, entre outros.

A pontualidade é uma característica muito admirada, e até mesmo demandada em diversas culturas. Por mais que, no Brasil, o atraso seja um pouco mais tolerado, não podemos fazer dele um estilo de vida. Ser pontual demonstra respeito, consideração e profissionalismo

Neste artigo, vamos entender a importância da pontualidade e conferir algumas dicas para desenvolver essa característica.

Por que a pontualidade é importante?

Confira 6 bons motivos para ser pontual, tanto na vida pessoal como na vida profissional.

1. Demonstração de respeito

Você gosta de ficar esperando alguém? Fica feliz quando alguém se atrasa? Ou quando algo que você comprou não chega na data certa? Certamente, não. Fazendo um bom uso da empatia, podemos, então, presumir que as outras pessoas também não gostam de passar por essas situações.

Dessa forma, cumprir os combinados e ser pontual é, acima de tudo, uma demonstração de respeito e consideração, pois não deixamos as pessoas esperando por nós. A pontualidade é uma forma prática de dizer às pessoas que nós valorizamos o tempo e a disponibilidade delas.

2. Construção de credibilidade e profissionalismo

PSC Renascimento

Chegar no horário é uma ótima maneira de expressar credibilidade e de construir uma reputação de pessoa confiável, tanto na vida pessoal como no trabalho. Especialmente no início das relações, os atrasos contribuem com a criação de uma imagem negativa, de modo que evitá-los ajuda a edificar uma reputação positiva desde o início.

Essa característica está profundamente associada ao profissionalismo de um indivíduo. A pessoa que chega ao local de trabalho no horário, que entrega as demandas pontualmente e que responde prontamente às solicitações que recebe é vista com mais confiança, o que pode abrir muitas portas nessa área.

3. Eficiência e produtividade

Pessoas pontuais conseguem ser mais produtivas. Se há horários específicos para comparecer a compromissos ou entregar tarefas, há um motivo para isso. Não respeitar esses prazos gera atrasos que comprometem a eficiência e a produtividade das pessoas.

Atrasos, interrupções e procrastinação fazem com que as atividades demorem muito mais tempo para serem executadas, o que certamente atrapalhará a vida dos outros indivíduos envolvidos. Consequentemente, aquele que não é pontual passará a enfrentar conflitos com os demais.

4. Gerenciamento de tempo

Se um compromisso do início do dia já estiver atrasado, dificilmente você conseguirá que os compromissos que vêm depois sejam executados na hora certa. Portanto, não ser pontual prejudica o seu gerenciamento do tempo. A pontualidade nos ajuda a seguir o planejamento e a organizar as nossas atividades.

Isso vale na vida profissional, como ocorre quando deixamos as tarefas se acumularem ao fim do dia, mês e semana. Entretanto, também pode ocorrer até mesmo em momentos de diversão, como em viagens. Se você acordar mais tarde do que deveria, por exemplo, certamente vai perder muitos passeios no dia.

5. Redução de estresse

Como você se sente quando acorda atrasado? Quando sabe que alguém está esperando por você? Quando ouve o chefe cobrando as suas demandas que já estouraram o prazo? É uma mistura de estresse, ansiedade e sensação de impotência, não é mesmo? Até porque, provavelmente, uma verdadeira corrida contra o tempo terá início para que você dê conta de tudo.

Dessa forma, entenda que a pontualidade é um benefício até mesmo para a sua saúde mental. Estar no horário, ou até mesmo um pouco adiantado, permite que você faça as coisas com tranquilidade, sem deixar as tarefas se acumularem e sem deixar outras pessoas esperando por você e fazendo cobranças. Isso ameniza o estresse, a ansiedade e a correria.

6. Prevenção à perda de oportunidades

E se você se atrasar para um encontro amoroso, e a pessoa que poderia ser o amor da sua vida jamais o conhecer? E se você se atrasar para uma entrevista de emprego, e o trabalho dos seus sonhos cair no colo de outra pessoa? Não ser pontual pode fazer com que você perca oportunidades valiosíssimas nas diferentes áreas da vida.

A falta de comprometimento com prazos pode ser um critério decisivo para que uma pessoa, por exemplo, perca oportunidades de ser promovido, ou até mesmo seja demitida da empresa.

Dicas: como ser mais pontual?

Agora que você já compreende a importância de ser pontual na vida pessoal e na vida profissional, é hora de conferir algumas dicas práticas para desenvolver essa competência tão essencial.

  • Planeje os seus compromissos com antecedência;
  • Reserve tempo suficiente para os deslocamentos;
  • Use uma agenda ou aplicativo de alarmes e lembretes para acompanhar as suas tarefas;
  • Procure chegar alguns minutos antes, pensando em imprevistos, como engarrafamentos. Adicione essa margem de segurança;
  • Deixe os seus pertences e roupas separados na véspera;
  • Deixe tarefas secundárias para depois dos compromissos;
  • Evite a procrastinação;
  • Gerencie distrações (televisão, redes sociais etc.);
  • Aprenda a dizer “não” para não assumir compromissos que você não tem certeza se será capaz de dar conta;
  • Identifique obstáculos e padrões de hábitos que podem prejudicar a sua pontualidade e trabalhe para evitá-los;
  • Lembre-se de que exceções acontecem. Se você perceber que vai se atrasar, comunique-se com quem estiver esperando por você e avise sobre o atraso;
  • Pratique a pontualidade em todas as ocasiões, mesmo as mais informais, para exercitá-la e fixá-la como um hábito;
  • Recompense-se quando for pontual, a fim de reforçar positivamente esse hábito.

Como você pode notar, a pontualidade é uma característica fundamental para que as pessoas não percam oportunidades nas diferentes áreas da vida. Além disso, ela é uma importante demonstração de profissionalismo, respeito, consideração e produtividade, podendo beneficiar até mesmo a sua saúde mental.

E você, querida pessoa, é pontual nos seus compromissos? Como pode melhorar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!