Além de bons salários, as empresas têm buscado alternativas para serem consideradas boas empregadoras e, assim, atrair e reter talentos. Benefícios como plano de saúde e vale refeição já se tornaram padrão, então, muitas companhias têm buscado novas opções, como é o caso da short friday.

Ao longo do artigo iremos explicar o que é a short friday, como funciona, seus benefícios e dicas de como aplicar em sua empresa. Vamos lá?

O que é short friday?

A short friday, ou sexta-feira curta em português, é um benefício que muitas empresas vêm concedendo aos seus colaboradores. Como o próprio nome sugere, significa liberar os funcionários mais cedo na sexta-feira.

Cada companhia pode determinar as suas próprias regras, o que inclui o horário de saída e a frequência com a qual o benefício será concedido, se é semanal, quinzenal ou mensalmente. Geralmente, as saídas de uma a duas horas são semanais ou quinzenais, enquanto as que liberam os profissionais por toda a tarde são mensais. 

Por representar o final da semana de trabalho, é um dia em que as pessoas gostam de aproveitar para sair com os amigos, organizar a casa, fazer compras, descansar, viajar, entre outras atividades. Dessa forma, é um benefício que costuma ser muito bem recebido pelos profissionais.

Benefícios da short friday

Veja, a seguir, quais são os benefícios que a short friday oferece para as empresas e seus colaboradores.

1. Atração e retenção de talentos

PSC

Os benefícios que uma empresa oferece são considerados tanto pelos candidatos a vagas quanto pelos funcionários já contratados. Dessa maneira, o oferecimento de uma vantagem como a short friday ajuda na atração e retenção de talentos.

Mesmo que para quem está de fora sair mais cedo do trabalho na sexta-feira possa parecer algo insignificante, na prática é um detalhe muito bem recebido. Poder sair antes do horário para descansar ou resolver questões da vida pessoal é um benefício bastante positivo.

2. Aumento do engajamento dos funcionários

Mesmo para profissionais que trabalham em empresas que os valorizam e pagam bons salários, a semana é cansativa. Saber que poderá encerrar o expediente mais cedo na sexta é um fator bastante animador que tem como uma das consequências o aumento do engajamento da equipe.

As pessoas se sentem animadas por terem esse tempo extra para si. Assim, trabalham com mais motivação para darem conta de todas as atividades e poderem desfrutar do benefício tranquilamente.

3. Melhora do clima organizacional

Um ambiente em que as pessoas estão motivadas e se dedicando às suas tarefas tende a ter um clima harmonioso e agradável. Isso impacta em mais produtividade e melhora nos resultados, sem contar que também ajuda na retenção de talentos.

Em empresas onde não há short friday ou nenhuma outra política de folgas, os profissionais podem se sentir estressados por não conseguirem realizar tarefas da vida pessoal. E basta uma pessoa estressada para pesar o clima e contaminar a todos.

4. Estímulo à flexibilidades dos funcionários

A short friday mostra aos funcionários que a empresa tem flexibilidade. Faz parte do comportamento humano sentir o desejo de retribuir algo de bom que se recebe. Assim, o benefício de sair mais cedo do trabalho às sextas-feiras acaba servindo como incentivo para que fiquem até mais tarde em casos de necessidade.

Lembrando que, mesmo que os colaboradores já trabalhem até mais tarde quando é preciso, com a short friday eles o farão sem que isso seja um fardo. Como a boa vontade é um fator que conta muito nos resultados de uma tarefa, acaba se tornando um benefício para a empresa.

5. Fortalecimento da marca empregadora da empresa

Você já ouviu falar no conceito de marca empregadora? Trata-se da imagem que uma empresa possui perante a sociedade e o mercado de trabalho. Aquelas que são vistas como bons lugares acabam atraindo os melhores profissionais. Afinal, por serem desejados por várias companhias, eles optam por aquela que oferecer mais vantagens.

Os benefícios oferecidos aos funcionários estão entre os principais requisitos analisados pelos profissionais. A short friday está entre as tendências da atualidade e, portanto, é bastante valorizada.

O que dizem as leis trabalhistas sobre o assunto?

Uma dúvida que muitos têm a respeito da short friday é a questão das leis trabalhistas. Na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), há a determinação de horas que os profissionais devem cumprir mensalmente.

Contudo, cada empresa pode definir como a saída mais cedo será realizada, se haverá compensação de horas nos outros dias da semana ou se será realmente um benefício concedido.

Para obter os efeitos que apresentamos ao longo do artigo, faz mais sentido que seja, de fato, um benefício, sem a necessidade de compensação. Entretanto, cada empresa deve encontrar a melhor maneira de fazer isso dentro da sua realidade.

Dicas para instituir a short friday na sua empresa

Gostou da ideia e deseja instituir a short friday na sua empresa? Confira algumas sugestões para definir as regras.

Horário e frequência da saída mais cedo

Em primeiro lugar, é necessário verificar quantas horas mais cedo os funcionários serão liberados e se será toda sexta, uma vez a cada quinze dias ou a cada mês. Para isso, verifique as demandas de trabalho e se isso irá prejudicar a produtividade.

Evite cancelar a short friday com frequência

Uma vez instituída a short friday, evite cancelá-la toda semana porque há muitas tarefas a serem concluídas. Se houver imprevistos como esse com frequência, o benefício que era para engajar a equipe acabará sendo motivo de frustração.

Alterne as turmas

Caso fique complicado liberar a todos semanalmente, o que pode ser feito é dividir o time em duas turmas. Assim, cada turma sairá mais cedo na sexta-feira de uma vez, com o benefício sendo concedido quinzenalmente.

Conclusão

Inovar ao oferecer benefícios aos colaboradores é fundamental quando se deseja reter os melhores talentos. A short friday é uma opção interessante porque não oferece nenhum custo extra à empresa e conta com resultados bastante interessantes em relação ao engajamento e motivação.

Já pensou em oferecer esse benefício aos seus funcionários? Comente abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo com os seus amigos empresários!