“Sorte no jogo, azar no amor”: quem nunca ouviu essa frase, não é mesmo? Trata-se de um ditado popular cuja origem não é muito bem conhecida, mas que basicamente afirma que quem tem sucesso em jogos provavelmente está solteiro, e vice-versa.

Mas será mesmo que isso é verdade? Será que a vida é um eterno perde e ganha, em que não podemos ter um equilíbrio e um saldo positivo nas diferentes áreas da vida? Continue a leitura a seguir e acompanhe-nos nessa poderosa reflexão. Confira!

Sorte no jogo, azar no amor: o que isso quer dizer?

Essa frase popular sugere uma relação inversa entre o sucesso de uma pessoa em jogos de azar e o seu desempenho na vida amorosa. É claro que essa é uma observação cultural, sem qualquer tipo de comprovação científica.

Basicamente, esse ditado reflete uma crença cultural — bastante limitante, por sinal — de que ninguém consegue ser feliz em todas as áreas da vida ao mesmo tempo. De fato, todo mundo tem problemas em um ou em outro setor, mas também não precisamos acreditar que a dinâmica da vida seja a de uma gangorra, em que quanto mais melhoramos em um lado, obrigatoriamente vamos perder em outro.

O que talvez tenha contribuído com o surgimento dessa crença é o fato de que algumas pessoas se dedicam muito a determinada área da vida e, com isso, passam a negligenciar outras. É o caso de quem se dedica excessivamente ao trabalho e deixa a família ou a própria saúde em segundo plano.

Dá para inverter essa “lógica”? Como?

Os ditados populares, com alguma frequência, são generalizações simplistas da realidade, e não verdades absolutas. Por mais que algumas pessoas possam ter mais “sorte” em algum aspecto e menos em outro, todos nós podemos assumir as rédeas da própria vida e alcançar um estado de bem-estar e equilíbrio de forma geral. A felicidade em uma área não exclui obrigatoriamente a felicidade em outra. Para isso, confira os 8 princípios a seguir:

  • Autoconhecimento

Para que uma pessoa consiga ter sucesso nas diferentes áreas da vida, ela precisa desenvolver autoconhecimento, ou seja, conhecer bem quem ela é. Isso envolve descobrir as suas qualidades, paixões e aptidões naturais. Todavia, envolve também reconhecer os seus pontos que precisam de mais desenvolvimento e as áreas da sua vida que precisam de mais atenção. É por isso que a meditação, a psicoterapia e os processos de coaching são tão indicados para que as pessoas conheçam mais a si mesmas.

  • Equilíbrio

Para que não tenhamos sorte no jogo e azar no amor ou em qualquer outra área da vida, devemos sempre prezar pelo equilíbrio. Há momentos em que realmente há setores que demandam mais atenção do que outros, mas, em geral, precisamos equilibrar esses diferentes segmentos. Trabalho, família, amigos, finanças, saúde, espiritualidade — tudo isso exige cuidados diários. Nas nossas 24 horas do dia, é necessário equilibrar a atenção dedicada a cada uma dessas esferas da vida.

  • Pés no chão

Na vida, todo mundo precisa ser realista. É importante acreditar que podemos ser muito felizes em todas essas áreas, mas é necessário compreender que um estado geral de bem-estar não significa que tudo será perfeito. Devemos ter em mente que sempre haverá um problema ou outro, e que isso faz parte da vida. Ser feliz é diferente de viver totalmente sem problemas — o que é uma utopia. Portanto, não caia no pessimismo desse ditado popular, mas também não perca o senso de realidade.

  • Desenvolvimento contínuo

Para que possamos evoluir na vida, devemos ter em mente que sempre é tempo de aprender algo. Adquirir conhecimento e praticar novas habilidades são atividades essenciais a todo ser humano que deseja o sucesso. Os estudos, o trabalho e até a vida pessoal podem se beneficiar desse processo. Por isso, invista em leituras edificantes, viagens, conversas construtivas, processos de coaching, experiências diversas, enfim, viva a vida com intensidade, extraindo aprendizados de cada vivência.

  • Habilidades de relacionamento

Outro ponto que precisa ser dito é que ninguém faz nada sozinho. No trabalho, na vida pessoal, na família, na vizinhança etc., todos nós nos relacionamos diariamente com pessoas diferentes. Isso é fato, uma vez que, como seres humanos, somos naturalmente sociais e, em maior ou menor grau, dependemos uns dos outros. O que alguns chamam de sorte ou de sucesso pode estar diretamente relacionado à nossa capacidade de construir relações edificantes nos diferentes lugares em que vivemos.

  • Resiliência

Ser resiliente significa entender que a vida fatalmente terá momentos de dificuldade, mas que eles também passarão. É por isso que essa ideia de “azar” cai por terra quando nos lembramos de que não há mal que dure para sempre. Exercite a sua resiliência reunindo as suas forças físicas e mentais para superar as adversidades. Todos nós enfrentamos perdas, frustrações, doenças e desânimo de vez em quando, mas perder a batalha não significa perder a guerra, não é mesmo?

  • Persistência e dedicação

“Todas as vezes que a sorte me procurou, ela me encontrou trabalhando”. Essa frase é atribuída ao pintor espanhol Pablo Picasso e revela que, por mais que a sorte exista, nós precisamos criar contextos para que ela se evidencie. Em outras palavras, o universo pode dar aquela ajuda, mas nós precisamos fazer a nossa parte. Portanto, defina as suas metas e aja com dedicação e persistência. Lapide as suas habilidades e não desista quando errar. Tente novamente até encontrar o acerto.

  • Planejamento estratégico

Para que o processo acima seja concretizado, independentemente da área da vida em que esteja trabalhando, é importante planejar estrategicamente as suas ações. Você quer estudar? Prosperar no trabalho? Melhorar as finanças? Educar os seus filhos de forma satisfatória? Em todos esses itens, é importante planejar o que será feito, mas sempre lembrando que planejamentos podem ser revistos e atualizados. Até no jogo é preciso ter alguma estratégia, não é mesmo?

Como você pode notar, a sorte existe, mas nós precisamos fazer a nossa parte para que ela brilhe. Além disso, você deve equilibrar a sua dedicação às diferentes áreas da vida, tendo em mente que o sucesso em uma delas não vai obrigatoriamente significar azar em outra. Seja dedicado e persistente para evoluir em todos os setores da sua vida. Sucesso!

E você, ser de luz, acredita que quem tem sorte no jogo sempre terá azar no amor? Como lida com as suas crenças sobre o sucesso e o fracasso? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!