Se você está empregado ou mesmo procurando um novo trabalho, com certeza, já passou ou tem passado pelas famosas dinâmicas de grupo para seleção de candidatos a vagas emprego. Essa é uma ferramenta muito usada pelos selecionadores nas empresas para avaliar diversos aspectos comportamentais nos participantes.

Neste artigo, você vai compreender o que são dinâmicas de grupo, quais são os seus objetivos, como devem ser conduzidas pelas empresas e como é possível ter sucesso participando delas em um processo seletivo. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!

O que são dinâmicas de grupo e por que são tão importantes?

As dinâmicas de grupo são uma parte importante dos processos seletivos para vagas de emprego. Depois de ter passado por análises de currículos, testes teóricos e entrevistas, a dinâmica é a parte prática do processo. É nesse momento que as competências práticas, técnicas e emocionais são colocadas à prova e identificadas. Em geral, essas atividades são feitas presencialmente, embora também existam empresas que realizam dinâmicas de grupo online.

Comunicação, liderança, trabalho em equipe, tomada de decisão, visão estratégica e resolução de conflitos: esses são alguns dos quesitos avaliados. Por isso, os profissionais devem se preparar para esse momento decisivo do processo seletivo e corresponder com o esperado.

As dinâmicas são importantes, pois as empresas têm a oportunidade de expor os candidatos a uma situação que simula a realidade do dia a dia da empresa, identificando quais deles se saem melhor. É uma forma de avaliar as competências técnicas específicas que a vaga exige em situações práticas. Além disso, é também um meio de avaliar as competências comportamentais dos participantes, reconhecendo quais deles mais têm um perfil compatível com a cultura organizacional.

Como conduzir dinâmicas de grupo para seleção de candidatos a vagas de emprego?

  • Preparação

Geralmente, quem aplica as dinâmicas de grupo para seleção a vagas de emprego é um profissional da área de Recursos Humanos destacado para essa função. Antes, entretanto, ele deve definir quais serão os materiais utilizados, os métodos avaliativos aplicados, os objetivos a serem alcançados e quais ferramentas serão empregadas.

Serão dinâmicas escritas, orais ou com a participação integrada de todos? Os candidatos terão que desenhar? Escrever? Encenar situações? Desvendar um dilema ou resolver uma questão? É muito importante que esse profissional que vai aplicar a dinâmica converse com o gestor da área da vaga para esclarecer essas questões, de modo que ele possa fazer um levantamento do perfil profissional que está sendo procurado.

Esse perfil deve conter todas as competências técnicas e comportamentais exigidas pela vaga. A partir dessa definição, a equipe de RH conseguirá definir as dinâmicas de grupo que melhor correspondem às análises que precisam ser feitas sobre os candidatos.

  • Convocação e orientação

Para isso, o selecionador deve reunir os participantes em local adequado, convocando-lhes antecipadamente e informando a data e o horário da realização da dinâmica. É preciso citar que esse evento é apenas uma das várias etapas do processo seletivo em andamento.

A seguir, é necessário explicar-lhes como se chama a dinâmica, o modo de fazer e o tempo dado. Caso necessário, também será necessário dividir o grupo e dar tarefas individuais, a fim de que cada um possa demonstrar como age em determinada situação e se realmente tem as competências que a empresa está buscando naquele momento.

È muito importante também que o profissional do RH, antes de conduzir a dinâmica, observe como estão os fatores emocionais do grupo e busque deixá-lo o mais tranquilo e calmo possível.  Ter essa sensibilidade é essencial para que os profissionais sintam-se mais à vontade e seguros para mostrar o que sabem fazer e como agem nas situações apresentadas.

  • Aplicação

Depois de explicar as regras da dinâmica e o que se espera dos participantes, é importante deixá-los à vontade, conduzindo a dinâmica de acordo com as suas competências e habilidades. O profissional de RH deverá estar de prontidão para esclarecer dúvidas, fornecer materiais, reforçar as regras, cronometrar a atividade (se necessário) etc.

No entanto, é importante que esse profissional interfira o mínimo possível no andamento da dinâmica, pois a ideia é verificar como os candidatos se comportam, sem auxílio externo. O papel desse profissional, no momento, é o de observador e avaliador. Ele deve observar atentamente o que cada participante faz e avaliar o desempenho de cada um nos quesitos definidos, de acordo com o sistema adotado pela empresa (notas numéricas, anotações etc.).

Ao término da dinâmica, o responsável pela sua condução deve agradecer a todos pela participação e comunicar os passos seguintes. Algumas empresas já comunicam os aprovados na hora, enquanto outras fazem essa comunicação por e-mail ou telefone, mais tarde.

Como avaliar o desempenho dos candidatos nas dinâmicas de grupo?

De modo geral, nessa fase do processo seletivo, os candidatos naturalmente vão mostrando o seu perfil comportamental e dinamizando o processo. Os líderes sempre tomam a frente e chamam a responsabilidade para si.

Os mais experientes demonstram mais estratégia e tato para resolver os problemas apresentados. Os mais jovens e menos tímidos, mesmo sendo mais inexperientes, demonstram boa vontade e sempre tentam ajudar de algum modo. Os com perfil mais analista, embora não gostem de se envolver diretamente, observam e sempre sugerem boas alternativas, e assim por diante.

Tendo bem definidos os objetivos das dinâmicas de grupo para seleção a vagas de emprego, fica mais fácil reconhecer os candidatos que se destacam mais. Nem sempre o mais ativo e falante é o mais apropriado para a oportunidade em questão.

O certo é que sair-se bem nessa avaliação em grupo é muito importante para deixar uma boa impressão e aumentar as chances de ser contratado. Aos participantes, restam as recomendações básicas: fique atento, ouça bem todas as orientações dos recrutadores, deixe a timidez de lado, tenha atitudes proativas e demonstre o seu melhor.

E você, ser de luz, já participou de dinâmicas de grupo em processos seletivos? Como avalia o seu desempenho? O que pensa sobre essas atividades? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!