Toda empresa investe em tecnologias e em recursos diversos para que obtenha sucesso. No entanto, os seus mais valiosos recursos sempre serão os humanos. Toda organização é feita essencialmente de pessoas, de modo que, se elas não estiverem engajadas nas atividades, não haverá tecnologia que ofereça bons resultados.

Por conta disso, é muito importante engajar os colaboradores, despertando neles um senso de valorização e propósito. Neste artigo, você vai entender por que é necessário engajar os funcionários das organizações e vai conferir 5 maneiras pelas quais isso é possível. Siga em frente e boa leitura!

Por que devemos engajar os colaboradores?

O engajamento é o processo por meio do qual uma pessoa se envolve verdadeiramente com uma atividade. Um colaborador engajado, portanto, é aquele que compreende as mudanças que a sua organização promove na sociedade. Mais do que isso, ele entende como os seus conhecimentos e competências fazem a diferença dentro daquela empresa.

Quando isso acontece, os colaboradores trabalham com muito mais ânimo, motivação e empenho nas suas atividades. Eles acreditam no seu próprio poder de transformar, de fazer a diferença e de serem importantes naquele contexto. Além disso, motivam-se com a própria oportunidade de crescer e de adquirir novos conhecimentos e experiências. Em consequência de tudo isso, nem precisamos dizer que a própria empresa ganha muita produtividade, criatividade e eficiência, o que gera mais lucro!

5 meios de aumentar o engajamento dos profissionais

Para aumentar o engajamento dos colaboradores, é importante que eles mesmos encontrem os seus propósitos profissionais. Todavia, é fundamental que a própria empresa também faça a sua parte para garantir que haja esse engajamento. A organização também deve se responsabilizar por isso. Nesse sentido, confira as 5 maneiras de engajar que separamos na sequência!

1. Liderar de forma inspiradora

A primeira e mais importante maneira de engajar os seus colaboradores é ser um líder engajado. Não espere motivação, proatividade e entusiasmo dos seus funcionários se você não agir dessa mesma maneira. Na verdade, tenha sempre em mente que é no líder que os colaboradores se inspiram e projetam o seu próprio comportamento.

PSC

Sendo assim, seja um líder que se faz presente. Lembre-se de que é sua função definir objetivos, comunicá-los à equipe, distribuir tarefas, explicar procedimentos, tirar dúvidas, gerar motivação, corrigir com respeito, reconhecer os méritos, compartilhar saberes, avaliar o desempenho e estimular cada membro da equipe a melhorar continuamente.

Demonstre a sua confiança nas atividades da empresa, a sua paixão pelo seu trabalho e o seu genuíno interesse em desenvolver aquelas pessoas. Quando os colaboradores percebem tudo isso, eles criam com as lideranças uma relação de confiança e inspiração, o que também melhora a conduta deles dentro da organização.

2. Oferecer oportunidades de crescimento

Outro aspecto importante para que os colaboradores sejam mais engajados é a identificação de oportunidades de crescimento. Se um funcionário, por melhor que seja, não visualiza possibilidades concretas de evolução naquela organização, ele dificilmente dará o melhor de si. “Para que me cansar?” é o que ele vai pensar.

Diante disso, é primordial que os líderes, com o apoio da área de recursos humanos, reúnam-se individualmente com cada colaborador. O objetivo dessas reuniões é justamente compreender os planos daquele indivíduo para a sua carreira e alinhar essas expectativas àquilo que a empresa pode oferecer.

Esse é o ponto de partida para que a empresa inclua aquele colaborador em novos projetos, ofereça treinamentos e cursos e crie um plano de progressão de cargos e salários. A rotina do feedback é extremamente útil nesse sentido, pois permite que cada funcionário acompanhe o seu progresso, identificando os pontos positivos e os pontos em que precisa melhorar.

3. Gerar um trabalho com propósito

A empresa precisa comunicar os seus colaboradores, desde o momento em que entram na organização, sobre a sua missão, a sua visão e os seus valores. Esses elementos compõem a identidade institucional e traduzem a maneira como a empresa transforma positivamente a sociedade, por meio dos produtos e serviços que oferece.

É fundamental que todos os colaboradores tenham essa percepção, pois isso permitirá que eles vejam sentido no seu trabalho. Além disso, os próprios líderes de cada departamento devem reforçar a importância de cada funcionário e das suas respectivas funções para que a empresa concretize aquela missão e aquela visão.

As organizações devem ser vistas como engrenagens, em que toda peça é importante. Se uma delas falhar, a engrenagem toda é comprometida. Nesse sentido, também é fundamental que as lideranças estabeleçam metas realistas, porém estimulantes, para manter os funcionários motivados. Também é bacana que eles sejam envolvidos nas tomadas de decisão, de modo que os conhecimentos de todos sejam levados em consideração, o que fará com que eles se sintam importantes ali.

4. Promover reconhecimento e recompensas

O reconhecimento de um funcionário pelos seus esforços e pelos seus resultados é um combustível para a sua motivação em ser alguém melhor a cada dia. Por isso, o feedback deve ser aplicado com frequência, não apenas para apontar o que precisa ser melhorado, mas também para que o líder manifeste a sua gratidão e o seu reconhecimento pelos resultados positivos obtidos por cada colaborador.

Além de um simples elogio, há outras maneiras pelas quais uma empresa pode manifestar reconhecimento. Aumentos salariais, progressão de cargos, participação em novos projetos, bônus ao fim do ano e até mesmo premiações aos colaboradores mais empenhados podem ser incentivos interessantes. As confraternizações e as ações que valorizam o ser humano, criando um clima organizacional harmônico, também são essenciais nesse processo.

5. Instituir uma cultura voltada às pessoas

Para haver engajamento, o colaborador precisa perceber que a empresa o considera um ser humano, e não uma máquina de produzir. Dessa forma, é importante que a empresa administre as demandas de trabalho, de modo que sejam compatíveis com as habilidades de cada um e de modo que ninguém fique sobrecarregado ou ocioso.

As organizações precisam fazer o possível para que cada funcionário possa trabalhar de forma harmônica, preservando a sua saúde física e mental. Para isso, é fundamental que haja regras claras de conduta e relacionamento dentro da empresa, tanto para os líderes como para os liderados. O desrespeito ao tempo de expediente, a falta de educação nas relações diárias e as posturas abusivas de qualquer tipo não podem ser toleradas.

Uma cultura voltada às pessoas é aquela que se preocupa com o bem-estar de todos. Um líder que é compreensivo com os problemas pessoais dos colaboradores, que investe em saúde dentro da empresa, que oferece cursos e treinamentos de capacitação profissional e que faz o possível para haver um clima de harmonia e qualidade de vida está promovendo esse tipo de cultura.

O engajamento dos colaboradores é multifatorial, como você pode perceber. Ele não depende só de um bom salário ou só de um líder inspirador, mas de todas essas questões, além de um ambiente adequado, de planos de progressão de carreira, de um clima organizacional que valoriza o ser humano, de atividades que façam sentido e que tenham propósito e do reconhecimento por cada pessoa que trabalha ali.

E você, ser de luz, se sente reconhecido no seu ambiente de trabalho? O que você faz para aumentar o engajamento dos seus colaboradores? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!