O marketing é uma área do conhecimento e também um setor das empresas que se destina ao estudo e ao desenvolvimento de estratégias em relação a quatro itens: os produtos/serviços que a empresa comercializa para satisfazer os seus clientes, a política de preços adotada, as redes de distribuição dos produtos e as técnicas de divulgação dessas soluções para a sociedade.

A parte de divulgação, em especial, ocupa boa parte do tempo e do talento dos profissionais da área. Isso se vê na própria diversidade de estratégias que o universo do marketing desenvolveu ao longo do tempo. Neste artigo, reunimos 8 dessas estratégias que podem ser úteis para atrair mais clientes. Conheça-as a seguir e verifique aquelas que mais têm a ver com a sua linha de empreendedorismo. Boa leitura!

1. Marketing tradicional — outbound marketing

O marketing tradicional, também conhecido como outbound marketing, é aquele que se utiliza dos meios de comunicação de massa para divulgar os seus produtos e serviços. Em outras palavras, é o processo que recorre à comunicação publicitária para tornar uma marca conhecida e para atrair potenciais consumidores para os seus produtos e serviços.

Estamos falando das empresas que anunciam as suas soluções na televisão, no rádio, nos jornais, nas revistas, nos outdoors das cidades, entre outras mídias pagas. Trata-se de um meio eficaz para impactar a sociedade, mas que peca na falta de segmentação do público, afinal de contas, milhões de pessoas podem assistir a um comercial de televisão, mas será que todas elas são potenciais clientes?

2. Marketing de atração — inbound marketing

Em oposição ao outbound marketing, uma estratégia que vem ganhando força nos últimos tempos é o inbound marketing, ou marketing de atração. Trata-se de um conjunto de ações que não se destinam a invadir a vida das pessoas para divulgar produtos, mas sim de oferecer às pessoas conteúdos de qualidade, de modo que elas mesmas sejam atraídas, por livre e espontânea vontade, para conhecer a empresa.

Esse trabalho é possível graças à internet, por meio da produção de conteúdo nos websites, nos blogs, nas redes sociais, nas redes de e-mail, nos e-books, nos infográficos, nos canais de vídeos, entre outros meios. A ideia é mostrar conhecimento e estar acessível para ser facilmente encontrado nos mecanismos de busca — uma comunicação mais segmentada e menos invasiva.

3. Marketing de relacionamento

PSC

O marketing de relacionamento, como o próprio nome sugere, consiste em um conjunto de técnicas que têm o objetivo de tornar um visitante do site ou da loja em um cliente. As ações nesse sentido são personalizadas e direcionadas, de modo que cada cliente se sinta especial.

Para que isso aconteça, é importante treinar os profissionais que atendem diretamente o cliente para que façam esse relacionamento ser o mais agradável e duradouro possível, já pensando em técnicas de fidelização. Para isso, todos os canais da empresa devem estar integrados, o que inclui os telefones, e-mails, chats, redes sociais, aplicativos, além da própria interação presencial.

4. Marketing de produto

O marketing de produto é aquele que se concentra na concepção de um produto que de fato solucione as necessidades do cliente. Segundo essa estratégia, é essencial entender em que estágio o produto se encontra (lançamento, crescimento, maturidade ou declínio) para que seja possível decidir o que fazer com ele.

Essa estratégia envolve diferentes ações, como: desenvolver novos produtos, estabelecer diferenciais competitivos, incrementar soluções já existentes, pensar em embalagens atrativas, posicionar adequadamente a marca, definir os atributos a serem divulgados, definir o público-alvo a ser impactado, criar um plano estratégico para as 4 fases citadas acima, treinar as equipes sobre esse produto, criar conteúdos relevantes para divulgá-lo, fazer ações com parceiros (influenciadores, assessoria de imprensa) etc.

5. Marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha consiste em um conjunto de ações não convencionais para atrair a atenção das pessoas. São ações mais concretas e práticas, geralmente executadas em espaços públicos, na divulgação de um produto, serviço ou marca.

Em geral, são ações que não têm um custo tão alto, mas que podem ser muito criativas. Há empresas que colocam mascotes em praças públicas, que decoram shoppings centers, que modificam as decorações dos ônibus, que alteram fachadas de prédios, que posicionam produtos infláveis nas beiras das estradas e até mesmo que promovem flash mobs e festas para promover as suas marcas.

6. Marketing social

O marketing social é aquele que tem o objetivo de posicionar a empresa como uma organização consciente acerca dos problemas sociais e que faz a sua parte para amenizá-los. Naturalmente, não se trata apenas de “ser boazinha”, mas também de conquistar o apoio das pessoas e, consequentemente, fortalecer a sua imagem e obter mais clientes.

Há empresas que, nas suas ações de marketing e campanhas de comunicação, exploram temáticas específicas, como a sustentabilidade, a inclusão das minorias, o combate à desigualdade social, a doação de recursos para instituições de caridade, a prevenção e o tratamento de determinadas doenças, a promoção da cultura da paz, o apoio às artes, e por aí vai. São meios de fazer uma diferença positiva na sociedade, ao mesmo tempo em que a empresa se promove.

7. Marketing pessoal

O marketing pessoal, por sua vez, é o marketing que um indivíduo faz para promover a si mesmo. Isso pode ser extremamente útil caso ele seja um empreendedor autônomo, que precisa se divulgar para conquistar clientes. No entanto, mesmo que ele seja um trabalhador assalariado, as estratégias de marketing pessoal também podem ser extremamente uteis para que ele cresça na carreira escolhida.

Esse tipo de marketing envolve a definição de objetivos individuais de carreira, o desenvolvimento de estratégias de crescimento, o reconhecimento das forças e fraquezas pessoais, a realização de cursos e treinamentos para desenvolver essas competências, o aprendizado de técnicas de comunicação e oratória, o bom relacionamento interpessoal, o networking, o uso das redes sociais com finalidades profissionais e até mesmo a postura e a vestimenta adequadas em ambiente profissional.

8. Endomarketing

Por fim, além das técnicas de marketing voltadas ao público externo, também existem as ações de marketing interno, ou seja, que visam ao engajamento e à conquista do público interno da empresa, isto é, dos seus próprios trabalhadores. Funcionários motivados trabalham mais e melhor, o que, consequentemente, impacta a capacidade da empresa de satisfazer o seu consumidor final.

Pesquisas de satisfação com o colaborador, ações de qualidade de vida no trabalho (sala de descompressão, ginástica laboral, dia dos filhos no trabalho etc.), promoção de eventos internos (confraternizações, palestras, treinamentos, cursos, passeios, viagens etc.), desenvolvimento de planos de carreira, garantias de direitos e benefícios trabalhistas, bonificações por desempenho, premiações aos funcionários com melhor performance no ano, entre outros mecanismos que despertem nas pessoas a motivação e a alegria de trabalharem naquele ambiente são ações de endomarketing.

Como você pode perceber, o universo do marketing é extremamente amplo e tende a se expandir sempre e cada vez mais. A tecnologia e o comportamento humano são dois fatores em constantes mudanças, de modo que as formas como as empresas se relacionam com as pessoas para atrair clientes também tendem a ser cada vez mais variadas. A dica é acompanhar essas mudanças e explorar o que há de melhor em cada técnica para promover as suas marcas e as suas soluções ao público que se pretende alcançar.

E você, querida pessoa, já conhece ou já faz uso de alguma das técnicas acima? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!