O estresse é uma reação normal e natural do corpo e da mente quando uma ameaça é detectada. Desde os homens das cavernas, o ser humano preservou esse mecanismo para que pudesse sobreviver em situações adversas. O problema é que, hoje em dia, não precisamos mais enfrentar animais ferozes todo dia, mas esse mecanismo de luta ou fuga foi preservado evolutivamente.

Atualmente, as nossas preocupações são outras: pagar contas, consertar o problema no carro, levar o filho doente ao médico, e por aí vai. No entanto, continuamos ativando o sistema de estresse, o que, quando foge do controle, pode nos adoecer física e mentalmente.

Na sequência, você vai conferir 10 passos práticos para conseguir manter o estresse sob níveis saudáveis, ou seja, que realmente o ajudam a enfrentar os problemas, sem que você adoeça. Confira!

Boa parte dos quadros contemporâneos de estresse é causada por rotinas desorganizadas. As pessoas acabam assumindo mais compromissos do que dão conta e sobrecarregam o corpo e a mente por conta disso. Dessa forma, organize a sua rotina, mantendo uma agenda por meio do qual você possa acompanhar a realização das suas obrigações. Além disso, mantenha os lugares físicos limpos e organizados e peça ajuda quando necessário. Você não precisa fazer tudo sozinho, OK?

  • Dizer não

Justamente para evitar essa sobrecarga de compromissos, precisamos naturalizar o uso da palavra “não”. O corpo e a mente têm uma limitação na sua capacidade produtiva e precisam de descanso. Por mais que as tecnologias estejam revolucionando a forma como vivemos, continuamos sendo seres humanos, e não máquinas. Portanto, sempre que você não puder ou não tiver interesse em fazer algo, dê uma resposta negativa. Isso não significa ser arrogante ou egoísta, mas sim cuidar da própria saúde.

  • Definir metas realistas

Outro fator que nos protege do estresse é a definição de metas realistas, ou seja, que estejam dentro do nosso alcance. Se você nunca empreendeu na vida, é complicado definir faturamentos elevadíssimos no primeiro ano de operação da sua empresa, por exemplo. Precisamos nos acolher e respeitar as nossas capacidades. Defina objetivos alcançáveis e, à medida que você alcançá-los, suba o sarrafo rumo a novas conquistas. Em outras palavras, não dê o passo maior do que a perna.

  • Ter uma rede de apoio

Conforme citamos, você não precisa dar conta de tudo na vida sozinho. Na verdade, como seres humanos, nós evoluímos em grupo, o que nos torna seres sociais por natureza. Isso não significa que você precisa estar sempre cercado de multidões, mas é importante ter algumas pessoas em quem você possa confiar. Amigos, familiares e até vizinhos podem tornar a sua vida mais fácil e mais agradável. Todavia, afaste-se das pessoas que despertam sentimentos negativos e que fazem críticas destrutivas.

  • Dormir bem

PSC

Cada vez mais, a ciência tem dado provas de que dormir bem é um fator fundamental para manter a saúde das pessoas. Existem muitos processos do corpo e da mente que só ocorrem enquanto dormimos, o que demanda uma média de 8h de sono por noite. Dessa forma, organize-se para descansar nesse período. Para isso, tenha uma rotina de relaxamento após o anoitecer, reduzindo a intensidade das suas atividades e até mesmo a exposição a telas (televisão, celular etc.).

  • Praticar atividades físicas com regularidade

Exercitar-se regularmente ajuda a prevenir muitos problemas de saúde física, além de aumentar a disposição e gerar um cansaço positivo, que beneficia o sono à noite. No que diz respeito ao gerenciamento do estresse, o exercício físico libera neurotransmissores que produzem uma sensação de bem-estar, o que nos ajuda a lidar melhor com os problemas do dia a dia. Portanto, escolha uma atividade física que desperte prazer e inclua-a na sua rotina.

  • Alimentar-se e hidratar-se com equilíbrio

Alimentar-se mal pode aumentar o estresse que vivenciamos diariamente. O álcool, a gordura e o açúcar excessivos geram uma resposta inflamatória no organismo, o que reduz a nossa disposição e dificulta a resolução dos problemas. Por outro lado, ficar muito tempo sem comer ou sem hidratar-se faz com que o organismo não funcione adequadamente, o que inclui a atividade cerebral e as respostas emocionais. Portanto, siga uma alimentação saudável e não se esqueça de beber água ao longo do dia.

  • Ter hobbies e atividades relaxantes

Hobbies são atividades que fazemos não por obrigação, mas por pura diversão. Segundo os especialistas, essas atividades enriquecem o dia a dia e nos ajudam a aliviar o estresse e a manter a saúde mental. Nesse sentido, há diferentes atividades que podem ser consideradas hobbies: cantar, dançar, ler, escrever, desenhar, fazer artesanato, praticar um esporte, tocar um instrumento musical, cuidar de plantas, entre outras. São momentos do dia que geram relaxamento e bem-estar. Pratique!

  • Meditar diariamente

A meditação é uma atividade relativamente simples, em que o praticante separa alguns minutos do dia para concentrar a sua atenção no momento presente. A ciência tem comprovado os benefícios dessa prática em longo prazo, ou seja, para quem a executa regularmente. Meditar nos ajuda a amenizar o estresse e a ansiedade, bem como a vivenciar uma sensação de relaxamento e ampliar a nossa capacidade de concentração. Cada vez mais pessoas têm recorrido a essa atividade.

  • Procurar ajuda profissional

Por fim, se você sente que o seu estresse está excessivamente intenso e prejudicando a sua qualidade de vida, saiba que você não deve ignorar esse sinal. Procure um médico ou um psicólogo para falar sobre o que está acontecendo e, se necessário, iniciar um tratamento específico. O estresse mal administrado é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais, como os transtornos ansiosos e a depressão.

Gerenciar o estresse para preservar o bem-estar emocional é uma jornada individual. Dessa forma, diferentes estratégias funcionam para diferentes pessoas. Experimente essas diferentes abordagens e descubra o que melhor se adapta às suas necessidades.

E você, ser de luz, como gerencia o estresse na sua vida? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!