Será que você está desenvolvendo uma gestão empresarial orientada para resultados? O que você está fazendo de estratégico no dia a dia da sua empresa? Será que você está posicionando-a de forma exemplar e proveitosa para garantir um lugar ao sol em um futuro breve?

Todas essas perguntas são importantes de serem feitas a si mesmo, pois você sempre se verá rodeado de pressão por resultados. Sem alcançá-los, a sua empresa acaba e não é isso o que nós queremos, não é mesmo? Então, se você está cansado de ver as mesmas coisas acontecendo, saiba que só se ganha algo diferente quando existe uma mudança na estratégia da sua gestão empresarial.

Para isso, você conferirá, na sequência, 8 dicas práticas para desenvolver uma gestão empresarial orientada para resultados. Siga em frente e boa leitura!

1. Conscientize e motive a sua equipe

Se você acha que a sua equipe não está obtendo resultados positivos, talvez você possa avaliar a postura mental do seu grupo acerca do trabalho que realiza. Será que os colaboradores pensam estar fazendo algo relevante ou têm a dimensão da responsabilidade do que realizam? Ou melhor, eles sabem o que podem atingir, caso foquem e se comprometam ainda mais?

Se a resposta for não, é hora de conscientizar a sua equipe em prol de resultados, pois, sem isso, nada vai engrenar. Assim, invista na motivação do grupo, mostrando como o trabalho de cada um é essencial para que as atividades da empresa funcionem.

2. Defina metas eficazes

Toda gestão empresarial orientada para resultados se baseia em metas, isto é, em objetivos a serem alcançados. Esses objetivos precisam ser definidos em todos os níveis hierárquicos da empresa: estratégico, tático e operacional. Assim, cada departamento e cada colaborador precisam de metas a alcançar.

PSC

Essas metas devem ser eficazes, ou seja, precisam ser específicas (bem explicadas), mensuráveis, alcançáveis (realistas) e relevantes. Elas também devem ter um prazo aproximado para a sua realização. Esse tipo de meta torna as equipes mais produtivas, permitindo que alcancem resultados extraordinários.

3. Faça reuniões de equipe com frequência

Por meio de reuniões quinzenais, por exemplo, é possível apresentar metas, delegar funções e avaliar o progresso que já foi feito. O que será discutido nessas reuniões deve mexer fortemente com a consciência de cada funcionário presente ali.

Esses encontros devem mostrar que existem metas, que os profissionais que estão reunidos naquele lugar podem bater essas mesmas metas e que coisas boas poderão acontecer com eles, e com todos ao redor, caso as pessoas se empenhem para focar em produtividade.

Então, em cada reunião/palestra, aborde essas metas, traga toda essa mentalidade de resultados para a realidade dos profissionais contratados, e você poderá sentir no ambiente algo diferente.

4. Seja um líder presente

Bons resultados dependem também de um líder que organiza o trabalho da equipe e que motiva os colaboradores. Além disso, é função de quem estiver na liderança fazer-se presente e dar o exemplo, agindo exatamente como espera que os liderados ajam.

Por isso, um líder de sucesso faz reuniões, toma decisões democraticamente, inclui as pessoas na hora de fazer escolhas, define metas a serem alcançadas, delega tarefas, explica atividades, tira dúvidas, presta assistência no dia a dia e avalia o desempenho de todos. Não devemos microgerenciar, mas devemos ser líderes presentes, que estão sempre por perto, sem “roubar” a autonomia do trabalho de cada um.

5. Promova avaliações de desempenho e feedbacks

Por falar em avaliações de desempenho, elas são fundamentais em uma gestão empresarial orientada a resultados. Devemos ter em mente que os resultados de uma equipe ou empresa são derivados dos resultados do desempenho de cada um. Assim, é importante definir critérios avaliativos e verificar se o desempenho de cada colaborador está dentro ou fora do esperado.

Isso nos leva ao importantíssimo momento do feedback, em que os resultados dessas avaliações são apresentados individualmente. Nesse encontro, o líder reconhece os méritos de cada colaborador, mas também aponta o que deve ser melhorado, com ética e empatia. Para isso, ele dá sugestões práticas para que essas melhorias sejam verificadas.

6. Realize treinamentos de capacitação

Uma dessas sugestões de melhoria consiste nos cursos e treinamentos de capacitação contínua. Não há nada melhor do que os treinamentos quando o objetivo é implantar uma consciência orientada para resultados no dia a dia de trabalho. Criar treinamentos é ter a certeza de que você estará aperfeiçoando e maturando toda essa atitude coletiva em prol de resultados positivos dentro da empresa.

Uma boa gestão sabe disso e foca periodicamente nessas atividades, algo que a difere das outras empresas e faz com que saia na frente da concorrência. Você quer ser essa empresa que se destaca? Então, comece a investir em treinamentos e a mudar gradual e naturalmente a mentalidade da sua equipe para um time vencedor!

7. Faça pesquisas de satisfação interna

Os resultados que uma equipe pode alcançar também derivam da motivação dos colaboradores. No contexto de trabalho, a motivação é sempre um elemento multifatorial. Assim, é preciso que as empresas realizem pesquisas de satisfação interna para verificar como o colaborador se sente trabalhando ali.

Essas pesquisas devem abordar temas diversos, como: salário, benefícios, planos de carreira, lideranças, relacionamento interpessoal, clima organizacional, equilíbrio das demandas, jornada de trabalho, infraestrutura, processos internos etc. Também devem abrir um espaço para sugestões de melhorias. Na medida do possível, as empresas devem agir para aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores.

8. Monitore os dados e recalcule a rota quando necessário

Por fim, uma gestão empresarial orientada para resultados está sempre atualizando e monitorando os dados das suas ações, por meio de métricas que atuam como indicadores de desempenho. Isso deve ser feito continuamente, em todo e qualquer departamento/área.

Assim, se os resultados que estiverem sendo obtidos forem próximos das metas a serem alcançadas, basta dar continuidade à estratégia adotada. Se não forem, é sinal de que é preciso fazer ajustes ou recalcular a rota, partindo para novas ações.

Coloque as 8 dicas acima em prática e efetivamente desenvolva uma gestão empresarial orientada para resultados. Assim, você certamente alcançará os seus objetivos, de forma mais eficaz e até mesmo mais rápida do que o previsto!

E você, ser de luz, verifica no seu ambiente de trabalho uma gestão orientada a resultados? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!