É comum ouvirmos falar que todos nós temos vícios e virtudes. Enquanto um vício é uma atitude negativa, que tende a prejudicar a nós mesmos e as pessoas ao nosso redor, uma virtude é uma característica positiva, admirável, que promove o bem a si e àqueles com quem convivemos.

Assim, o conceito de virtude refere-se às características que compõem o caráter de um individuo, ou seja, as capacidades que levam à excelência. Para Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, a virtude é um “hábito digno de louvor”. Neste artigo, vamos conhecer melhor esse conceito e conferir algumas das principais virtudes humanas. Boa leitura!

A definição de virtude em diferentes áreas do conhecimento

Assim como Aristóteles, diversos outros filósofos se dedicaram a compreender o conceito de virtude e a definir características essenciais para que um homem fosse considerado digno e virtuoso. Platão e Aristóteles entendiam as virtudes humanas como as características que aproximam o homem da excelência e chegaram a criar as suas listas de virtudes essenciais. Nessa área do conhecimento, entende-se que existem as virtudes morais (do caráter) e intelectuais (da sabedoria).

Outra área do conhecimento em que o conceito de virtude aparece com força é a religião. Em cada expressão religiosa, diferentes virtudes são disseminadas. Nesse caso, o conceito de virtude se refere às características positivas que todo ser humano deve desenvolver para que a sua alma tenha um bom destino, mesmo depois do fim da vida terrena. Budismo, Islamismo, Judaísmo, Taoísmo e Islamismo têm as suas listas de virtudes. No Cristianismo, as 7 virtudes são: fé, esperança, caridade, temperança, prudência, fortaleza (ou coragem) e justiça.

Por fim, a Psicologia, mais precisamente em seu ramo conhecido como Psicologia Positiva, também se utiliza do conceito de virtude para estimular o indivíduo a desenvolver o seu potencial ao máximo. Os principais nomes da Psicologia Positiva, Martin Seligman e Christopher Peterson, elaboraram uma lista de 24 virtudes, agrupadas em 6 categorias: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência.

Ao longo da história, diversas outras listas de virtudes também foram realizadas na Grécia Antiga, no Império Romano, na Idade Média e na Idade Contemporânea. Líderes religiosos, políticos, filósofos e escritores deram a sua contribuição sobre o que é ser um homem virtuoso, de acordo com a sua época e com a cultura em que viviam.

As 7 virtudes cristãs

PSC

Possivelmente, a mais conhecida lista de virtudes do mundo ocidental, o que inclui o Brasil, é a lista das 7 virtudes cristãs. Mesmo para quem não tem uma religião específica, essa lista representa alguns princípios básicos para que uma pessoa seja ética e bem-sucedida nas diferentes áreas de sua vida. Confira-as na sequência.

1. Fé

A primeira das virtudes cristãs é a fé, isto é, a crença de que existem mais coisas entre o céu e a Terra do que podemos ver. Ela representa a espiritualidade, a crença na existência de um Deus que governa os rumos do mundo, mas que não impede a existência do nosso livre-arbítrio.

O conceito de fé pode ser muito diferente de uma pessoa para a outra, e de uma cultura para outra, sendo, portanto, bastante subjetivo. O importante é que a pessoa se sinta bem com a fé que professa e que ela represente uma grande fonte de energia para as suas conquistas.

2. Esperança

A esperança é uma visão otimista e positiva acerca do futuro. Pessoas que esperam pelo melhor, mesmo em meio às mais complexas e negativas circunstâncias, tendem a lidar melhor com os desafios da vida. Assim, uma pessoa esperançosa é uma pessoa virtuosa, pois não perde o ânimo.

A esperança caminha lado a lado com a motivação, que é a força que nos leva a agir rumo à conquista dos nossos objetivos. Além disso, ser esperançoso significa ver o bem no outro e esperar que esse bem cresça e se multiplique pela humanidade.

3. Caridade

O conceito de caridade consiste basicamente em ajudar o próximo. Devemos abandonar qualquer postura egoísta. Jamais devemos deixar de lutar pelos nossos objetivos, mas também precisamos estender a mão àqueles que estiverem passando por momentos de dificuldade.

A caridade não consiste apenas na doação de bens materiais e de dinheiro, mas em ouvir o que o outro tem a dizer, em respeitar as diferenças, em perdoar, em agir com tolerância, em oferecer uma palavra amiga, enfim, em fazer o bem em direção ao próximo. A caridade é uma propriedade que une as pessoas e as torna uma grande família humana.

4. Prudência

A prudência é a capacidade que uma pessoa tem de avaliar as situações em que se encontra e de fazer escolhas sábias para que tenha resultados positivos. Uma pessoa prudente, portanto, pondera, analisa e pensa antes de falar ou de tomar qualquer atitude.

Um imprudente, no entanto, é precipitado, se descuida, ou sempre deseja levar vantagem em relação aos outros, não se importando com o bem-estar alheio. Assim, ser prudente significa refletir, unindo razão e emoção, para tomar as melhores decisões possíveis. É a capacidade de prevenir problemas e de agir no sentido de resolvê-los, tão logo sejam identificados.

5. Justiça

A justiça é a virtude que mantém todos os seres humanos em pé de igualdade, sem que um se encontre em posição vantajosa em relação ao outro. É a justiça que nos leva a pagar o que devemos, a devolver o que tomamos emprestado, a retribuir a ajuda recebida, a cumprir as nossas obrigações e promessas, a compensar o mal que foi feito.

Ser justo é também ser humilde para que não nos coloquemos em posição de superioridade. O senso de justiça nos leva a fazer o que é certo e ético, mantendo equilíbrio entre os direitos e os deveres — nossos e de todos aqueles com os quais convivemos.

6. Coragem

A coragem — ou fortaleza, como aparece em algumas listas — não representa a ausência do medo, sendo ele uma reação natural de qualquer pessoa. A coragem é, na verdade, a virtude daqueles que conseguem agir, mesmo diante do medo. Ser corajoso não é ser imprudente, mas efetivamente agir, tomando todos os cuidados necessários.

Precisamos de coragem para definir objetivos, traçar estratégias, fazer escolhas, lidar com as diferenças, estudar, trabalhar, pedir perdão, perdoar, amar, enfim, ser quem somos sem qualquer culpa.

7. Temperança

A temperança, nessa lista de virtudes, pode ser compreendida como um sinônimo de equilíbrio. Assim, ela se refere à capacidade das pessoas de moderarem os seus desejos e ambições, de modo que não se apaguem excessivamente àquilo que é material e não permitam que os seus interesses prejudiquem outras pessoas.

Assim, a gula, a ganância, a promiscuidade, o materialismo, o egoísmo e as reações emocionais excessivas são todas manifestações de desequilíbrio. Combater essas reações significa agir com equilíbrio e temperança.

Como você pode perceber, querida pessoa, o conceito de virtude refere-se a características que nos permitem fazer o bem, ser dignos, alcançar os nossos objetivos e conviver em harmonia com os nossos semelhantes. Naturalmente, esses conceitos variam de acordo com o tempo e com a cultura em que se vive. Em todo caso, é bom ser uma pessoa virtuosa para fazer o bem!

Quais são as suas virtudes principais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!