Como serão as empresas do futuro? A única certeza que temos, hoje em dia, é de que as coisas vão mudar, afinal de contas, a única constante da vida parece ser mesmo a mudança. Vivemos uma era marcada pelos avanços científicos, pelas invenções tecnológicas e por modificações no próprio comportamento das pessoas.

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas estejam bem preparadas para essas mudanças. Naturalmente, isso envolve capacitar as suas equipes profissionais, de modo que os colaboradores desenvolvam os seus conhecimentos e diversas habilidades, como a clareza de comunicação, a empatia, a agilidade e a administração das emoções frente às mudanças.

Neste artigo, você vai conferir algumas orientações para desenvolver essas competências nas suas equipes e torná-las aptas a vivenciar as mudanças que o futuro promete. Continue a leitura e confira as nossas dicas!

1. Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento, como o próprio nome sugere, refere-se ao quanto uma pessoa conhece a si mesma. Isso inclui elementos, como: personalidade, forças pessoais, pontos a desenvolver, interesses, paixões, conhecimentos, habilidades, atitudes etc. Por isso, observe esses traços na sua equipe, de modo que você consiga delegar funções mais compatíveis com o perfil de cada um.

Além disso, estimule os próprios colaboradores a terem esse autoconhecimento elevado. Esse processo ajuda as pessoas a encontrarem motivação na hora de escolher os seus caminhos profissionais, definir objetivos de carreira e compreender como podem progredir dentro da empresa. Portanto, estimule o autoconhecimento entre os seus liderados, enaltecendo a importância e as potencialidades dessa tão nobre área do saber.

2. Desenvolva habilidades sociais

As habilidades sociais são um conjunto de conhecimentos e atitudes que permitem que as pessoas consigam interagir melhor umas com as outras. Essas habilidades incluem: falar com clareza, saber ouvir, respeitar o espaço do outro, não julgar, lidar com as diferenças, resolver os conflitos por meio do diálogo, agir com empatia, seguir as regras do ambiente e cumprir as próprias obrigações (afinal de contas, em um ambiente de trabalho, as ações de um impactam as ações dos demais).

PSC

Todas essas habilidades, quando desenvolvidas nas equipes de trabalho, permitem que um clima organizacional positivo seja construído. Trata-se de um ambiente em que diversos conflitos são prevenidos ou que, caso surjam, sejam rapidamente resolvidos. Um bom relacionamento interpessoal favorece a harmonia do ambiente, bem como a resolução de problemas com muito mais agilidade.

3. Explique a importância da inteligência emocional

Bastante associada ao item anterior, a inteligência emocional ajuda as pessoas a lidarem melhor com as suas emoções e com as emoções do outro. Ela consiste na capacidade de identificar e nomear uma emoção, compreender as suas causas e administrar a sua intensidade, por meio de ações construtivas. Da mesma maneira, inclui a capacidade de identificar e lidar com a emoção do outro, sempre com empatia e respeito.

O desenvolvimento dessa habilidade permite que as pessoas respeitem-se e abandonem a postura de julgamentos e acusações. Além disso, possibilita que elas pensem melhor sobre as maneiras mais apropriadas de falar aquilo que pensam, bem como de lidar com os feedbacks recebidos dos colegas e dos superiores. As emoções fazem parte da vida, de modo que lidar adequadamente com elas mantém a saúde mental e ajuda a resolver as adversidades, mesmo sob pressão.

4. Estimule a proatividade e a agilidade

Por muito tempo, as empresas gostavam da hierarquia, em que os chefes mandam, e os subordinados obedecem sem questionar. Hoje em dia, porém, as organizações têm compreendido que contratar forças de trabalho apenas para cumprir ordens é um investimento muito caro e mal aproveitado. Por isso, elas procuram, na atualidade, não apenas gente que obedeça às ordens, mas também que exponha as suas ideias e proponha novos negócios.

As diferentes áreas do conhecimento não param de se desenvolver. Diante disso, as pessoas que as estudam devem chegar às empresas com uma atitude proativa, ou seja, capazes de propor novos projetos e de resolver problemas, sem que alguém tenha que mandar. Profissionais ágeis, dinâmicos e proativos constroem equipes vencedoras, que alcançam resultados muito superiores a quem se limita a fazer exclusivamente o que for solicitado.

5. Ensine a importância da adaptação e da inovação

Conforme acompanhamos na introdução deste artigo, é fato que as mudanças têm se tornado cada vez mais presentes e intensas na nossa era. Diante dessa realidade, precisamos compreender que determinados fatos, conceitos, crenças, ideias, comportamentos, processos, ferramentas e tecnologias tornam-se obsoletos, pois são substituídos por novos itens.

As empresas e equipes que acompanham essas mudanças e se adaptam às novidades conseguem evoluir e obter bons resultados. É basicamente a mesma lógica das evoluções das espécies, de Charles Darwin. Quem vence não é necessariamente o mais forte, mas quem se adapta às mudanças do meio. Por isso é tão importante acompanhar o ambiente em que a equipe está inserida para dar respostas adequadas, o que demanda inovar e correr riscos calculados.

6. Incentive o estudo constante

Se inovar é preciso, e correr riscos calculados faz parte do futuro, devemos compreender que tudo isso será uma perda de tempo se não houver conhecimento. Todas as áreas profissionais, sem exceção, passam por atualizações, avanços e descobertas. Dessa forma, é primordial que os membros das equipes estudem continuamente, acompanhem as notícias e participem de eventos, cursos e treinamentos.

Essas atualizações favorecem uma inovação planejada e estruturada. Além disso, criam profissionais com diferenciais competitivos, obtendo destaque diante da concorrência. Por isso, entenda que o estudo não tem fim, pois o conhecimento é infinito. Além do mais, agir no trabalho sempre da mesma maneira, sabendo que a sociedade demanda novidades com frequência cada vez maior, não é uma boa ideia. Estude e atualize os seus saberes e as suas atitudes!

As 6 dicas acima são fundamentais para preparar a sua equipe para o futuro. Contudo, entenda que cabe a você, como líder, colocá-las em prática primeiro e dar o exemplo, de modo que todos também ajam dessa forma. Que você e a sua equipe atualizem sempre os seus conhecimentos, habilidades e atitudes na construção de um futuro cada vez melhor!

E você, querida pessoa, o que tem feito para se preparar para o futuro? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!