As emoções fazem parte da existência e precisam ser vivenciadas e compreendidas. Mesmo as emoções negativas têm uma função importante, que é nos alertar de que precisamos modificar algo em nossas vidas.

No entanto, é importante compreender que as emoções precisam ser sentidas de forma proporcional aos fatos que as desencadearam. Se essas emoções forem constantes ou excessivamente intensas, podemos estar diante de um quadro de descontrole emocional. Neste artigo, você vai compreender a definição, as causas e os sintomas do descontrole emocional, bem como algumas dicas para resolver o problema. Continue a leitura e saiba mais!

Descontrole emocional: o que é?

O descontrole emocional ocorre quando as pessoas passam por oscilações emocionais bruscas ou por demonstrações de emoções muito intensas, excessivas e desproporcionais aos fatos causadores.

Por exemplo, se um motorista fechou o seu carro no trânsito, é natural que você se assuste e até mesmo que se irrite com a imprudência da pessoa. Mas será que é normal ofendê-la e ficar irritado o dia inteiro por causa disso, sendo que nada de mais grave aconteceu? Esse tipo de situação favorece a compreensão do que é desproporcional à realidade, o que caracteriza um quadro de descontrole emocional.

Como identificar esse quadro?

Há diversos sintomas físicos e psicológicos que ajudam a diagnosticar um quadro de descontrole emocional:

  • Dificuldade de concentração, que leva a erros e improdutividade (e, consequentemente, a mais conflitos);
  • Dor de cabeça e nos músculos;
  • Distúrbios gastrintestinais;
  • Aceleração no ritmo das respirações e dos batimentos cardíacos;
  • Dificuldades para dormir;
  • Irritabilidade;
  • Desproporcionalidade na intensidade das emoções sentidas em relação aos fatos causadores;
  • Dificuldades de convivência com amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos etc.;
  • Sensação de cansaço emocional.

Por que o descontrole emocional acontece?

Há diversas causas para o descontrole emocional. Infelizmente, ainda há muitas pessoas que alegam ter “personalidade forte” para justificar essas explosões emocionais, quando, na verdade, sofrem de um quadro de descontrole emocional que precisa ser solucionado.

PSC

Geralmente, esses quadros são desencadeados por um acontecimento específico ou por um somatório deles ao longo da vida. Entre esses acontecimentos, podemos citar: sobrecarga no trabalho, fim de relacionamentos, conflitos familiares, adoecimento ou falecimento de entes queridos, contexto de estresse, traumas de infância etc.

Esses fatores levam a uma sobrecarga de sentimentos negativos, sendo que nem sempre conseguimos lidar com eles. Apesar do nome “descontrole”, os psicólogos evitam o uso do verbo “controlar”, que pode indicar uma repressão, o que também é negativo. É preferível ter em mente as noções de “lidar”, “dosar” ou “administrar”.

5 dicas para lidar melhor com as suas emoções

Agora que você já compreende o significado, as causas e os sintomas do descontrole emocional, confira as 5 dicas a seguir para saber como lidar melhor com os seus sentimentos.

1. Identifique as origens do problema

Em quais momentos o descontrole emocional ocorre? É no trânsito? No trabalho? Na família? Em conversas com pessoas específicas? Ou é uma junção de todas as áreas da vida? É algo novo, ou que sempre o acompanhou, desde a infância? Analise o seu comportamento e verifique as suas causas/ gatilhos.

Reflita também sobre o que você pode fazer para solucionar o problema ou ao menos amenizar o seu sofrimento. Nem tudo está sob o nosso controle, o que demanda de nós também uma boa dose de paciência. Verifique o que você pode fazer — o diálogo pode ser um grande amigo nessas horas.

2. Fique atento à sua respiração

Quando estamos em um estado de descontrole emocional, um dos primeiros efeitos que surgem é a respiração acelerada. Quando perceber que o descontrole estiver chegando, foque na sua respiração. Traga a sua atenção para ela e faça algumas respirações mais conscientes, lentas e profundas.

É um exercício simples, mas que pode evitar que tenhamos aqueles comportamentos impulsivos que geram tantos arrependimentos mais tarde. Isso permite que as emoções diminuam de intensidade e que você recupere o pensamento racional antes de tomar qualquer atitude.

3. Lembre-se de que emoções são estados passageiros

Muitas vezes, os casos de desequilíbrio emocional são causados por fatores que estão fora de nós, ou seja, que não dependem da nossa vontade. Por isso, aceite as suas emoções, admita-as e entenda que reprimi-las não é a melhor saída. Não há nada de errado em sentir.

Lembre-se de que as emoções, assim como os fatos gerais da vida, não são eternos. Tudo é efêmero e tudo passa, de modo que nada merece assim tanta intensidade. Assuma a responsabilidade sobre as suas emoções e fique atento ao autocuidado para administrar a intensidade delas.

4. Confie em si mesmo

Com alguma frequência, os nossos desesperos e descontroles emocionais são causados por uma falta de confiança nas nossas próprias capacidades. Quantas vezes não achávamos que um problema era incapaz de ser superado, mas, de alguma maneira, nós saímos dele, não é mesmo?

Portanto, confie na sua mente e nas incríveis capacidades que ela tem de encontrar soluções e de ser resiliente frente aos desafios da vida. O seu problema de momento e a sua emoção não definem, de forma alguma, quem você é. Por mais que momentos ruins existam (com todo e qualquer ser humano), nada anula as suas qualidades e tudo o que você já evoluiu até aqui.

5. Busque auxílio especializado

Por último, mas definitivamente não menos importante, entenda que nem sempre conseguimos administrar as nossas emoções sozinhos. Aliás, nem sempre compreendemos as origens dos nossos descontroles, muito menos como resolver o problema.

Nesses casos, não se desespere e nem pense que pedir ajuda é um sinal de fraqueza. Ao contrário, buscar auxílio profissional indica o quanto você realmente quer melhorar. Para isso, procure por psicólogos de confiança, pois esses profissionais têm todo o conhecimento das técnicas que fazem com que você reveja a forma como lida com o problema e encontre novas maneiras de pensar e agir, que sejam mais produtivas.

E você, querida pessoa, como tem lidado com os seus momentos de descontrole emocional? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!