A vida é feita de metas. Uma pessoa sem objetivos não está exatamente vivendo, não é mesmo? Quando definimos metas, colocamos as nossas energias e os nossos conhecimentos em prática, colaborando com a construção do futuro que tanto desejamos.

O problema é que nem todas as pessoas sabem como definir metas atingíveis. Elas acabam por definir objetivos que estão fora da sua realidade, o que gera frustrações e desistências. Para que isso não ocorra com você, selecionamos 10 dicas para contribuir com a sua realização pessoal por meio de metas atingíveis. Continue a leitura do artigo a seguir e saiba mais!

De nada adianta definir metas que não estejam alinhadas com quem você é e com o que você deseja. Vale a pena conquistar o objetivo de ser diretor financeiro de uma empresa, sendo que você não gosta de exercer papéis de liderança? Perceba que uma boa meta reflete o nosso estado desejado, o que depende do autoconhecimento. Portanto, analise quem você é, o que você deseja, quais são as suas paixões, quais são as suas habilidades, enfim, conheça-se em profundidade.

  • Utilize a metodologia SMART

A metodologia SMART consiste basicamente em uma sigla formada pela palavra smart, que significa “inteligente” em inglês. Essa sigla é composta pelas 5 características que tornam uma meta verdadeiramente inteligente:

  • S — specific (específica): detalhar bem a sua meta;
  • M — measurable (mensurável): acompanhar o seu progresso durante o percurso por meio de indicadores de desempenho;
  • A — achievable (alcançável): ser realista nas metas, dentro das suas possibilidades;
  • R — relevant (relevante): ser relevante, ou seja, ter um significado profundo para você, caso contrário, não haverá motivação;
  • T — timebound (com prazo definido): definir um tempo aproximado para alcançar o seu objetivo, de modo a não procrastinar.
  • Defina prioridades

Cada vez que uma pessoa define uma meta, ela precisa tomá-la como prioridade, caso contrário jamais vai concretizá-la. Por exemplo, não adianta você definir para si que deseja um corpo mais saudável e atraente se você não for à academia com frequência ou comer fast food todo dia. Cada escolha é uma renúncia, e por isso é tão importante termos clareza e certeza daquilo que queremos. Outras questões deixam de ser prioridade quando um objetivo bem detalhado é definido. Fique atento!

  • Divida os seus grandes objetivos em etapas menores

Um grande objetivo pode parecer assustador quando o definimos. No entanto, se nós o dividimos em pequenas etapas sucessivas, há um efeito psicológico positivo, em que as coisas parecem mais alcançáveis. Por exemplo, ler um livro de 700 páginas é um objetivo aparentemente ousado demais. No entanto, se pensarmos em uma leitura leve, de 10 páginas por dia, poderemos concluir a leitura desse livro em pouco mais de 2 meses. Isso vale para tudo na vida: divida grandes objetivos em metas menores.

  • Esteja ciente dos obstáculos, mas seja resiliente

Muita gente acredita que definir uma meta e alcançá-la é um caminho simples e objetivo, como uma linha reta. Na verdade, o que a realidade nos mostra é um caminho “acidentado”, cheio de altos e baixos. Os problemas sempre surgem, mas isso não deve nos desanimar. O alcance de toda meta que vale a pena é mesmo complexo, mas nem por isso deixa de ser possível. Quando as adversidades aparecerem, reúna as suas motivações para perseguir o seu estado desejado.

  • Crie um plano de ação, mas seja flexível

PSC

Para seguir o caminho desejado e lidar melhor com os percalços que surgem, você pode e deve criar um plano de ação. Esse plano consiste em definir as tarefas que você fará, detalhando como vai agir para que o seu sonho se torne realidade. Na prática, porém, você poderá notar que a realidade pode não ser compatível com o planejamento que você fez, e está tudo bem — aliás, isso é muito comum. Nesse caso, seja flexível e ajuste o seu plano de acordo com as circunstâncias. Não seja excessivamente rígido.

  • Visualize o sucesso

Ao definir a sua meta, é importante que você encontre motivação para tirá-la do papel. Para isso, você pode fazer exercícios de visualização, em que você imagina como será a realização desse sonho e como você ficará feliz nesse momento. Além disso, você também pode criar um mural dos sonhos, fazendo colagens de imagens que representam a conquista dessas metas. Essa ferramenta é bastante útil, pois, cada vez que você olhar para aquele mural, vai se lembrar dos objetivos que deseja alcançar.

  • Busque apoio

Seja ao definir as suas metas, seja ao agir para alcançá-las, saiba que você não precisa passar por esses processos sozinhos. Uma dica bacana nesse sentido é entrar em contato com alguém que já tenha alcançado esse mesmo objetivo, agindo como um mentor. Além disso, você também pode trocar ideias com amigos, colegas de trabalho e pessoas com mais experiência no assunto em questão. Ter essa rede de apoio pode ajudá-lo tanto com orientações práticas quanto com incentivo e motivação.

  • Celebre as pequenas conquistas

Enquanto estiver no processo para alcançar os seus objetivos, lembre-se de acompanhar e mensurar o seu progresso. De tempos em tempos, olhe para trás e veja o quanto você já se distanciou do estado inicial. Assim, celebre as conquistas diárias, por menores que pareçam no momento. Na verdade, a realização de um sonho é sempre um somatório dessas vitórias que parecem pequenas. Além disso, celebrar essas conquistas o ajuda a manter a motivação ao longo de todo o caminho.

  • Aprenda com as experiências anteriores

Reflita sobre as suas experiências passadas ao definir metas. O que deu certo? O que poderia ter sido feito de maneira diferente? Use os erros cometidos como fontes de informação para encontrar um jeito mais eficaz de agir. Metas fora da realidade, falta de disciplina, ansiedade excessiva e até desconexão consigo mesmo podem ser fatores muito problemáticos. Assim, olhe para o passado como um lugar de referência para construir um futuro melhor.

Ao seguir este guia, você estará mais preparado para definir metas atingíveis que impulsionem a sua realização pessoal. Lembre-se de que o processo de definição de metas é dinâmico, e ajustes podem ser necessários à medida que você progride em direção aos seus objetivos. Seja persistente!

E você, ser de luz, como define as suas metas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!