Todo mundo precisa ter metas nas diferentes áreas da vida. São elas as responsáveis por fazer com que as pessoas levantem-se da cama todos os dias e tenham motivação e energia para agir e conquistar a vida que tanto desejam. No entanto, o coaching nos ensina que definir metas é uma arte complexa, que envolve o equilíbrio entre ser desafiante, mas sem deixar de ser realista.

Neste artigo, você vai conhecer 10 estratégias para definir e conquistar os seus objetivos com mais facilidade. A clareza e a motivação fazem toda a diferença nesse momento. Acompanhe-nos na reflexão a seguir!

O autoconhecimento é o quanto você conhece a si mesmo, o que é o primeiro passo para definir boas metas. Infelizmente, existem pessoas com baixo autoconhecimento, o que as leva a definir para si metas que não expressam exatamente o que realmente desejam. Portanto, se você quer minimizar as influências externas (de amigos, familiares, colegas de trabalho etc.) e estabelecer objetivos realmente compatíveis com os seus desejos e paixões, descubra quem você é e o que você almeja.

  • Seja específico

Ao definir a sua meta, seja específico. Isso significa que você deve descrever o cenário completo que você deseja para a sua vida, sem ser vago. Por exemplo, não diga apenas “quero ser mais saudável”. Descreva o objetivo completo, como “quero praticar caminhadas diariamente, seguir uma dieta orientada por um nutricionista e perder 10 kg”. Quando somos específicos, conseguimos agir com mais determinação do que quando definimos metas muito vagas. Especifique o que você quer.

  • Desafie-se, sem deixar de ser realista

A definição de metas expressa fundamentalmente que você deseja sair do estado atual e encontrar o estado desejado. Isso é ótimo, mas, para que esse movimento seja possível, precisamos nos desafiar para sair dessa zona de conforto. Portanto, desafie-se para ter motivação, mas não deixe de ser realista. Encontre esse equilíbrio entre as metas muito fáceis e as muito difíceis. Perder 5 kg pode ser pouco estimulante, mas perder 20 kg pode estar fora da sua realidade. Encontre o meio-termo.

  • Divida grandes metas em pequenas etapas

Quando definimos um objetivo audacioso, é natural que a mente fique assustada e desanime, sobretudo no começo. Todavia, se você “quebrar” esse grande objetivo em pequenas metas que possam ser alcançadas pouco a pouco, esse “susto” inicial diminui, fortalecendo o nosso aspecto psicológico. Ler um livro de 500 páginas, por exemplo, é algo que gera esse medo inicial, mas, se pensarmos que podemos ler 10 páginas pelos próximos 50 dias, a tarefa não parece tão difícil assim, não é mesmo?

  • Estabeleça prazos

Perceba que na dica acima falamos em 50 dias, o que é a primeira menção ao conceito de prazo. Sim, prazos são importantes porque, sem eles, podemos entrar em um ciclo de procrastinação que não permite que saiamos do lugar. É o velho “amanhã eu faço”, e nunca fazemos. Para evitar isso, defina prazos realistas para alcançar o que você deseja. Não queira mudar a sua vida de uma hora para a outra, mas não deixe de estabelecer um prazo aproximado, mesmo que não seja um dia específico.

  • Visualize o sucesso

PSC

Ao longo do processo para alcançar a sua meta, você vai enfrentar dias de desânimo e de falta de vontade para agir. Quando isso acontece, é necessário retomar a motivação, o que depende da sua capacidade de visualizar o sucesso. Feche os olhos e pense em como será a sua vida quando você alcançar o objetivo em questão. Pense em tudo o que você tem a ganhar e nos sentimentos positivos que isso vai despertar. Se desejar, faça um mural com imagens que representem esse sucesso desejado.

  • Busque apoio

Uma dica muito importante é que, por mais que a sua meta seja individual, você não precisa percorrer o caminho todo sozinho. Na verdade, é pouco provável que alguém conquiste os seus objetivos sem a ajuda de alguém. Portanto, não tenha medo ou vergonha de compartilhar as suas metas e de pedir ajuda aos amigos, familiares, colegas, mentores e até profissionais — como os coaches! As pessoas têm conhecimentos e habilidades diferentes justamente para quem possam se ajudar!

  • Aprenda com os fracassos

Conforme citamos, o percurso até o alcance das suas metas é sinuoso. Você vai cair em alguns momentos, vai fracassar, vai desanimar, vai perceber que errou, e tudo bem! É assim para todo mundo, sem exceções. Não é uma questão de não errar, mas de saber o que fazer com os erros. Em cada fracasso, não se culpe ou desanime. Em vez disso, verifique o que você pode extrair de aprendizado da situação para que ela não se repita futuramente. Use essas lições para ajustar a sua abordagem.

  • Mensure os resultados e mantenha-se flexível

De tempos em tempos, pare para mensurar o seu progresso. Você está se aproximando do seu objetivo ou não? Se a resposta for afirmativa, continue. Se for negativa, não tenha medo de recalcular a rota e alterar o seu planejamento. Isso faz parte. Por exemplo: se a atividade física escolhida não está favorecendo a perda de peso desejada, talvez você precise mudá-la, intensificá-la ou complementá-la com uma dieta diferenciada. Mensure os resultados e ajuste a estratégia quando for preciso.

  • Celebre cada conquista

Por fim, lembre-se de comemorar cada passo dado rumo ao seu objetivo, mesmo que ele pareça pequeno. Cada movimento na sua trajetória é importante e merece ser celebrado. Isso fortalece a sua autoconfiança e a sua motivação para dar os próximos passos. Essa sensação de alegria e de confiança em si mesmo o ajudará a manter a disciplina e o foco para continuar progredindo. Além disso, lembre-se de ser grato pelas pessoas que contribuíram com esse avanço.

As 10 estratégias acima descritas são essenciais para as pessoas que desejam alcançar metas desafiadoras. Elas envolvem não apenas as ações práticas do dia a dia, mas também o aspecto emocional, que é fundamental para que possamos encontrar o sucesso. Lembre-se de que a sua realidade desejada começa na sua própria mente. Que você alcance todas as metas que desejar. Confie em si mesmo!

E você, querida pessoa, tem colocado essas estratégias em prática para alcançar o seu estado desejado? Qual delas você considera a mais difícil? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!