Hunting é um verbo em inglês que significa “caçar”. No entanto, no contexto deste artigo, estamos falando da “caça” aos melhores talentos do mercado para trabalhar em uma empresa, o que é conhecido como hunting ou headhunting (a “caça das melhores cabeças”).

Atrair profissionais competentes para uma organização é uma enorme responsabilidade, afinal de contas, os resultados de uma organização são derivados da qualidade do seu quadro de funcionários. Neste artigo, vamos compreender melhor o que é o hunting e quais são as etapas desse processo. Continue a leitura e saiba mais!

O conceito de hunting

Hunting é o nome concedido ao processo de recrutamento e seleção especificamente direcionado a cargos de liderança: coordenadores, gerentes, diretores, CEOs etc. Como essas posições são estratégicas, demandam um processo seletivo especializado, com profissionais ainda mais capacitados em identificar e avaliar a compatibilidade dos candidatos com a vaga e com a cultura da empresa.

O headhunter, o recrutador que conduz esse processo, precisa fazer pesquisas de mercado para identificar os profissionais mais capacitados para a oportunidade em questão. Também deve conduzir toda a negociação, de modo que o contrato proposto seja favorável tanto à empresa quanto ao profissional.

As 7 etapas do processo

Confira a seguir as 7 fases do processo de hunting!

1. Definição do perfil da vaga

A primeira etapa de um hunting bem-sucedido é a empresa definir o perfil da vaga que foi aberta. Essa definição deve ser precisa, considerando tudo aquilo que está sendo exigido: formação acadêmica, tempo de experiência, trabalho prévio em posição de liderança, domínio de idiomas, visão de mercado, conhecimentos técnicos, competências comportamentais etc.

PSC

Também é importante avaliar as expectativas do profissional e como ele pode “se encaixar” nos planos da empresa. É definindo esses itens que a organização dará o primeiro passo rumo a uma contratação eficaz, gerando um extraordinário retorno sobre o investimento feito.

2. Definição dos critérios avaliativos e dos canais de comunicação

O trabalho do headhunter é muito sério e precisa de métodos e técnicas específicas. Por isso, ele precisa desenvolver meios de avaliar os candidatos de acordo com aquilo que a vaga exige (passo anterior). Dessa forma, é necessário definir as etapas de seleção e os canais de comunicação mais estratégicos para atrair candidatos.

Para entrar em contato com esses potenciais candidatos, o headhunter pode diversificar as ferramentas de trabalho, utilizando sites de empregos (desde que definindo que são cargos de liderança), redes sociais e até mesmo indicações de antigos empregadores.

3. Mapeamento do mercado

Mapear o mercado é essencialmente um trabalho de pesquisa. Nessa fase, o headhunter deverá pesquisar em outras empresas (geralmente do mesmo porte e segmento, se possível) para saber qual é a formação exigida nos cargos solicitados, qual é a faixa salarial praticada, quais benefícios são oferecidos pelas empresas etc.

O mapeamento do mercado tem uma função dupla: identificar o perfil ideal de candidato a ser contatado, bem como verificar de que formas a empresa pode mostrar-se atrativa e interessante aos candidatos. Se essa fase de pesquisa for feita com competência, as negociações ficarão muito mais fáceis.

4. Contato com os candidatos

Na 4ª etapa do processo de hunting, o recrutador efetivamente entra em contato com os profissionais com perfis compatíveis com a empresa e com a vaga, conforme levantado nas etapas anteriores. Esse primeiro contato consiste em uma conversa mais informal, a fim de compreender o momento atual do candidato e explicar as necessidades da organização.

Após esses contatos iniciais, o headhunter consegue fazer uma análise dos candidatos mais interessantes para a empresa, criando uma espécie de ranking, de acordo com as chances de contratação.

5. Agendamento da conversa

Depois dessa conversa mais informal, o headhunter deve agendar um encontro mais “oficial” com os candidatos mais aptos a ocupar a vaga em questão. É importante pontuar que estamos falando de vagas de alto escalão. Por isso, é comum que os candidatos contatados estejam empregados, e não em busca ativa.

Portanto, é fundamental que a empresa consiga mostrar-se atrativa, por meio do poder de persuasão do próprio headhunter. Muitas vezes, será necessário convencer o candidato a deixar a posição atual para trabalhar na nova organização. Isso demanda uma capacidade elevada de convencimento para despertar o interesse.

6. Realização da proposta

Na fase de realização da proposta, o headhunter apresenta ao gestor da vaga em questão uma lista com os candidatos mais bem-avaliados nas etapas anteriores de seleção. Nesse momento, o recrutador deve ser bastante específico, apresentando as forças e os pontos de desenvolvimento de cada participante.

Diante disso, o gestor, com o auxílio do headhunter, conseguirá identificar quem realmente é interessante para a empresa e para ocupar a vaga específica que está aberta. Começa, então, a fase de elaborar uma proposta de trabalho oficial, definindo as ocupações do profissional, bem como o salário e os benefícios que receberá.

7. Conclusão

Após a formalização da proposta de trabalho, o headhunter a apresenta ao candidato. Como se trata de profissionais de alto escalão, pode ser necessário negociar alguns termos do contrato. Além disso, o headhunter, que serve como ponte entre a empresa e o candidato, deverá apresentar o profissional ao gestor da área (ou ao presidente da empresa).

Nesse momento, quando as partes envolvidas estiverem de acordo, é possível efetivar o profissional na vaga em questão, dando início de fato ao trabalho para o qual foi contratado. Então, cabe ao departamento de recursos humanos oficializá-lo como um colaborador daquela empresa.

O processo de hunting, portanto, é um tipo específico de recrutamento e seleção, conduzido pelo profissional headhunter. As 7 etapas acima precisam ser seguidas para uma contratação eficaz, afinal de contas, estamos falando da atração de profissionais de alto escalão para posições de destaque nas empresas. Siga as dicas acima e seja bem-sucedido nas suas contratações!

E você, querida pessoa, já pensou em ser ou em contratar um headhunter? O que pensa sobre a profissão? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!